Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura orienta funerárias sobre regras para velórios e translado

Prefeitura de União orienta funerárias sobre regras para velórios e translado durante a pandemia

10/06/2020 12:47

A Prefeitura de União, por meio da Secretaria de Obras e Vigilância Sanitária, realizou junto aos representantes de funerárias que atuam em União, nesta quarta-feira (10), uma reunião conjunta para reforçar sobre o resumo das recomendações para funerárias em relação aos procedimentos de translado e  preparação do cadáver, além de outras orientações para os velórios durante a pandemia, inclusive em relação a crematórios.

Entre as recomendações constam: o tempo de velório deve ser o mais breve possível, sendo restringido a familiares e em quantidade reduzida; toda a vestimenta de EPI’s usada pelos trabalhadores deve ser descartada em saco plástico e queimada; não deve haver contato físico com o cadáver e nem com superfícies próximas durante o velório; entre outras orientações.

De acordo com a diretora municipal da Vigilância Sanitária, Márcia Pierot, as orientações a serem seguidas pelas funerárias são oriundas da Vigilância Sanitária Estadual, feitas para serem seguidas em todo o Piauí.   

“É um protocolo estadual em relação ao que deve ser feito durante o período da pandemia. O que ocorre é que em muitos casos as famílias não querem respeitar as orientações, querendo abrir o caixão ou mesmo prolongar a duração do velório, aumentando o tempo e o contato com o cadáver. Em casos assim, as empresas funerárias devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária para que possamos adotar as medidas necessárias”, explica Márcia Pierot.

Mais sobre: