Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cemar orienta sobre os perigos de empinar pipas próximo à fiação elétrica

Ao deixar uma pipa enroscar na fiação, tanto as crianças quanto a população do bairro pode ser afetada.

10/07/2016 17:52

O período de férias já chegou! Com o clima quente, as ruas tornam-se o lugar das brincadeiras de muitos desses pequenos. E qual criança não gosta de montar e ver a sua pipa rodopiando no ar? Mas se a brincadeira não tiver o cuidado, há um perigo escondido nesse colorido do céu: a fiação elétrica.

 

A Companhia Energética do Maranhão durante palestras em escolas e nas comunidades vem alertando ao longo do ano pais e alunos sobre os cuidados com a rede elétrica. Ao deixar uma pipa enroscar na fiação, tanto as crianças quanto a população do bairro pode ser afetada.

E quando as pipas ficam enganchadas na fiação?  A orientação é que não tentem tirar essa pipa. Pois muitas vezes a criança percebe que pode pegar, sem medir esforços e é extremamente perigoso, sendo um risco até fatal.

O melhor é que essas brincadeiras sejam feitas em locais que não tenham rede elétrica próxima, preferencialmente em campos abertos ou parques. A Companhia periodicamente tem feito manutenção na rede elétrica, inclusive fazendo a limpeza desses cabos.

Em caso de acidente com choque elétrico, nunca toque na vítima e não fique próximo de fios e objetos que estejam em contato com ela. Chame o Samu no 193, e comunique a Cemar através do 116 e informe a situação com o local exato e ponto de referência.

Observe o comparativo donúmero de ocorrências de pipa na rede registradas pela Cemar em todo Maranhão.

Resumo Cemar

ANO

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

Total

2016

163

360

276

128

133

207

1267

2015

154

144

124

172

188

266

1048

PUBLICIDADE:

Fonte: Aline Santos - Ascom CEMAR
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: