Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto cria núcleo de capacitação para melhorar o SUS

Projeto cria núcleo de capacitação para melhorar o SUS

21/06/2017 14:15




Com o objetivo de ampliar a capacitação de recursos na área do SUS (Sistema Único da Saúde) no Piauí, o deputado Dr. Pessoa (PSD) apresentou na Assembleia legislativa o Projeto de Indicativo nº 02 , de 2017. A proposição será analisada e votada nas comissões técnicas do legislativo estadual.Na justificativa o parlamentar informa que o SUS “teve início no Estado do Piauí em 1994 como um programa do governo federal aos municípios para a Atenção Primária”. 

 

A Estratégia Saúde da Família visa à reversão do modelo assistencial vigente, em que predomina o atendimento emergencial ao paciente, na maioria das vezes em grandes hospitais.A partir daí, a família passou a ser objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo ampliar o processo saúde – doença. O programa inclui ações da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

 

Trata-se de uma proposição para ampliar o SUS e tornar mais rápido o atendimento sem comprometer a qualidade do trabalho dos profissionais. Haverá núcleos vinculados aos cursos de pós-graduação com apoio das autoridades do executivo, legislativo e judiciário.Dr. Pessoa informa que “ o médico da família é preparado para acompanhar os pacientes e prevenir contra as doenças. O Ministério da Saúde tem como prioridade o fortalecimento da Atenção Básica, para solucionar 80% dos casos de saúde da população.Os números do Ministério da Saúde nessa área são os seguintes: em 2002, o governo federal destinou R$ 3,2 bilhões à Atenção Básica. Em 2015, o investimento alcançou R$ 18,7 bilhões. Até o final de julho já somam mais de 40,6 mil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Emerson  Brandão - Edição: Katya D'Angelles 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: