Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado defende instalação de botão do pânico nas escolas públicas

Deputado defende instalação de botão do pânico nas escolas públicas

14/03/2019 14:15

 

Deputado defende instalação de botão do pânico nas escolas públicas
O deputado estadual Dr. Hélio (PR) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (14), para lamentar em relação à tragédia na cidade de Suzano (SP), que vitimou dez pessoas, incluindo estudantes e servidores da Escola Raul Brasil, que chocou o país.
Na oportunidade, o parlamentar defendeu a instalação de um botão do pânico nas escolas públicas do Estado. “Vivemos em um ambiente de total imprevisibilidade e violência e, por isso, devemos reforçar a política de segurança nas escolas. Temos que proporcionar um ambiente melhor para todos aqueles frequentam a escola e encarar a educação como fator de transformação do nosso país. Vamos defender essa proposta de instalação do botão do pânico nas escolas piauienses para evitar que possíveis casos como este aconteçam em nosso Estado”, defende Dr. Hélio. 
Henrique Pires rechaça armamento a professores e defende estruturação das escolas 
Ao repercutir no plenário hoje (14) o massacre que culminou na morte de 10 pessoas na cidade de Suzano, o emedebista condenou veementemente as declarações dadas no Senado defendendo que professores e servidores de escolas pudessem portar arma como forma de evitar tais tragédias. 
"Não vou me referir ao nome por uma questão de decoro parlamentar, mas é abominável que se defenda que professores e ou servidores das escolas devam portar armas. Quem defende que um professor deve estar armado dentro de uma escola não está defendendo nossas crianças nem a educação, é abominável", afirmou o deputado. 
Segundo o parlamentar o que tem de ocorrer é a melhor estruturação das escolas públicas com controle de entrada e saída das pessoas bem como dar aos profissionais da Educação melhores garantias de trabalho. "São os professores que passam a maior parte do tempo com nossos filhos, então eles devem estar sempre preparados para oferecer o melhor, devem ter apoio para isso, armar professor não é solução", acrescenta. 
Ascom Parlamentar - Edição: Caio Bruno 
Deputado Dr. Hélio comemora aprovação do Cadastro Positivo no Senado
Foi aprovado nesta quarta-feira (13) no Senador Federal o projeto de lei que torna automática a adesão de consumidores e empresas ao Cadastro Positivo e a aprovação foi motivo de comemoração para o deputado Dr. Hélio (PR) na Assembleia Legislativa. A matéria vai à sanção presidencial.
“Essa matéria é muito importante, principalmente num país onde os juros médios que se paga num empréstimo chegam a 40% ao ano. Então são taxas abusivas e não levam em consideração o conceito de bom pagador de cada um”, disse Dr. Hélio.
O banco de dados já existe desde 2011, com participação voluntária dos clientes. O serviço é prestado por empresas especializadas, que avaliam o risco de crédito de empresas e pessoas físicas baseadas em históricos financeiro e comercial. “Agora, como o cadastro positivo automático para todos, nós vamos contemplar numa condição normal aqueles que precisam de empréstimos e são efetivamente bons pagadores”, completou.
Comissão – o deputado ainda convocou para a próxima terça-feira (19) reunião para a instalação da Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, da qual é presidente. A instalação deve acontecer logo após a reunião da Comissão de Constituição e Justiça.
Themístocles Filho anuncia realização de concurso em 2020
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), anunciou, na sessão plenária de hoje (14), a realização de concurso público visando a contratação de 35 novos servidores para preenchimento de vagas na Alepi. Ele disse que o concurso será realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
No pequeno expediente da sessão desta manhã, o deputado Henrique Pires (MDB) apresentou dois requerimentos solicitando ao DER-PI (Departamento Estadual de Estradas de Rodagens) a realização de Operação Tapa-buracos nas rodovias PI-113 entre Teresina e União e PI-130 que liga Teresina a José de Freitas.
Ao justificar as proposições, Henrique Pires disse que a má situação das estradas tem causado prejuízos aos motoristas, assinalando que eles são obrigados a gastar um maior volume de recursos na manutenção de seus veículos. O parlamentar emedebista solicitou que as obras nas rodovias sejam realizadas com urgência.
A deputada Flora Izabel (PT) apresentou requerimento pedindo ao presidente da Alepi, Themístocles Filho, o desarquivamento do Projeto de Lei 122/2017 que “institui em todo o Piauí o aplicativo Salve Maria como política de Estado permanente de controle e enfrentamento à violência contra a mulher e de atendimento policial de meninas e mulheres em situação de violência flagrante e não flagrancial, conforme a Resolução Conjunta 001/17 de 16 de março de 2016”.
 J. Barros – Edição : Katya D’Angelles 
João Madison pede em Brasília apoio para o Piau
O deputado João Madison (PMDB) esteve ontem (13) em Brasília, onde participou de reunião com o pré-candidato a presidente nacional do MDB, Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, para tratar da eleição partidária e solicitar apoio em busca da solução de problemas do Estado Piauí. Madison acompanhou no encontro o senador Marcelo Castro, o deputado federal Marcos Aurélio e o deputado estadual Henrique Pires.
“Nós pedimos apoio para que seja realizada uma audiência institucional do governador Wellington Dias com o presidente Jair Bolsonaro para tratar dos problemas da Cepisa, como o recebimento de valores a que o Estado tem direito. Também pedimos para tratar do Finisa porque a Caixa Econômica Federal fica só pedindo documentos e mais documentos, eles são enviados, mas os recursos não são liberados”, afirmou ele.
João Madison disse que o MDB entende ser importante a participação na discussão dos problemas do Piauí, no que teve a concordância de outros parlamentares.
Durvalino Leal  - Edição: Katya D'Angelles 
Henrique Pires quer sinalização para evitar morte de animais
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) usou a palavra na sessão ordinária de hoje na Assembleia Legislativa para destacar a blitz ambiental que acontecerá no Parque Encontro dos Rios, zona Norte de Teresina, no sábado (16) e vai alertar condutores de veículos sobre possíveis travessias de animais pelas vias. O S.O.S Fauna Poti quer evitar o atropelamento, principalmente dos chamados cágados de barbicha, uma espécie de tartaruga comumente encontrada nas regiões próximas ao rio Poti.
“Eu, como deputado, já solicitei por requerimento para que haja sinalização nas proximidades do Rio Poti, principalmente ali perto da Universidade Federal, para a travessia de animais. As capivaras estão andando ali dentro da Universidade para o Rio Poti e outro dia estava passando lá e vi que um carro passou por cima de um cagado. É de grande importância a sinalização e o trabalho feito pelo S.O.S Fauna Poti com a realização desse evento que pretende informar sobre os cuidados para evitar atropelamentos de animais e conscientizar sobre a importância da preservação da fauna”, disse o deputado.
Segundo o parlamentar, a organização do ato informou que haverá distribuição de panfletos com a Lei de Crimes Ambientais e adesivos, entre outras ações educativas. As atividades fazem parte das ações do Instituto Socioambiental Cabar, em prol da defesa e sustentabilidade da fauna silvestre.
Henrique Pires também parabenizou o Presidente da República Jair Bolsonaro pela campanha do Dia Mundial da Água. O presidente informou que o Ministério do Meio Ambiente usará uma armação de metal em formato de tubarão-baleia como símbolo de uma campanha de combate à poluição marinha. O tubarão, com 15 metros de comprimento, será preenchido com lixo retirado do mar.
“É muito triste. Nós podemos ver em todos os programas de documentário mostrando o que acontece com o lixo que nós humanos jogamos nos rios, que chegam aos mares e a quantidade de animais que sofrem e morrem com o lixo”, completou Pires.
Consumidor – Henrique Pires também convidou todos os colegas parlamentares e a população para a inauguração do PROCON Municipal, que funcionará na Avenida João XXIII, próximo ao balão do São Cristóvão, onde funcionava a SDU/Leste. A ação é da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).
O deputado também registrou o encontro do Governador Wellington Dias com o presidente nacional do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa que discutiram sobre as exportações dos produtos produzidos pelos empresários de pequeno porte do Piauí.

O deputado estadual Dr. Hélio (PR) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (14), para lamentar em relação à tragédia na cidade de Suzano (SP), que vitimou dez pessoas, incluindo estudantes e servidores da Escola Raul Brasil, que chocou o país.Na oportunidade, o parlamentar defendeu a instalação de um botão do pânico nas escolas públicas do Estado.

“Vivemos em um ambiente de total imprevisibilidade e violência e, por isso, devemos reforçar a política de segurança nas escolas. Temos que proporcionar um ambiente melhor para todos aqueles frequentam a escola e encarar a educação como fator de transformação do nosso país. Vamos defender essa proposta de instalação do botão do pânico nas escolas piauienses para evitar que possíveis casos como este aconteçam em nosso Estado”, defende Dr. Hélio. 

 

 

 

Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: