Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto institui o Sistema de Unidades de Conservação do Piauí

Projeto institui o Sistema de Unidades de Conservação do Piauí

01/06/2017 14:15

 



O Governo do Estado enviou a Assembleia legislativa o Projeto de lei nº 17, de 25 de maio, que estabelece diversos critérios para a preservação e restauração da diversidade e promover os recursos naturais. O Sistema de Unidades de Conservação do Piauí tem vários objetivos, inclusive, contribuir para a preservação e a restauração da diversidade do ecosistemas naturais e promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais.

 



Dessa forma, o Piauí apesar de sua rica biodiversidade, como os Parques Nacional da Serra da Capivara, da Serra das Confusões, de Sete Cidades, das Nascentes do Rio Parnaíba e a Estação Ecológica de Uruçuí, possui como única unidade de conservação estadual relevante em termos de área e riqueza com atributos naturais, a Estação Ecológica da Serra Branca. Foi incluída a partir de agora, a proposta de criação de serviço de preservação ambiental por cada estabelecimento residencial, comercial e industrial e os seus valores são fixados em 05,% do valor das contas referentes ao consumo de água tratada.


Unidades – Estão em estudos a criação de 10 Unidades de Conservação Estaduais, destinadas a proteção do Canion do Rio Poty, Serra do Santo Antônio, Serra dos Matões, Serra Vermelha/Rangel, Lagoa de Nazaré, Nascentes dos Rios Canindé, Longá, Uruçuí Preto, Uruçuí Vermelho e Gurguéia e Lagoa do Portinho.

O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas categorias de unidades de conservação formado pela Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Biológico, Monumento Natural, Refúgio de Vida Silvestre e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias: Áreas de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Estadual, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna e Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

 

 

 

 

 


Emerson Brandão  - Edição: Katya D'Angelles 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: