Tenente-coronel do Exército fala sobre operação carro-pipa no Piauí

Tenente-coronel do Exército fala sobre operação carro-pipa no Piauí

05/06/2017 14:15h

Compartilhar no

 

A requerimento do deputado Themístocles Filho (PMDB), o comandante do 25 BC, Tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, usou o tempo do grande expediente da Assembleia para falar sobre o abastecimento de água nos municípios castigados pela seca, através do sistema carros-pipa. Ele fez sua explanação de aproximadamente 30 minutos, exibindo imagens das operações.
Segundo o Tenente-coronel, os carros-pipa abastecem 61 municípios, apenas em zonas ruais. Ele explicou que a simples perfuração de poços resolve o problema de determinados municípios, mas de outros não. Mais de 200 mil pessoas são beneficiadas e mais de mil pipeiros são credenciados. A operação exigiu a utilização de alguns tratores – frisou.
Ele explicou como é feita a operação, que começa pela verificação das cisternas, de onde sai a água e para onde vai. O primeiro pedido é do prefeito e a CONDEPI é quem informa as localidades que precisam de água, mas que não pode ser em zona urbana. O Tenente-coronel explicou que foi feita uma parceria inédita com a Polícia Rodoviária Federal, o que poderá ser feito também com a Segurança Pública Estadual.
Em sua explanação o Tenente-coronel informou sobre a situação de Jaicós, onde os pipeiros paralisaram suas atividades e o 25 BC teve que enviar comboio militar, para que a população não fosse prejudicada. O município tem vários poços e serão perfurados mais dois esta semana. Ele considera nobre a operação carro-pipa, bem como o trabalho de equipe.
Os primeiros deputados a se manifestarem foram Belê Medeiros, Dr. Pessoa, Georgiano Lima e Wilson Brandão. Belê falou sobre uma localidade onde 90 famílias de uma comunidade estão sob abastecimento com carros-pipa. Dr. Pessoa elogiou o trabalho do 25 BC e disse esperar que a água transportada seja limpa e que não transmita doenças causadas por mosquitos. Georgiano Lila questionou o problema de Jaicós e Wilson Brandão quis saber se não é possível o atendimento pelo 25 BC em zonas urbanas, ressaltando também que esteve em São Raimundo Nonato, onde os pipeiros reclamaram do baixo valor que recebem.
O Tenente-coronel informou ao deputado Dr. Pessoa que foi denunciado um pipeiro que estava derramando a água antes do destino. No Piauí evita-se isso, agora com mais rigor. Ao deputado Wilson Brandão ele informou que o atendimento em áreas urbanas só é feito em casos extremos, o que já foi feito em anos anteriores.
O deputado Henrique Rebelo quis saber se no Estado do Ceará o atendimento é o mesmos do Piauí, ao que respondeu o Tenente-coronel: as regras para o Piauí e o Ceará são semelhantes. O deputado Mauro Tapety considerou satisfatório o atendimento pelo BEC, mas o expoente explicou que esse atendimento é feito pelo 25 BC. O último a se manifestar foi o deputado Francis Lopes, que considerou importante o trabalho do 25 BC, ao tempo em que elogiou a exposição do seu representante.
Repóter: Raimundo Cazé.

Atendendo a requerimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), o comandante do 25º Batalhão de Caçadores (25BC), tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, falou no Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (5) sobre o abastecimento de água por carro-pipa nos municípios castigados pela seca. 

 

Segundo o tenente-coronel, os carros-pipa abastecem 61 municípios, mas apenas na zona rural. A simples perfuração de poços resolveria o problema em alguns desses municípios. Mais de 200 mil pessoas são beneficiadas e mais de mil pipeiros estão credenciados. A operação exigiu a utilização até tratores.

Ele explicou como é feita a operação, que começa pela verificação das cisternas, de onde sai a água e para onde vai. O primeiro pedido é do prefeito e a CONDEPI é quem informa as localidades que precisam de água, mas que não pode ser em zona urbana. O Tenente-coronel explicou que foi feita uma parceria inédita com a Polícia Rodoviária Federal, o que poderá ser feito também com a Segurança Pública Estadual.

O militar informou sobre a situação de Jaicós, onde os pipeiros paralisaram suas atividades, o 25BC teve que enviar um comboio para que a população não fosse prejudicada. O município tem vários poços e serão perfurados mais dois esta semana. Ele considera nobre a operação carro-pipa, como o trabalho de equipe.

Os primeiros deputados a se manifestarem foram Belê Medeiros (PP), Dr. Pessoa (PSD), Georgiano Neto (PSD) e Wilson Brandão (PSB). Belê falou sobre uma localidade onde 90 famílias de uma comunidade estão sob abastecimento com carros-pipa. Dr. Pessoa elogiou o trabalho do 25BC e disse esperar que a água transportada seja limpa e que não transmita doenças causadas por mosquitos.

Georgiano Neto questionou o problema de Jaicós e Wilson Brandão quis saber se não é possível o atendimento pelo 25BC em zonas urbanas, ressaltando também que esteve em São Raimundo Nonato, onde os pipeiros reclamaram do baixo valor que recebem.

O tenente-coronel informou ao deputado Dr. Pessoa que foi denunciado um pipeiro que estava derramando a água antes do destino. No Piauí, evita-se isso com mais rigor na fiscalização da entrega da água pelos pipeiros. Ao deputado Wilson Brandão, Nixon Frota informou que o atendimento em áreas urbanas só é feito em casos extremos, o que já aconteceu em anos anteriores.

O deputado Henrique Rebelo (PT) quis saber se no Ceará o atendimento é o mesmo do Piauí? O tenente-coronel explicou que as regras para o Piauí e o Ceará são semelhantes.

O deputado Mauro Tapety (PMDB) considerou satisfatório o atendimento pelo BEC. O oficial do Exército explicou que esse atendimento é feito pelo 25BC.

 

O último a se manifestar foi o deputado Francis Lopes (PRP), que considerou importante o trabalho do 25BC, ao tempo em que elogiou a exposição do representante do Exército.

Texto: Raimundo Cazé
Foto: Caio Bruno
Edição: Paulo Pincel



Fonte: Alepi
Compartilhar no
Fonte: Alepi

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas