Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Henrique Pires destaca a produção de documentário sobre cachoeiras de Batalha

Henrique Pires destaca a produção de documentário sobre cachoeiras de Batalha

03/06/2019 13:15

 

Nesta segunda-feira, dia 03, o tempo de dois minutos foi usado pelo deputado Henrique Pires (MDB), para registrar que participou de uma audiência pública, em Batalha, acerca de 15 dias, e que durante o evento ficou definido que será, através de orçamento individual, dele, parlamentar, ou orçamento em  parceria com o Governo, Academia Piauiense de Letras,  um documentário de todas as cachoeiras do local.
Segundo o parlamentar, o objetivo é para que o município de Batalha tenha esse cadastro e possa ser referência estadual e nacional. “Da mesma forma, também pedimos à época da audiência pública, que seja nomeada ou adaptada, alguma das secretarias, daquele município, que hoje não tem, nenhum instituto que trate do meio ambiente. O município de Batalha é totalmente desprovido, na questão do meio ambiente”,  disse o deputado.
Henrique Pires lembrou ainda que na audiência pública do município de Esperantina, foi constatado que quinhentas casas do conjunto Alecrim estão contaminando o Riacho Alecrim, junto com o matadouro.  E que para amenizar a situação, será inaugurado em breve, um novo matadouro público, que deverá atender aos municípios de Esperantina e Morro do Chapéu.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), Themístocles Filho, interveio e disse que o matadouro ao qual o deputado se referia já tinha sido inaugurado. “Então o matadouro será reinaugurado”, reiterou Henrique Pires, acrescentando que a Caixa Econômica Federal (CEF), muito rigorosa em seus prazos, permitir que as quinhentas casas sejam entregues para a população, sem o sistema de tratamento de  esgoto, que funcione.
Segundo ele, as casas produzem dejetos que são lançados nas  ruas e das ruas para o Riacho. Lindalva Miranda

Nesta segunda-feira (3), deputado Henrique Pires (MDB) registrou a sua participação em audiência pública em Batalha, há 15 dias, e que durante o evento ficou definido que será produzido um documentário sobre as cacheiras exiustentes no município, com recursos do Estado numa parceria com a Academia Piauiense de Letras.

Segundo o parlamentar, o objetivo é para que o município de Batalha tenha esse cadastro e possa ser referência estadual e nacional no turismo ambiental.

“Da mesma forma, também pedimos à época da audiência pública, que seja nomeada ou adaptada uma das secretarias municipais, que hoje não tem, para tratar do meio ambiente. O município de Batalha é totalmente desprovido de órgão que cuide da questão do meio ambiente”,  lamentou o deputado.

Henrique Pires lembrou ainda que na audiência pública do município de Esperantina foi constatado que 500 casas do Conjunto Alecrim estão contaminando o Riacho Alecrim, junto com o matadouro municipal.  Para amenizar a situação, será inaugurado em breve, um novo matadouro público, que deverá atender aos municípios de Esperantina e Morro do Chapéu.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), Themístocles Filho, informou que o novo matadouro de Esperantina já tinha sido inaugurado. Henrique Pires acrescentou que a Caixa Econômica Federal (CEF), sempre muito rigorosa em seus prazos, permitiu que as 500 casas fossem entregues sem um sistema de tratamento de esgoto. Segundo ele, as casas produzem dejetos que são lançados nas ruas e das ruas para o Riacho Alecrim.

Lindalva Miranda - Edição: Katya D'Angelles

 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: