Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Povoado São Miguel recebe atendimentos do mutirão da saúde

O mutirão contou ainda com serviços do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): vacina antirrábica, teste rápido de calazar, recolhimento, agendamentos e orientações.

04/04/2016 15:58

Ampliar atendimentos. Esta é a proposta da Secretaria Municipal de Saúde de Timon ao realizar, durante toda a manhã do último sábado (02.04), um mutirão destinado à população do Povoada São Miguel.  Em parceria com a Secretaria da Mulher e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), a ação ofereceu diversos serviços à comunidade, que solicitou o mutirão e, prontamente, foi atendida.

Entre os serviços oferecidos, a população de São Miguel pôde ter atendimento médico, bem como marcação de exames e consultas, realização de exame citológico, distribuição de medicamentos (mediante receita médica); atendimentos em enfermagem, como aferição de pressão, teste de glicemia, atualização de vacinas; e odontológico, como: escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor.

De acordo com o secretário de saúde, Márcio Sá, esta ação será realizada a cada 15 dias em uma localidade diferente; a ideia é ampliar os atendimentos em saúde à população da zona rural. “A população de São Miguel tem o atendimento da equipe do posto do Tamanduá, que vem periodicamente atender aqui na escola, e o serviço odontológico em Barra das Pombas. Mas a região aqui é muito grande, e para garantir que todos tenham acesso à saúde e nenhuma família fique sem atendimento, estamos estendendo esse trabalho. Vamos fazer a mesma ação em toda a zona rural. Daqui a 15 dias, estaremos em outra localidade”, explicou ele.

Socorro Costa mora há 50 anos no povoado e recebeu com alegria a notícia de que o mutirão estaria perto de sua casa. “Achei muito bom que a Prefeitura atendeu nossa solicitação; nós estávamos precisando. Eu mesma estava com a pressão alta e não podia ir até Timon, então hoje aproveitei para falar com o médico e ainda medir minha pressão”, disse.

“Trouxe meu filho de 6 anos para vacinar e consultar com o médico. Esses serviços vieram em uma boa hora, todos aqui estavam precisando mesmo”, contou a dona de casa Luciene Rodrigues.

O mutirão contou ainda com serviços do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): vacina antirrábica, teste rápido de calazar, recolhimento, agendamentos e orientações. Além de um posto de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e agentes de endemias fazendo visitas nas residências.

PUBLICIDADE:

Fonte: SECOM
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: