Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Comandante do 25º BC recebe o Título de Cidadão Piauiense

Comandante do 25º BC recebe o Título de Cidadão Piauiense

25/10/2017 13:15

 

Em sessão solene especial realizada na manhã desta quarta-feira, 25, o comandante do 25º Batalhão de Caçadores, Coronel Francisco Nixon Lopes Frota, recebeu o Título de Cidadania Piauense, atendendo requerimento do presidente da Casa, deputado Themístocles Filho(PMDB).


A sessão foi bastante prestigiada por militares e representantes da sociedade civil e o presidente convidou para compor a mesa o presidente do Tribunal de Constas do Estado(TCE), Olavo Rebelo; o coronel Silva Filho, representando o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto; o representante do Sindilojas, Sebastião Rodrigues; o vereador Luis Lobão, representando a Câmara Municipal de Teresina e comandantes militares do Exército brasileiro, como a capitã Ana Cristina, comandante do Colégio Militar.


Ao saudar o homenageado, o deputado Themístocles Filho falou que estava se sentindo feliz por estar representando o Poder Legislativo do Estado na concessão desta honraria ao coronel Francisco Nixon Frota, num reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele à sociedade piauiense, especialmente no tocante ao fornecimento de água para a população carente da zona rural.

Segundo Themístocles Filho o coronel Frota é natural de Fortaleza, Ceará, e filho de José Frota e dona Raimunda Nonato. É um oficial do Exército Brasileiro altamente especializado em cursos de inteligência, comunicação e defesa, tais como: bacharel em ciências militares da Academia Militar de Agulhas Negras; pós-graduado lato sensu em análise de inteligência da Escola Militar do Exército, operações militares pela escola de aperfeiçoamento; mestre em ciências militares do Comando do Estado Maior; curso avançado de inteligência; tem experiência em defesa com ênfase em atividades de comunicação social, auditoria de fraudes e gestão de risco e contra-inteligência, dentre outras.


O presidente da Assembleia destacou a atuação do comandante Frota no preparo do nosso contingente militar em defesa da Pátria no Piauí e o mais importante: a responsabilidade pelo abastecimento de água nos mais distantes rincões do Estado, inclusive no litoral piauiense. E arrematou Themístocles: “Se o comandante Frota já era piauiense de coração, agora é também cidadão por lei”.

Em seguida falou o representante do Sindilojas, Sebastião Rodrigues Júnior, que lembrou ter sido colega de infância e de Colégio Militar de Fortaleza do coronel Frota. Ele destacou o preparo, da inteligência e o trabalho do amigo na prestação de serviços como o reabastecimento de água nos mais distantes rincões do Estado do Piauí.


Bastante emocionado, o coronel Frota disse que estava recebendo naquela bonita solenidade o registro de nascimento de piauiense, um sonho por ele há muito almejado. “Sempre quis vir morar em Teresina e este sonho foi realizado quando o Exército no nomeou comandante do 25º. BC”.

 

O coronel Frota prometeu se esforçar mais ainda para corresponder a expectativa dos que aprovaram seu título de cidadania piauiense. Lembrou que o 25ª. BC é uma entidade genuinamente piauiense e completará 100 anos no próximo dia 2 de janeiro, cuja tropa empregam a máxima “braço forte, mão amiga”, no desenvolvimento de sua missão.


Por último o coronel Frota disse que “não se defende a Pátria só com armas”. E concluiu: “São muitas as nossas ações em defesa do cidadão, nesses 100 anos de atuação do 25º .BC, como a operação carro-pipa, que atende a cerca de 200 mil pessoas”.




Edmundo Moreira – Edição: Katya D’Angelles 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: