Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sessão solene homenageia os 25 anos da Fapepi

Sessão solene homenageia os 25 anos da Fapepi

04/12/2018 13:15


A sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (03) em comemoração aos 25 anos de criação da Fapepi – Fundação de apoio à pesquisa do Estado do Piaui, foi marcada por discursos de autoridades do setor de ciência e tecnologia.  O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, leu um histórico de fundação do órgão, em dezembro de 1993. A sessão foi requerida pelo deputado Francisco Limma (PT). 


“Portanto são 25 anos de atuação em setores que ajudaram no desenvolvimento do Piauí e na formação de técnicos e doutores”, disse Guedes.   Segundo ainda Guedes, foram investidos R$ 28 milhões nos últimos quatro anos, publicados 42 editais públicos, formados 252 pesquisadores, que foram enviados para congressos em entidades do setor no Brasil e no Mundo.   


“Tudo isso, deve-se ao empenho e o reconhecimento do governador Wellington Dias, que tem registrado avanço do Piauí no setor de inovação tecnológica, em parcerias com as universidades federal e estadual; Embrapa e Ifep e empresas da iniciativa privada”. 


Também falaram parabenizando a solenidade promovida pela Assembleia, o próprio Francisco Limma, Ney Paranaguá, Chefe Geral da Embrapa; Nouga Cardoso, reitor a Uespi; e Nadir Nogueira, vice-reitora da UFPI.
 

 

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza na manhã desta segunda-feira (3) sessão solene em homenagem aos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). Entre as autoridades presentes está o reitor da universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso.
A homenagem foi proposta pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, Deputado Francisco Lima, que ressalta a importância da pesquisa para o desenvolvimento científico-tecnológico e social do Estado.
Sessão solene em homenagem aos 25 anos da FAPEPI (Presidente da Fapepi, Francisco Guedes/ Foto: Paulo Pincel)
O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, destaca que a Fapepi é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A Fapepi apoia as pesquisas de mestrado e doutorado das universidades e da Embrapa. Nessa busca de articulação entre os ajustes que estamos fazendo, objetivos e metas das pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento do Estado”, disse Guedes.
História
Em 1993 um grupo de pesquisadores liderados pelo professor Afonso Sena Gonçalves propôs a criação da primeira agência de fomento à pesquisa do Estado. A Fapepi foi criada oficialmente pela lei 4664 de 20 de dezembro de 1993 no governo de António de Almenara Freitas Neto com compromisso de estimular o desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí
Em 2018 a Fapepi completa 25 anos mantendo acordos com diversas instituições de pesquisa de ensino locais nacionais e internacionais.
A instituição trabalha no auxílio financeiro aos pesquisadores do estado para o desenvolvimento de estudos nas mais diversas áreas que transformam a realidade da população piauiense atualmente a Fatec é presidida por Francisco Guedes alcoforado filho engenheiro agrônomo formado pela universidade Federal do Piauí mestre em botânica pela universidade Federal rural de Pernambuco e pesquisador da Embrapa meio-norte. Francisco Guedes é membro titular da academia de ciências do Piauí e membro fundador da Fapepi onde exerce o cargo de presidente desde 2015

“A Fapepi apoia as pesquisas de mestrado e doutorado das universidades e da Embrapa. Nessa busca de articulação entre os ajustes que estamos fazendo, objetivos e metas das pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento do Estado”, disse Guedes.

História

Em 1993 um grupo de pesquisadores liderados pelo professor Afonso Sena Gonçalves propôs a criação da primeira agência de fomento à pesquisa do Estado. A Fapepi foi criada oficialmente pela lei 4.664 de 20 de dezembro de 1993, no governo de António de Almenara Freitas Neto, com compromisso de estimular o desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí

Em 2018, a Fapepi completa 25 anos mantendo acordos com diversas instituições de pesquisa de ensino locais nacionais e internacionais. A instituição trabalha no auxílio financeiro aos pesquisadores do Estado para o desenvolvimento de estudos nas mais diversas áreas, que transformam a realidade da população piauiense.


Atualmente a Fapepi é presidida por Francisco Guedes Alcoforado Filho, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Piauí, mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pesquisador da Embrapa Meio-Norte. Francisco Guedes é membro titular da Academia de Ciências do Piauí e membro fundador da Fapepi, onde exerce o cargo de presidente desde 2015.

 

 

 

Edmundo Moreira - Edição: Caio Bruno 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: