Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

#XôAedes SÁBADO DA FAXINA, é iniciado com sucesso no Sucupira"

O secretário de saúde, Márcio Sá, acompanhou 'in loco' a ação de ataque ao AEDES realizada em conjunto com a SLU

10/01/2016 01:38

Foi iniciada na manhã deste 09/01/2016, no bairro do Sucupira, zona norte de Timon, uma operação conjunta denominada SÁBADO DA FAXINA, que visa atacar o mosquito AEDES AEGPTY antes que ele infecte a população com Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus.

O Secretário Márcio Sá segura um copo de água mineral que foi encontrado pelos agentes de endemias, cheio de larvas do AEDES.

Com o início do período a presença do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus tende a aumentar em Timon. Para conter a presença do Aedes aetypti, a Secretaria de Saúde da Prefeitura, na pessoa do titular da pasta, Márcio Sá, realiza por determinação do prefeito Luciano Leitoa, uma série de ações baseadas no Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Aedes Aegypti) que aponta quais bairros tem maior presença do inseto. A ação tem como parceiro desde sua concepção, o superintendente de limpeza urbana, Neto Peças.

O esquadrão da limpeza é de fundamental importância no ataque ao AEDES

Os bairros identificados com necessidade iminente de ações desta natureza serão priorizados. O brejo do Sucupira, feito hoje, e no próximo sábado(16) o Bairro Cidade Nova são os que o Liraa apontou como prioridades.

Combate

Saúde e ...

“As nossas equipes já estão trabalhando em toda cidade. Vamos intensificar as ações de combate ao mosquito realizando mutirões nas mais diversas regiões da cidade”, explica o secretário de Saúde, Márcio Sá.

Os mutirões têm por objetivo sensibilizar e conscientizar a população da importância do comprometimento de cada um ao manter limpos seus imóveis para que não haja depósitos propícios para proliferação do mosquito Aedes aegypti, e demais vetores presentes no município. Além do combate ao Aedes, os agentes aproveitam para conscientizar sobre a Leishmaniose e outras zoonoses. Mais de 100 homens e mulheres da secretária de saúde e SLU participaram da ação.

...Limpeza Urbana trabalhando em conjunto no ataque ao AEDES

Durante a visita domiciliar, é realizada a inspeção do imóvel, orientação, eliminação dos focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes, distribuição de panfletos informativos e esclarecimentos sobre os serviços prestados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Os imóveis em situação serão notificados e estarão sujeitos à multa.

Além das ações já realizadas nos demais mutirões pelos agentes, haverá o apoio da SLU (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) com caminhões, trator, caçamba e pá carregadeira, para a limpeza de alguns imóveis em situação crítica. Os agentes comunitários de saúde e unidades de saúde dos bairros também estarão envolvidos na ação.

 

PUBLICIDADE:

:

Fonte: Lucas Stefano
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: