Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Uruçuí é referência em saúde para o Sul do estado

Uruçuí é referência em saúde para o Sul do estado

20/02/2017 09:41

Uma das medidas do Governo do Estado para garantir serviços de qualidade à população é descentralização dos serviços de saúde. Com isso, o interior do Piauí ganha mais resolutividade e passa aumentar a assistência nos procedimentos de média e alta complexidade, bem como no âmbito da atenção primária à saúde.

Em todo o Piauí, investimentos para estruturação e modernização da rede pública de saúde. Na região sul, a Secretaria de Estado da Saúde tem realizado importantes ações para assistir à população, considerando as necessidades específicas de cada microrregião.

Como a inauguração do primeiro Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) rural do Piauí, em Uruçuí. O município, e região do Alto Parnaíba como um todo, tem suas principais atividades econômicas voltadas à agricultura e agroindústria, o que gera um número considerável de trabalhadores da área expostos a agrotóxicos e outros produtos químicos.

O CEREST Rural se propõe a realizar o acompanhamento desses trabalhadores através de ações preventivas, assistência à saúde, investigação de agravos e realização de exames de diagnóstico, que serão realizados no próprio laboratório do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. Além da fiscalização constante às empresas agrícolas sobre o cumprimento das normas de segurança e boas condições ao trabalhador.

“Precisamos estar preocupados com a saúde dos nossos trabalhadores, pensando nisso, vimos à necessidade de aqui implantamos o primeiro CEREST rural, que tem essa proposta mais voltada para o setor primário da agricultura, para que assim possamos fazer esse atendimento tão necessário na vida dessas pessoas que lidam com diversos setores, mas de uma forma especial às que lidam com trabalhos envolvendo o agronegócio”, explica o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

O modelo do CEREST é referência em vários outros estados, sendo o Piauí um dos pioneiros no desenvolvimento desse método de atuação, como diz a Diretora de Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves, “nossa equipe já realizou diversas visitas pelo Brasil, a pedido dos gestores dos estados, apresentando o modelo dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador desenvolvido por nós aqui no Piauí”.

Melhorias na rede hospitalar de Uruçuí
O Hospital Regional Senador Dirceu já recebeu a primeira etapa da reforma e ampliação da unidade, abrangendo as áreas de enfermaria, apoio diagnóstico, serviços de mamografia e ultrassonografia, além da urgência e emergência. Também está sendo reformado o centro cirúrgico, já com obras bem avançadas, com previsão de conclusão para os próximos dois meses.

O Hospital também recebeu mobiliários e uma ambulância para o transporte adequado de pacientes nos casos em que não haja condições de solucionar o agravo no próprio município.

Para o governador do Estado, Wellington Dias, “a proposta é que aqui tenhamos condições de realizar atendimento em várias especialidades, investindo em tecnologias como a telemedicina, para garantir o atendimento descentralizado, tanto de alta complexidade como ampliando a assistência no âmbito da atenção básica à saúde”.

Uruçuí recebe também o serviço da farmácia do componente especializado, voltado às pessoas que precisam de tratamento com medicamentos de alto custo, e agora podem ter acesso de forma gratuita no próprio município. 

Uruçui( Foto: Paulo Barros)

Seguindo o plano do Governo do Estado, será implantado um Centro de Especialidades no município para atender toda região do Alto Parnaíba. Além disso, o Centro de Fisioterapia e o Centro de Reabilitação passarão por reformas e melhorias estruturais. 

“Investimos na estrutura e hoje muitos avanços já podem ser percebidos. Facilitamos o acesso à saúde e estruturamos a rede hospitalar de Uruçuí para que possamos cuidar das pessoas próximo aos seus locais de morada”, explicou Francisco Costa.

Mais assistência à atenção primária em saúde

A comunidade Nova Santa Rosa receberá uma Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), a autorização para início do processo de licitação já foi dada pelo governador Wellington Dias. A ação irá beneficiar a população da comunidade, que fica localizada distante da zona urbana e necessita de assistência mais próxima.

Fonte: Ascom
Mais sobre: