Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fotos mostram por que vale a pena conhecer e explorar União

Vale do Tucunaré e outras paisagens da natureza no município

14/08/2012 08:16

São muitos os motivos para vir a União (60 km de Teresina) e se apaixonar!. A começar pela natureza que é sempre generosa com as paisagens espalhadas entre zona urbana e rural de todo o município. Aqui a população acolhe quem chega e por isso quem vem sempre quer voltar.

UM POUCO DA HISTÓRIA (FONTE: Wikipédia)

União teve sua origem em uma fazenda de gado com a denominação de "Fazenda do Estanhado" que foi fundada no início do século XIX, por iniciativa de seu proprietário de nome desconhecido. No local, foi construída uma capela para o exercício espiritual de sua família. A construção da capela fez com que se formasse um núcleo populacional em seus arredores que teve rápido desenvolvimento, decorrente da fertilidade das terras da região.

Igreja matriz de Nossa Senhora dos Remédios

No dia 23 de Outubro de 1954, verificou-se a instalação solene da vila anexada à comarca de Campo Maior. Para contribuir com o patrimônio da vila, o coronel de ilustre família piauiense, João do Rêgo Monteiro, que veria a ser o futuro Barão de Gurguéia, fez uma doação de extensas áreas de terras margeando o Rio Parnaíba, local onde se acha edificada a cidade. No regime Republicano, elevou-se a vila do Estanhado à categoria de cidade através do decreto estadual (28 de Dezembro de 1889). A cidade foi oficialmente instalada em 15 de novembro do ano seguinte.


Em 28 de Abril de 1890, foi anexado à comarca de União, através de decreto estadual, o município de Livramento, hoje José de Freitas, que até então era subordinado à comarca de Campo Maior. Três anos mais tarde, em 12 de dezembro de 1893 foi extinta à comarca de Campo Maior onde permaneceu até 12 de junho de 1896. Em 9 de junho de 1898 foi criado o distrito de Livramento e anexado à comarca de União da qual se desmembrou em 6 de abril de 1931 em face da criação da sua própria comarca, mas em 1937 retornou a jurisdição de União.

Praça Barão de Gurguéia

Morro do urubú

TURISMO DE UNIÃO: (FONTE Wikipédia)

O município de União, apresenta alguns pontos de valor turístico.

Morro do Urubu: Também chamado de Morro do Cruzeiro. Encanta pela sua beleza natural de um morro ocorrido como todos os morros do mundo por um acidente geográfico constituído por pequena elevação de terreno com declive suave.

Kais: Local com várias barracas, oferecendo diversos tipos de peixes, entre eles, o prato típico Arenga na Brasa. O local fica localizado às margens do rio Parnaíba.

Igreja Matriz: Nossa Senhora dos Remédios, esse é o nome da igreja, é datada do tempo do surgimento da cidade. Ela encanta por sua beleza e por sua antiguidade.

Cachoeira da formosa: A Cachoeira da Formosa, assim como é chamada, fica localizada na localidade Formosa no interior do município de União.

Canto da Cana-Brava: Este local fica localizado no interior do município de União na localidade Cana-Brava, apresentando uma paisagem natural. Neste local destacam-se os velhos poços naturais que nunca secam, as piscinas naturais, rochas elevadas construídas pela ação dos ventos, um paredão de pedra (rocha), entre outros.

Parque Beira-Rio : local de lazer que envolve práticas culturais e esportivas. O parque oferece pista para caminhada, campos de futebol, vôlei, quadras de basquete e tênis.

Avenida Felinto Rêgo: a principal via da cidade conta com os principais serviços de bares, lanchonetes e pizzarias da cidade.

Barragem Felinto Rêgo: o local possui lindas paisagens com espelhos e quedas d´água.

Morro do Apache Clube: localizado no alto de um morro, é um clube que possui piscinas, serviço de bar e possibilita uma visão aérea da cidade.

Isaac do Acordeon

Praça Barão de Gurguéia: mais conhecida com "Praça da Igreja Matriz", é a praça que recebe unionenses e visitantes para visitação às barracas, à praça de alimentação e às apresentações culturais durante o festejo de São Raimundo Nonato, que é uma das maiores festas religiosas e culturais do Estado.

Morro do Boreu: localizado no centro de União, este local recebe vários visitantes que se divertem ao som de um dos blocos carnavalescos mais animados da cidade. O Boreu ainda dispõe de uma bonita praça arborizada para reuniões entre familiares e amigos, e campo de futebol society.

Vale do Tucunaré: localizado a alguns quilômetros da sede do município, este local oferece passeio em trilhas ecológicas, piscinas naturais, cachoeiras, pousadas, além de comidas típicas da região. Localizado à beira do rio Parnaíba, possibilita aos visitantes tranquilidade e contato direto com a natureza.

Casa do Artesão: este local expõe produtos artesanais produzidos pelos artesãos locais.

Imagem aérea da igreja matriz

Localidade Formosa

Barragem Felinto Rêgo

CULTURA UNIONENSE (FONTE: Wikipédia)

O munícipio de União possui um dos raros corais do mundo formados por vaqueiros. O Coral de Vaqueiros de União é composto por homens simples da zona rural do município, que cantam e tocam músicas já conhecidas do público, e é conhecido em todo Brasil. É destaque também na música, a banda Validuaté, que teve origens culturais na cidade, e é reconhecida no Piauí e fora do Estado. Os principais componentes da banda são unionenses. O município se destaca por sua religiosidade com os festejos que são realizados nos bairros durante todo o ano. Dentre os mais importantes destacam-se os festejos de São Sebastião, de São Francisco de São Judas que acontecem nos bairros de mesmo nome. A maior movimentação religiosa do município são os festejos de São Raimundo Nonato, que é o sando hospedeiro da cidade (Entre os dias 21 e 31 de agosto). Os festejos da padroeira Nossa Senhora dos Remédios acontecem entre os dias 06 e 16 de outubro.

Localidade Novo Nilo

Rio Parnaíba

Coral dos Vaqueiros

Vale do Tucunaré

FOTOS: noticias de união, dono da notícia, união sem fronteiras e divulgação

Fonte: Wikiédia
Por: Geysa Silva
Mais sobre: