• Campanha Mobieduca
  • Teresina shopping
  • HEMOPI - Junho vermelho
  • ITNET
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att

Notícias Uruçuí

17 de setembro de 2012

03 de setembro de 2012

31 de agosto de 2012

25 de agosto de 2012

Projeto Escola no Campo é implantado em Uruçuí

O Projeto é dirigido a crianças e jovens de 5º e 6º ano do ensino fundamental das escolas rurais

Em 2011 a Empresa CANEL (Central Agrícola Nova Era LTDA), á convite da Empresa Syngenta''Uma das maiores empresas do mundo na área do Agronegócio´´ participou do encontro OTO na Bahia. Nesse encontro representando a empresa Canel participaram o Diretor Sr. Amilton Bortolozzo e sua esposa Srª. Lucia Helena Bueno Bortolozzo, onde tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais os projetos de trabalho que a Syngenta desenvolve para melhorar, ajudar a aumentar a produtividade dos cultivos, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e qualidade de vida dos agricultores.

Um dos projetos apresentados foi o ''PROJETO ESCOLA NO CAMPO´´, que despertou grande interesse da Sra. Lúcia, que é Pedagoga e representa a Empresa Canel na área de Responsabilidade Social, em levar pela 1ª vez no Estado do Piauí, na região de Uruçuí, esse projeto que desde 1991 abrange vários estados do Brasil.

O Projeto Escola no Campo é um projeto que foi criado pela Syngenta em parceria com Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a Fundação ABRINQ, que tem como objetivo promover através das crianças a conscientização da comunidade agrícola sobre as questões relacionadas á produção sustentável, a necessidade da preservação dos recursos naturais, á importância da promoção da segurança do uso dos produtos fito sanitários, o estímulo da produção de alimentos saudáveis e a valorização do trabalho do homem no campo.

O Projeto é dirigido a crianças e jovens de 5º e 6º ano do ensino fundamental das escolas rurais da rede pública. Todo material foi renovado e atualizado por educadores e engenheiros agrônomos. As atividades são divididas em diversos materiais didáticos.

Em 11 de agosto de 2012 foi concretizado após um ano de trabalho na busca dessa parceria da Canel e Syngenta a implantação do Projeto Escola no Campo em Uruçuí -PI, onde 03 escolas rurais foram contempladas junto com professores, coordenadores diretores, Secretaria de Educação de Uruçuí .

A Canel estará apoiando, contribuindo, dando todo suporte e acompanhando o desenvolvimento do projeto nessas escolas, onde no final do ano tanto crianças como escolas receberão prêmios de melhor projeto desenvolvido durante os meses de agosto á dezembro.

Para o ano de 2013 já está agendado com a fundação ABRINQ, Syngenta, Canel, a extenção do projeto para mais escolas rurais do município de Uruçuí.

10 de agosto de 2012

28 de julho de 2012

Candidatos de Uruçuí assinam termo de conduta para estas eleições

O termo ainda deixa estabelecida a multa no valor de 3.000,00 para infrações

O Ministério Público de Uruçuí lançou em reunião com os representantes de partidos e coligações, um termo que tem como finalidade ajustar as condutas dos candidatos para as eleições deste ano. Os políticos assinaram o termo se comprometendo com o bem-estar do pleito deste ano.

O termo é composto por cláusulas como: a propaganda eleitoral poderá ser realizada em bens particulares, como placas, faixas e pinturas, desde que as propagandas não ultrapassem 4m²; as carreatas poderão ser realizadas desde que comuniquem à justiça eleitoral, das 8h às 19h, mas estão proibidas realização de mais de uma carreata no mesmo dia; as passeatas também podem ser realizadas até véspera da eleição entre as 8 e às 19 horas; as coligações só poderão utilizar 4 carros de sons na zona urbana e dois na zona rural, nos horários de 8 às 12 horas e das 15 às 19 horas; está proibida a utilização de trios elétricos e mini trios; é proibido a utilização de cavaletes no canteiro central na Avenida José Cavalcante; é proibido o uso de camiseta com propaganda eleitoral por quem quer que seja; está proibida a distribuição ou doação de comida.

Entre as cláusulas mais polêmicas está a 12ª que proíbe em todas as circunstâncias oferecer, doar, prometer ou entregar benefícios ao eleitor, com o intuito de ganhar votos. A inadimplência com esta cláusula será caracterizado como compra de voto, e o candidato poderá pegar multa ou até ter o registro de candidatura cassado.

O termo ainda deixa estabelecida a multa no valor de 3.000,00 para candidatos ou coligações que descumpram qualquer uma das cláusulas.

18 de julho de 2012

Jovem uruçuiense se destaca no jiu-jitsu em Brasília-DF

O esporte de Uruçuí continua com grande foco

O jovem urucuiense Francisco Lima, de 28 anos, conhecido como Chiquinho, já residindo em Brasília há 13 anos, e vem conquistando títulos no jiu-jitsu. Chiquinho é lutador desta arte marcial há 3 anos.Segundo ele, começou a praticar jiu-jitsu devido um problema de hipertensão. O medico recomendou que fizesse alguma atividade física para controlar a doença sem uso de medicamentos.

Ele é Atleta de competição da academia "Dois de Ouro", do segundo batalhão de policia militar do Distrito Federal. É federado pela FBJJ (Federação de jiu-jitsu esportivo do Distrito Federal). Além disso, participa de torneios de nível nacional organizados pela Federação brasiliense e pela Confederação brasileira; luta na categoria adulto peso medio ate 81 kg.Francisco vem de uma seqüência de 5 pódios consecutivos. O lutador já coleciona bastante títulos na arte, entre eles:

- Vice-campeão da 5a copa Ceilândia de jiu jitsu organizado pela FBJJ em conjunto com o SESC ceilândia, realizado no SESC Ceilâdia em 31/03/2012;
- Campeão do torneio Brasilia Cup 2012,Organizado pela FBJJ em conjunto com a Universidade Catolica de Brasilia(UCB) realizado na Universidade Catolica de Brasilia em 24/04/2012;
- Terceiro lugar Copa Juquinha de jiu_jitsu organizado pela academia Gracie Humaita,realizado no,Rio de Janeiro,em 29/04/2012;
- Terceiro lugar absoluto (independente da categoria de peso) Copa Juquinha de jiu_jitsu organizado pela academia Gracie Humaita ,realizado no Rio de Janeiro,em 29/04/2012;
- Terceiro lugar Campeonato Brasiliense de jiu-jitsu 2012 organizado pela FBJJ,realizado no ginasio Cave, no Guara em 27/05/2012;

Francisco esta em Uruçuí de férias, mas esta treinando para participar do International Open Rio, onde lutará dia 26/07/2012, no Tijuca Tênis Clube.

"É com muito orgulho que eu represento esse lugar maravilhoso que é nossa cidade, e quando ouvirem falar de algum campeonato de jiu-jitsu, pode ter certeza que tem um uruçuiense representando vocês!", disse orgulhoso Chiquinho.

Francisco Lima é filho de Cêlha Maria Ferreira Lima e do mecânico Francisco Assis Lima (mais conhecido como manso).

05 de julho de 2012

Disputa eleitoral em Uruçuí contará com quatro candidatos

O atual prefeito, com mandato conturbado, tentará a reeleição

Em Uruçuí, cidade do sul do estado que fica aproximadamente a 453 km de Teresina, as campanhas eleitorais para este ano estão acirradas. Quatro candidatos disputarão o cargo máximo do executivo municipal, sendo que todos os nomes são bem cotados pela população para o pleito eleitoral de 2012.

Em convenção realizada no dia 29 do mês passado, a coligação que conta com os partidos: PTB, PDT e PRB, homologaram a candidatura do ex-deputado Leal Júnior (PSB) e do seu candidato a vice-prefeito Baltazar.

Em sua fala Leal Júnior destacou a importância da formação de uma chapa comprometida com o povo e completou: "Nós estamos iniciando um processo para buscar o apoio popular. Para conquistar o eleitor. Para dizer das nossas propostas, para dizer dos nossos compromissos. Para dizer que a nossa vontade aqui, acima de tudo é de trabalhar por Uruçuí. Para dizer que não temos projeto pessoal."

O candidato ainda alfinetou o atual poder executivo municipal quando relatou que: "As pessoas que aqui chegam ficam encantadas com o trabalho da iniciativa privada, as pessoas que aqui chegam também percebem a presença do poder público federal e do poder público estadual, mas as pessoas que aqui chegam percebem que aqui não há a presença do poder municipal."

O candidato a vice-prefeito, Baltazar, era cotado para exercer o mesmo cargo na tentativa de reeleição do atual gestor do município, Valdir Soares, mas teve seu apoio cancelado por determinação do diretório estadual do partido ao qual é filiado. Além de Baltazar, outras lideranças também cancelaram o apoio ao candidato à reeleição.

Valdir Soares (PT), que teve um mandato conturbado, marcado pelo rompimento com seu vice logo após a sua eleição e pelo número de vezes em que foi afastado do cargo, tenta a reeleição tendo como candidato a vice-prefeito o ex-pároco da cidade Padre Zezinho (PT).

O atual prefeito e candidato a reeleição teve seu mandato julgado pela última vez na manhã de terça-feira (03). Mesmo acusado de enriquecimento ilícito e peculato, Valdir permanecerá no cargo por decisão do desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, relator do processo e presidente da 1ª Câmara.

Outros nomes cotados para as eleições deste ano em Uruçuí são os de Rita Melo (PSDB), que terá sua candidatura apoiada pelo deputado estadual Luciano Nunes e tem como candidato a vice-prefeito Altair Fianco (PHS); e Renata Coelho (PMDB), esposa do ex-prefeito Chico Filho, que tem como candidato a vice-prefeito Pedro Cortez (PSB).

Cancelamento de filiação

Informações repassadas dão conta de que dois candidatos ao legislativo municipal cancelaram suas filiações ficando fora do processo eleitoral. Carlos Silva, presidente do sindicato dos motos-taxistas de Uruçuí, e Ribamar Mateus, ambos do PSD, solicitaram o desligamento.

Carlos Silva cancelou sua filiação por não apoiar a aliança feita entre o partido em que estava filiado e o PMDB e não decidiu ainda quem apoiará nas eleições durante o pleito.