Timon

40 mil R$/ano serão economizados com iluminação de led em Timon

Somente na Avenida Piauí e Ponte da Amizade serão instaladas 161 novas luminárias.

26/05/2014 20:53h

Compartilhar no

Depois de concluir a primeira etapa para a instalação da iluminação com tecnologia LED na Avenida Piauí, a Prefeitura de Timon, através do Departamento Municipal de Iluminação Pública (Demip), dará início, nesta semana, à construção das bases de sustentação dos postes. O investimento para a obra é de mais de 1 milhão de reais, que serão compensados pela economia de energia proporcionada pelo LED – em torno de 70% –e também pela diminuição dos gastos com manutenção, uma vez que essas luminária possuem durabilidade cinco vezes superior à de sódio. Assim, a mudança trará uma economia de cerca de 40 mil reais por ano para a Prefeitura.

Previsão para a conclusão da obra é até o final do mês de junho. Este será um modelo de iluminação inovador para Timon. Somente na Avenida Piauí e Ponte da Amizade serão instaladas 161 novas luminárias. Os cabos e luminárias que serão retirados do local serão reaproveitados para a iluminação de 3,6km de perímetro urbano da BR-226, no trecho do Posto Fiscal ao final do asfalto, beneficiando moradores dos bairros Parque Alvorada, Vila do Bec, Joia e entorno. O reaproveitamento vai render ao município uma economia de aproximadamente 150 mil reais.

Além da economia, a nova iluminação resultará no aumento no nível de iluminação, melhorando o alcance para câmeras de segurança, além dos benefícios ao Meio Ambiente, com a redução de quantidade de CO2 emitido para cada kilowatt de energia economizada.

Outras ações

O Demip também tem se empenhado em manter a uma iluminação pública adequada em toda a cidade. Somente no mês de abril, foi realizado o total de 750 atendimentos em pontos apagados – dos quais 522 na zona urbana e 228 na zona rural – e 78 intervenções de substituições de lâmpadas vapor sódio por vapor metálico, totalizando 828 intervenções somente em abril e quase 3 mil somente nos primeiros meses de 2014.

Também já estão em processo de licitação os projetos de iluminação da Av. Luis Firmino de Sousa, no trecho que vai do IFMA ao Residencial Julia Almeida, e de mais 5 campos de futebol na zona rural.

Compartilhar no
Fonte: Lucas Stefano
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário