Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sessão Solene presta homenagem à Associação dos Cegos do Piauí

Sessão Solene presta homenagem à Associação dos Cegos do Piauí

05/07/2017 13:15

Foi realizada nesta quarta-feira (5), Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Associação dos Cegos do Piauí (Acep). Entidade que tem se destacado pelos serviços prestados em favor da causa das pessoas com deficiência no Piauí. A solenidade foi de iniciativa do deputado João de Deus (PT).

 

O deputado João de Deus ressaltou a importância da Acep na garantia dos direitos dos deficientes visuais, trabalhando a autoestima, acolhendo e dando total apoio. “É importante estarmos juntos para comemorar esta vitória, esta Casa não poderia ficar indiferente neste momento tão importante”, afirmou.

 

Na ocasião, o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo falou da parceria governo do Estado para com a Associação e no apoio através de transportes para os alunos e de professores. Maura frisou ainda que a ACEP é sobretudo um instrumento de capacitação e na oportunidade informou que o processo licitatório para a reforma das salas de aulas da Associação está em fase final para assinatura de contrato. “É uma alegria poder participar deste momento, pois a Associação tem contribuído para a melhoria de vida de muitos cidadãos, depois do trabalho que vem desenvolvendo ao longo desses 50 anos hoje é difícil ver um deficiente visual pedindo esmolas”, disse.

 

 

Para o coordenador da Associação, Antenilton Marques a instituição “é uma ferramenta de transformação de vida de pessoas cegas para os cidadãos, esta Casa é testemunha do nosso trabalho, inclusive um de seus fundadores era deputado, o senhor Abdon Martins Nunes, foi o primeiro deputado cego do Estado e que muito lutou pela causa”, disse Antenilton.


A Associação dos Cegos oferece serviços como reforço escolar especializado nos ensinos fundamental e médio, curso de pré-vestibular, alfabetização pelo sistema Libras, aulas de locomoção e mobilidade e práticas de atividades diárias, como esporte, lazer e cultura.

 

 

 

 

 


Isolda Monteiro - Edição: Katya D'Angelles


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: