Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caminhada de conscientização marca Dia D, em Timon

O secretário de saúde Márcio Sá, grande entusiasta da campanha contra o AEDES, esteve à frente de seu 'exército de combate' durante toda a caminhada.

04/12/2015 15:47

Caminhada contra a dengue reúne aproximadamente 300 pessoas em Timon

IMG_4297

Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada de conscientização contra a dengue e chikungunya, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), nesta sexta-feira (4/12), no Bairro Cidade Nova. A ação marca o Dia D contra as doenças no município.

IMG_4270
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Marcio Sá, essa é uma mobilização preventiva que tem como objetivo orientar a população visando diminuir os problemas endêmicos dentro da cidade.
“Nossa proposta é trabalhar a prevenção, por meio de atividades educativas como esta. Hoje nosso foco é combater o mosquito AedesAegypti transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e agora a zica, que está associada à causa da microcefalia. Então começamos esse trabalho com o bairro Cidade Nova, onde ainda se tem um índice um pouco elevado com relação à dengue, mas depois estenderemos a ação a outros bairros de Timon” falou o gestor.

IMG_4250
A caminhada contou com a participação dos alunos da Unidade Escolar João Fonseca Maranhão, que acompanharam o trajeto carregando faixas educativas. Ainda durante a ação, os agentes de combate às endemias fizeram orientações, por meio de panfletos informativos, para combater o mosquito vetor.

“O modo mais simples de se prevenir contra essas doenças é evitar o nascimento do mosquito, uma vez que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Por isso, é necessário eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. Assim, é importante que a comunidade siga regras básicas, como não deixar a água parada, mesmo quando limpa, em qualquer tipo de recipiente”, falou Dolamito Marques, coordenador de Endemias de Timon.


O slogan da campanha deste ano é “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, fazendo referência também à febre Chikungunya, uma doença parecida com a dengue.

Fotos: Lucas Stefano

PUBLICIDADE

:

Fonte: Lucas Stefano
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: