Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado quer criação da Semana de Combate ao Assédio Moral

Deputado quer criação da Semana de Combate ao Assédio Moral

19/07/2017 11:15

 


O deputado Fernando Monteiro (PRTB) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de lei nº 63, de 10 de julho, que dispõe sobre a criação da Semana da Conscientização e Combate ao Assédio Moral no Trabalho.

 


Na justificativa o parlamentar informa que, “ o assédio moral no trabalho se caracteriza pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados para com o trabalhador”.


Normalmente a vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados, associados ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima, reproduzem ações e atos do agressor no ambiente de trabalho.

 

 

A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora de modo direto, comprometendo sua identidade, ocasionando graves danos à saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego ou mesmo a morte.



O parágrafo 1º prevê a criação da Semana da Conscientização e Combate ao Assédio Moral no Trabalho, a partir de agora, no Estado do Piauí. A data está prevista para a primeira semana de maio, para coincidir com o Dia do Trabalhador.







Emerson Brandão  - Edição: Katya D’Angelles 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: