Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Educação do município vive uma nova realidade

Secretário enumerou ações e conquistas da gestão de Dr. Paulo Henrique na educação, durante pronunciamento

16/03/2019 14:11

“Ainda há muito que se fazer, mas os avanços são uma realidade e a educação pública do município vive uma nova realidade”, foi o que deixou bem claro o secretário de Educação do município, Marcone Martins, durante pronunciamento realizado durante a última sessão da Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (14).

 O secretário atendeu convite dos parlamentares do município e foi até a sede do legislativo para esclarecer dúvidas e questionamentos. Na ocasião, também foi apresentado um relatório de ações, investimentos e conquistas realizados pela gestão municipal, atualmente liderada pelo prefeito, Dr. Paulo Henrique Costa, em prol da melhoria da qualidade do ensino ofertado.

“Fomos até lá para mostrar que ao contrário do que algumas pessoas tentam colocas, a nossa Educação está avançando e ofertando um ensino de maior qualidade aos estudantes. Levamos dados e documentos que comprovam esses avanços e conseguimos mostrar de forma clara e objetiva aos vereadores e para a população unionense”, disse o secretário.

MELHOR IDEB DA HISTÓRIA

Um dos destaques do pronunciamento feito pelo secretário foi o índice do IDEB, que em 2017 atingiu a média de 4,7 que estava prevista para este ano (2019). “Estamos investindo bastante para avançarmos mais e atualmente o município conta com uma equipe de professores que receberam capacitação em Teresina para trabalhar prioritariamente a melhoria do nosso IDEB”, destacou.

SUPERVISÃO MAIS PRESENTE

Outro ponto questionado pelos vereadores e destacado pelo secretário foi a atuação dos supervisores em Educação. “Hoje os nossos supervisores estão mais presentes dentro das escolas. Contamos com uma van que faz o deslocamento desses profissionais e eles já chegam lá pautados com relatórios e atividades para realizarem junto aos servidores e estudantes”, citou.

NUCLEAÇÃO

Marcone também explicou detalhadamente como se deu o processo de nucleação de algumas escolas do município. “Isso não vem de agora. Já recebemos o município com diversas escolas nucleadas e fizemos a nucleação de algumas escolas sim, mas antes realizamos um estudo, uma análise que foi levada ao Conselho e a Promotoria do município. Fizemos tudo dentro da lei, ao contrario de outros episódios de nucleação feitos em gestões passadas”, explicou.

O secretário enfatizou ainda que os resultados da nucleação já são visíveis. “O objetivo deste processo é unicamente a melhoria da qualidade da nossa Educação! Queremos que nossos estudantes tenham um ensino de verdade e possam pleitear vagas nas universidades, tendo mais oportunidades. Com o multisseriado que era ofertado antes, isso não seria possível. Hoje já recebo pais de alunos que antes eram radicais a este processo e já elogiam, pois sabem que os filhos estão realmente aprendendo na escola”, explica.

TRANSPORTE E MERENDA ESCOLAR

Marcone explicou a logística do transporte no município, que melhorou significativamente na gestão liderada pelo prefeito, Dr. Paulo Henrique. “Os ônibus são mais novos, exigimos dos proprietários uma qualidade para oferecer mais conforto aos nossos alunos e isso também é parte do processo de nucleação”, citou.

Questionado pelos vereadores sobre a distribuição da merenda para as escolas, o secretário esclareceu que o depósito encontra-se com estoque suficiente para atender as escolas. “Por questões de logística para abastecer todas as escolas, pode ter ocorrido a falta de alguns itens em algumas escolas, o que não ocorreu por mais de dois dias. Convido a todos que se dirijam e vejam que o nosso depósito encontra-se ‘abarrotado’ de merenda para atender as nossas escolas. Lembrando que os recursos federais para merenda só chegam no mês de março, mas iniciamos as aulas em fevereiro com merenda em todas as escolas”, explicou.

APOIO A OUTRAS ENTIDADES

Marcone destacou ainda a parceria entre a gestão municipal e outras entidades, como por exemplo, a APAE e o PCIME. “Nosso prefeito tem sido muito sensível dando total apoio para essas entidades, especialmente a APAE que tem mostrado grandes resultados na educação inclusiva do nosso município”, explicou.

OBRAS E REFORMAS

Marcone explicou que muitas escolas ainda precisam de reparos em instalações elétricas e hidráulicas. “Estamos licitando uma empresa para cuidar disso especificamente, pois atualmente ainda é um ‘gargalo’”, explica. O secretário destacou a reforma de várias escolas e a reforma e ampliação da U. E. Maria de Lourdes Craveiro, que passará a atender mais 120 alunos na zona urbana.

Ao final do pronunciamento, o secretário agradeceu a equipe da SEMED e ao prefeito, Dr. Paulo Henrique. “Agradeço ao prefeito pela oportunidade e confiança e a toda nossa equipe, sem eles nada disso seria possível. Somos uma equipe incansável e que segue lutando pela melhoria da nossa Educação. Marcone recebeu cumprimentos e elogios por parte dos vereadores que marcaram presença.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Mais sobre: