Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado Franzé solicita que PGE peça cassação do direito de mineração da Fábrica Itapissuma

Deputado Franzé solicita que PGE peça cassação do direito de mineração da Fábrica Itapissuma

25/06/2019 17:17

O deputado Franzé Silva (PT), que assinou a o lado do deputado Warton Lacerda (PT) o pedido de audiência pública para discutir o fechamento da fábrica de cimento Itapissuma, disse que solissitará da Procuradoria Geral do Estado (PGE) a cassação, junto ao governo Federal, do direito de mineração da empresa no Estado.

 

Franzé Silva também salientou que a fábrica se instalou no Piauí com inúmeras vantagens econômicas e que passou 16 anos lucrando. “A fábrica não se instalou aqui no nosso Estado para fazer caridade não. Eles tiveram muitos lucros durante todo o tempo de atuação e fecharam repentinamente, desempregando muitas pessoas e deixando uma dívida ativa junto ao Governo”, disse o deputado.

 

O deputado também disse que apresentará na Assembleia Legislativa requerimento solicitando o pedido de falência e bloqueio dos bens da Itapissuma para pagamento das dívidas.

 

A assessora para Atração de Investimentos Externos do Governo do Estado, Lucile Moura, representou o Governador Wellington Dias na audiência e disse que há 15 dias representantes do Estado estiveram reunidos com representantes do Grupo João Santos e que em nenhuma oportunidade foi colocado um condicionante para a reabertura da fábrica, desmentindo a informação do represente Humberto Araújo, que afirmou que, se o Governo do Estado garantisse levar água, a Fábrica seria reaberta.

 

“Existe algum erro de informação. Em nenhum momento essa condição foi colocada em nenhuma das inúmeras reuniões que o Governo teve com representantes da Fábrica. Inclusive estivemos reunidos há 15 dias e nada foi dito.

 

Também foi colocado na Audiência que outras empresas estariam interessadas em comprar a estrutura atual da Itapissuma. Em resposta, Humberto Araújo questionou se as empresa teria interesse em pagar o valor justo pela estrutura sabendo que não há água para a produção. “Se eles estiverem interessados em comprar nessas condições, a empresa está aberta a negociações”, disse.

 

 

Laryssa Saldanha  - Edição: Katya D'Angelles


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: