Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Henrique Pires registra os 28 anos da Fundação Nacional de Saúde

Henrique Pires registra os 28 anos da Fundação Nacional de Saúde

17/04/2019 14:15

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) destacou na sessão desta quarta-feira (17) a criação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) há 28 anos. Henrique tem 14 anos dedicados à Funasa, da qual já foi presidente em duas oportunidades. Emocionado, o deputado lembrou que começou no órgão como representante da UNESCO e lá fez muitos amigos.

Henrique Pires lamentou que a Adutora do Sertão, que deveria levar água par 42 municípios piauienses, ainda não tenha saído do papel. “Quando fomos presidente da Funasa, em 2016, nós colocamos 15 milhões de reais para o Piauí para Secretaria de Defesa Civil, para o estudo técnico ambiental sobre a viabilidade da obra da Adutora do Sertão para beneficiar 42 municípios. Vinte e seis meses se passaram e a licitação não saiu do papel”.

O deputado defendeu que os municípios elaborem os projetos, palnejem as ações para poder receber os recursos federais. “Temos que investir em planejamento. E nada mais grandioso do que se planejar abastecimento de água. O governo do presidente Bolsonaro lançou o Plano de Recursos Hídricos em muito em breve nós vamos saber o que caberá ao Piauí. Será água não só para o consumo humano, mas para o abastecimento das indústrias, para agricultura”.

O parlamentar entende que é necessário planejar as obras, saber quanto se vai gastar em energia, se há água suficiente nos reservatórios subterrâneos, a engenharia, quanto você vai precisar de altura para se conseguir levar água a Caracol, por exemplo. Termos técnicos, engenheiros competentes, para levar isso adiante.

Na parte que ele chamou de mais importante, Henrique Pires destacou os 28 anos da Fundação Nacional de Saúde, comemorados na terça-feira (16). Henrique Pires lembrou que há 14 anos tem relação com o órgão. E leu um histórico sobre a Funasa, as suas atribuições e as suas realizações nestes 28 anos de existência. A Funasa foi criada em 16 de Abril de 1991.

“Quero parabenizar todos os servidores da Funasa no Piauí em Brasília. Os técnicos, engenheiros, assistentes sociais, pessoal dos serviços gerais, motoristas... todos aqueles que fizeram na Funasa do Piauí uma referência nacional. São tantas ações que nos trouxemos para o Piauí que eu levaria não 30 minutos, mais uma hora.

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), elogiou o trabalho de Henrique Pires na Funasa, afirmando que o parlamentar poderia inclusive ter sido deputado federal, tamanho conhecimento e penetração que Pires tem nos órgãos públicos federais. “As amizades que fez nesses órgãos ajudaram o estado do Piauí”.

Henrique Pires confirmou a presença de Ronaldo Nogueira, atual presidente da Funasa, na sessão solene para comemorar os 28 anos da Fundação na Assembleia Legislativa. “Vamos inaugurar umas cinco obras aqui no Piauí para marcar a data. A Fubasa não vai mais sair do ministério da Saúde. A Funasa faz bem ao Brasil e quanto mais fortalecida ela estiver mais fortalecidos.

J. Barros - Edição: Katya D'Agelles 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: