• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • Clínica Shirley Holanda
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Uruçuí

26 de outubro de 2012

24 de outubro de 2012

Vereadores aprovam as contas do ex-prefeito Chico Filho referentes a 2007

Quem fez a leitura do relatório foi o vereador Cilton Miranda durante a sessão especial

As contas do ex-prefeito, Francisco Linhares Donato Filho (Chico Filho), referentes ao ano de 2007 foram submetidas à votação na manhã de hoje (22). Com sete votos favoráveis e dois contra, as contas do ex-prefeito foram aprovadas.

O vereador Cilton Miranda, fez a leitura do relatório manifestando-se favorável a aprovação das contas. Já o vereador e presidente da casa, Servulo Carvalho, manifestou-se contrário à aprovação, justificando sua posição ao ressaltar o controle que a Câmara exerce quando vota uma prestação de contas se refere ao controle político, não o partidário, mas o político no sentido administrar.

Sérvulo Carvalho citou várias irregularidades da ex-administração de Chico Filho. O parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi desfavorável a prestação de contas.

Boy disse que duas prestações de contas já foram aprovadas e que duas ainda estão por vir, e que na sua visão foi a atitude mais imoral cometida pela Câmara, pois as prestações contém erros imperdoáveis. O vereador João Caçula foi mais cauteloso e apenas agradeceu a presença do público e disse que breve outros parlamentares estarão sentindo na pele o que é julgar uma administração, referindo-se aos que acham que seja fácil aprovar e/ou desaprovar as contas de gestores. Os demais vereadores presentes não quiseram usar o microfone, apenas votaram em um ato secreto as prestações de conta.

Alguns populares se fizeram presentes ao plenário para acompanhar a votação durante a sessão.

16 de outubro de 2012

Conheça os candidatos eleitos que vão para o legislativo em Uruçuí

Alguns foram reeleitos e outros são novos na casa

Atualmente a Câmara de Veadores de Uruçuí é composta de nove vagas, mas a partir do ano que vem ela ganha mais duas. Depois de encerradas as apurações e de tudo já definido, as urnas colocaram sete novos vereadores naquela. Quatro vereadores conseguiram reeleição. Nesta legislatura que se encerra em fevereiro de 2013 nenhuma mulher faz parte da Câmara, com os eleitos este ano a nova composição ganha uma força feminina, cinco são mulheres conseguiram serem eleitas.

Quociente Eleitoral

A distribuição das vagas na casa legislativa de Uruçuí, como em todo país, ficou definida depois do calculo do Quociente Eleitoral - resultado da divisão do número de votos válidos no pleito (todos os votos contabilizados excluídos brancos e nulos), pelo total de lugares a preencher na Câmara. Os votos validos para vereador nesta eleição somaram 11.954, como são 11 vagas, o quociente eleitoral encontrado foi de 1086 votos.

Quociente Partidário

Feito o cálculo do quociente eleitoral, é realizado o cálculo do quociente partidário, que vai dizer a quantidade de candidatos que cada partido ou coligação vai ter no Parlamento. Para chegar ao quociente partidário, divide-se o número de votos que cada partido/coligação obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos as legendas conseguirem, maior será o número de cargos destinados a elas. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados de partido ou coligação, até o número apontado pelo quociente partidário.

Vagas por coligação

Depois dos cálculos que definem as vagas para as coligações de acordo com o quociente eleitoral e patidário, ficou assim as vagas por coligação em Uruçuí:

1. Coligação "A Vontade do Povo" teve 4.932 votos, dando direito a cinco vagas na câmara.
- Toinha
- Patrícia Moreira
- Drª Adriana Cavalcante
- Cilton Miranda
- Sérvulo Carvalho

2. A coligação "Unidos para Mudar" obteve 2.210 votos, conseguindo duas cadeiras na câmara.
- Tânia Fianco
- Jackson Coelho

3. A coligação "Força e Vitoria" teve 2.619 votos e assim obtendo três vagas.
- Eliane Santana
- Geraldo Filho
- Juarez Maia

4. Já a coligação "Por Amor a Uruçuí, o Trabalho Continua" conseguiu 1.133 votos dando direito a apenas uma vaga.
- Edivaldo Lima, o Boy

09 de outubro de 2012

05 de outubro de 2012