• Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner
União

Prefeitura realizou ações em alusão ao Novembro Azul

Prefeitura percorreu todos os postos de saúde com ações

08/12/2018 19:16h - Atualizado em 08/12/2018 19:22h

A Prefeitura Municipal de União realizou, através da Secretaria Municipal de Saúde, ações em alusão à campanha Novembro Azul, que é lembrado o mundo todo como de combate ao câncer de próstata. Na oportunidade as equipes levaram palestras de conscientização e serviços voltados à população masculina para as Unidades Básicas de Saúde do município.

“A campanha aconteceu durante todo o mês de novembro e além de levar informações sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção, as ações ainda levam atendimento. Realizamos exames de sangue (PSA), sempre buscando a prevenção e a conscientização da população. Foi mais uma campanha com resultados positivos”, destacou a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, também destacou a importância da prevenção ao câncer de próstata. “A prefeitura está aproveitou as ações contra o câncer de próstata pra alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde também sob outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres. É preciso entender a importância da prevenção e todos os envolvidos nesta campanha estão de parabéns!”, frisou o gestor.

PREVENÇÃO

Todo homem deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos de idade. Na rede pública, o primeiro atendimento deve ser feito através da Unidade Básica de Saúde. É marcada uma consulta com o clínico geral que faz a orientação, pede exames e realiza os encaminhamentos necessários. 

Geralmente, o primeiro exame solicitado é de sangue, o chamado PSA. Caso este apresente alguma alteração, o médico avalia a necessidade do exame de toque retal e posteriormente de ultrassom da próstata. O encaminhamento para o urologista é também feito através da unidade básica.


Fonte: Ascom

Deixe seu comentário