Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia do Trabalhador é marcado pela 1ª edição do União em Ação

Projeto será realizado nas principais comunidades do município

01/05/2019 19:34

Ofertar serviços de cidadania, realizar ações e atividades educativas, levando a presença da gestão municipal para o cotidiano das pessoas são objetivos do projeto União Em Ação, que foi lançado na manhã desta quarta-feira (1º de maio) em União.

A primeira edição do projeto que também será realizado nas principais comunidades do município, realizou-se na Praça de Eventos, tendo o início marcado por uma aula de alongamento com educadores físicos e uma pedalada, organizada pela Secretaria de Esportes, que percorreu as principais vias do centro da cidade.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve presente durante todo o evento e informou sobre a continuidade do projeto. “É mais um projeto em benefício da população unionense. Estamos felizes em poder ofertar, de uma só vez, tantos serviços que são importantes para todos. É um projeto que iremos levar de forma itinerante para as principais comunidades do nosso município. Todos os envolvidos estão de parabéns! A nossa população merece o melhor”, destacou o gestor.

Durante toda a manhã centenas de pessoas participara do projeto que ofertou para a população uma variedade de serviços gratuitos de cidadania. Na área de beleza e estética, por exemplo, foram ofertados cursos e serviços de maquiagem, penteado, corte de cabelos e design de sobrancelhas, manicure e limpeza de pele.

A Saúde esteve presente disponibilizando para a população serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de IMC, serviços odontológicos, atividades físicas e ações do CAPS.

A Educação também participou do evento disponibilizando um espaço pedagógico (com atividades de letramento, jogos e pintura), um espaço lúdico (com exibição de filmes e brincadeiras infantis) e oficinas diversas.

Na sede da SEMASC, a população contou com atendimentos e informações sobre os programas e os benefícios ofertados no município. Muitos populares aproveitaram para realizarem a emissão de documentos como RG, Carteira do Idoso, Passe Livre e outros. A Secretaria disponibilizou ainda o espaço Criança Feliz, que contou com teatro com fantoche, cantinho da pintura, espaço lúdico, brinquedos, exposição de fotos e trabalhos já realizados no programa.

A Justiça Itinerante, através do NUPEMEC, realizou atendimentos para mediação de conflitos e tirou dúvidas dos cidadãos com agendamento e realização de Sessão e Conciliação e Mediação Pré-Processual (questões de família e cível, direitos de vizinhança, danos morais, materiais, pensão alimentícia, guarda de filhos, exoneração de pensão de alimentos, divorcio).

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAMA) disponibilizou um espaço com degustação de alimentos feitos com babaçu e realizou a distribuição de centenas de mudas de plantas para a população. O evento ainda contou com a animação de várias bandas locais.

Para a dona de casa Francisca Maria, a iniciativa trouxe oportunidades. “Para nós é uma iniciativa de grande importância. É oportunidade de conhecermos de perto as ações da prefeitura e também obtermos informações que muitas vezes não sabemos. Eu, por exemplo, aproveitei para fazer a emissão de um documento de um filho meu!”, pontuou.

Mais sobre: