Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FESTEJO: Dia Nacional dos Vaqueiros foi comemorado em União

vaqueiro de várias cidades comemoram sua data

01/09/2014 21:45

Um dos dias mais esperado durante os festejo de São Raimundo Nonato na cidade União, a 54 km ao norte da capital do Piauí, foi o Dia Nacional dos Vaqueiros no país que é comemorado em especial nesta cidade dia 29 de agosto, essa data foi dada comemorativo nacional pelo o ex-presidente da república Luis Inácio Lula da Silva.

De acordo com moradores mais antigos de União, nesta cidade aconteceu a primeira procissão de vaqueiros do país, até os dias atuais essa tradição vem se mantendo fortalecida. A cidade possui o maior coral de vaqueiro do Brasil, com reconhecimento nacional, chegou a se apresentar para grandes autoridades em Brasília. Vaqueiros se sentem triste pelo fato de ter um museu abandonado, pois temem sua história se apagar aos pouco com a falta de compromisso das autoridades.

Após percorrem por algumas ruas de União, vaqueiros de várias cidades do Piauí e de outros estados tiveram seu momento religioso, renovando a fé lotando toda igreja matriz. Um dos momentos marcante da celebração comandada pelo Padre �‚ngelo, foi a entrega de vários peças de uso de vaqueiro aboiado durante o ofertório, além de músicas cantadas pelos próprios vaqueiros.  

Fonte: Fotos: Wilson Sampaio e Ossian Melo
Por: Ossian Melo
Mais sobre: