Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lucy Soares escuta relatos sobre dificuldades da educação em União

Lucy Soares escuta relatos sobre dificuldades da educação em União

26/04/2019 13:15

 

Lucy Soares escuta relatos sobre dificuldades da educação em União
A deputada estadual Lucy Soares (PP) visitou o município de União, na quarta-feira (24), para conhecer de perto, principalmente, a realidade da educação estadual na cidade. Na oportunidade, ela ouviu relatos dos professores e alunos sobre as dificuldades enfrentadas devido ao atraso de repasses destinados à manutenção das unidades de ensino.
“Além de conhecer as escolas, o objetivo da visita é sensibilizar o poder público quanto a necessidade de um olhar mais atento às demandas das escolas estaduais”, diz Lucy. Em União, nas três escolas visitadas, alunos e professores falaram sobre os obstáculos enfrentados para manter as condições físico-estruturais mínimas. Isso porque o repasse do Programa de Autonomia, Cooperação e Transparência das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí (Pactue) está atrasado desde o ano passado. Em 2018, de um total de 11 parcelas, as escolas receberam apenas sete. Este ano, foi paga apenas uma parcela até o momento.
O Pactue consiste em uma verba repassada para as unidades de ensino destinada à realização de pequenas reformas e manutenções. O valor é calculado de acordo com a quantidade de alunos de cada escola.
Além do Pactue, alunos e professores falaram sobre outros problemas como a falta de transporte escolar para estudantes que moram na zona rural. Na Unidade Escolar Barão de Gurgueia, que recebe por 457 alunos nos três turnos, o índice de reprovação é de 13%, pois os estudantes das regiões mais distantes da zona urbana não têm como chegar na escola.

A deputada estadual Lucy Soares (PP) visitou o município de União, na quarta-feira (24), para conhecer de perto, principalmente, a realidade da educação estadual na cidade. Na oportunidade, ela ouviu relatos dos professores e alunos sobre as dificuldades enfrentadas devido ao atraso de repasses destinados à manutenção das unidades de ensino.“Além de conhecer as escolas, o objetivo da visita é sensibilizar o poder público quanto a necessidade de um olhar mais atento às demandas das escolas estaduais”, diz Lucy. 

Em União, nas três escolas visitadas, alunos e professores falaram sobre os obstáculos enfrentados para manter as condições físico-estruturais mínimas. Isso porque o repasse do Programa de Autonomia, Cooperação e Transparência das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí (Pactue) está atrasado desde o ano passado. Em 2018, de um total de 11 parcelas, as escolas receberam apenas sete. Este ano, foi paga apenas uma parcela até o momento.O Pactue consiste em uma verba repassada para as unidades de ensino destinada à realização de pequenas reformas e manutenções. O valor é calculado de acordo com a quantidade de alunos de cada escola.Além do Pactue, alunos e professores falaram sobre outros problemas como a falta de transporte escolar para estudantes que moram na zona rural. Na Unidade Escolar Barão de Gurgueia, que recebe por 457 alunos nos três turnos, o índice de reprovação é de 13%, pois os estudantes das regiões mais distantes da zona urbana não têm como chegar na escola.

 

 

 

Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles

 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: