• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Simões

02 de janeiro de 2019

Xand Avião fará show no aniversário de Simões

Cantor foi anunciado durante festa da virada no município

O prefeito de Simões, José Wilson de Carvalho, anunciou na madrugada desta terça-feira, 1º de janeiro, durante a festa da virada que acontecia em praça pública, a principal atração da festa do aniversário de emancipação política do município, que acontece em julho.

A cidade dos ventos receberá pela primeira vez um dos artistas de maior sucesso no mundo do forró na atualidade, Xand Avião. O gestor foi ovacionado ao fazer o anúncio durante o show.

Segundo Zé Ulisses, como é conhecido, o show com Xand é um presente do deputado estadual Georgiano Neto para o município de Simões.

A cidade de Simões completará 65 anos de emancipada no dia 22 de julho. O evento festivo integra e é considerado o ponto alto da programação ao aniversário, quando a cidade recebe milhares de pessoas do próprio município e visitantes. Zé Ulisses informou que a programação completa já está sendo preparada e será divulgada em breve.

16 de maio de 2017

Inaugurada sede da Defensoria Regional de Simões

Inaugurada sede da Defensoria Regional de Simões

A Defensoria Pública do Estado do Piauí inaugurou na última segunda-feira (15) a sede da Defensoria  Regional de Simões,  que tem como titular a defensora pública Karolyne Duarte Chaves Ellery Barreira. A inauguração contou coma presença do diretor das Defensorias Regionais, defensor público Gérson Henrique Silva e Sousa e do defensor público Paulo Henrique Ribeiro Rocha, titular da Defensoria Regional de São João do Piauí.

"Atendendo ao que prescreve o mandamento constitucional e à política de expansão da Defensoria Pública, o que vem sendo feito gradativamente pela atual gestão, realizamos a inauguração da Defensoria Regional de Simões, cuja Defensora Titular é a Dra Karolyne Barreira. A sede está instalada na Rua Antonio Lopes, S/N, no Centro da cidade e atende plenamente as necessidades da Defensoria e dos assistidos. Localizada próximo ao Fórum, conta com excelente espaço interno, suficiente para atendimento das pessoas que procurarem o órgão defensorial. Pagamos um débito com a população de Simões e da região e em breve pretendemos instalar outras Defensorias no interior", afirma Gérson Henrique Sousa.

“Estamos muito felizes com as instalações e a localização da Defensoria. A sede próxima ao Fórum e à Delegacia vai facilitar o acesso à população e favorecer a realização do nosso trabalho. Temos uma expectativa bastante positiva e espero realizar o melhor trabalho possível na luta pelos interesses dos que são mais vulneráveis”, diz  Karolyne Barreira. 

Com a instalação da Defensoria Regional de Simões damos mais um passo na interiorização dos serviços prestados à população. A inauguração da nova sede nessa data engrandece as comemorações da Semana Nacional da Defensoria Pública pois é para a prestação de serviços à comunidade, notadamente a mais vulnerável, que nossa Instituição existe e, sendo assim, quanto mais municípios pudermos atender estaremos disponibilizando nossos serviços a um número mais significativo de pessoas, cumprindo ainda uma das metas do nosso Plano Estratégico e atendendo o que determina a Lei, através da Emenda Constitucional 80, que fixa prazo de oito anos para que a União, os estados e o Distrito Federal dotem todas as Comarcas de Defensores Públicos, meta que pretendemos alcançar”, afirma a defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

21 de outubro de 2016

Secretaria de Saúde realiza campanha Outubro Rosa

Secretaria de Saúde realiza campanha Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Simões realizou na última quinta-feira, 20, a campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, que é realizada por diversos entidades em todo o país, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres.

A campanha tem por objetivo, fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Durante o evento especialistas explicaram a grande importância da prevenção, na palestrante Dra. Luanna Dias ressaltou sobre os sintomas e prevenção. “No Brasil o câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres, e devemos nos atentar sobre os sintomas que são; nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alterações no formato ou textura do mamilo ou do seio. O Outubro Rosa tem como um de seus objetivos, chamar a atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual. O exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer no seio, fator decisivo para o sucesso do tratamento”, Finalizou a Dra. Luanna Dias.

dsc07789

A campanha vem se intensificando a cada dia que passa no município de Simões, a Secretária Municipal de Saúde, Clécia Leal, vem dando ênfase a essa campanha incentivando o tratamento e prevenção.

15 de fevereiro de 2016

Conheça a feira municipal, um espaço de comercialização e de encontros

Conheça a feira municipal de Simões, um espaço de comercialização e de encontros

A feira livre do município de Simões começou em meados dos anos 50, no qual os comerciantes vinham de toda região para comercializar suas mercadorias, tais como farinha, feijão, milho, dentre outros produtos.

Na época, os comerciantes vinham a cavalo e carroça, alguns passavam dias para chegar até a feira, que acontecia nas margens do rio Boa Vista, que logo foi se aproximando do centro da cidade, devido a falta de espaço que havia no local. Diante do crescimento da feira, foi criada a casa da feira, local onde os feirantes se reuniam e comercializavam os produtos.

DSC_0074Segundo o primeiro prefeito do município, o senhor Rufino Lopes dos Reis, hoje com 92 anos, as dificuldades eram imensas, mas em compensação, havia abundância em relação a alimentação e uma vida mais tranquila, o que facilitava o comércio. “Naquele tempo as pessoas vinham a cavalo com a mercadoria e sem medo algum, pois não tinha violência e risco, comparado a hoje”, lembra.

Hoje, a feira é realizada no centro da cidade. A movimentação inicia ainda na madrugada do sábado, por volta das 4h, e segue até às 16h, não mais na antiga casa da feira, como antes. Por outro lado, continua atraindo comerciantes de toda região, de cidades como Araripina, Marcolândia, Caldeirão Grande do Piauí e Paulistana, dentre outras, que trazem mercadorias como alimentos, animais, confecções, bijuterias e outra variedades de produtos.

DSC_0032Antônio José da Silva, de 53 anos, é um desses comerciantes ambulantes. Ele é de Paulistana e há mais de oito anos, todos os sábados, segue a mesma rotina de montar sua banca de roupas.

O comerciante agradeceu à população de Simões que até hoje só lhe proporcionaram boas conversas e novas amizades. “Estou há 14 anos nesse ramo. A cidade de Simões foi uma que decidi trabalhar enquanto eu estiver nesse meio”, disse.

Ele lembra que determinada vez, devido a uma forte chuva na região, ele teve que percorrer mais de 200 km, vindo por Padre Marcos, para chegar a feira.”E faria de novo se fosse preciso. Simões é uma cidade acolhedora, que mesmo com tantas dificuldades, me dá força para não desistir”, disse.

DSC_0040Na praça do Sesquicentenário, é possível observar a banca do senhor Ismar Gomes Ferreira. O feirante tem de 63 anos de idade e reside em Araripina, no Pernambuco. Ele é outro que todos os sábados está em Simões, uma rotina que se repete há 15 anos.

O senhor Ismar, mas conhecido como Babá, diz que Simões é uma das cidades na qual a população é muito acolhedora e amiga. “Em todos esses anos, trabalhei com varias pessoas daqui, pessoas confiáveis, de responsabilidade, que nunca me deixaram na mão. Nós que trabalhamos nesse ramo enfrentamos grandes dificuldades no nosso dia a dia, pois costumamos viajar pela madrugada, enfrentando o perigo das estradas. E como se não bastasse, ainda vem essa corrupção no país, que o deixou em crise. Espero que as coisas venham a melhorar e agradeço a Deus pelos clientes e amigos que aqui consegui aqui”, disse.

Também é parte da feira livre de Simões a senhora Francisca Rocha Oliveira, de 60 anos, natural de Chapadinha, no Maranhão, e que começou a trabalhar no município de Simões com seu marido em 1985. Tempos depois ela passou a morar na cidade, montando um comércio, o ‘Verdurão Oliveira’. Mesmo assim ela não abandonou a feira. As coisas ficaram mais difíceis como o falecimento de seu marido, José Alves de Oliveira, em um acidente. Ela teve que administrar o negócio sozinha.

“A feira de Simões começa as 4 da manhã, é um trabalho duro, árduo, mas existe grandes recompensas, como, por exemplo, meus clientes e amigos que vem a meu encontro todos os sábado para comprar e conversar”, disse. Ela também relatou quedas nas vendas em virtude da crise. “Até mesmo na minha banca de frutas e legumes, que são produtos necessários, teve queda nas vendas por causa da crise. Mas, mesmo com todas as dificuldades, tenho conseguido com meus funcionários  enfrentar os problemas e seguir em frente. Só tenho a agradecer a Deus e a todos os clientes e amigos”.

DSC_0054A senhora Socorro Lima é natural de Missão Velha, e residente em Juazeiro do Norte. Ela  leva sua vida participando das feiras municipais desde s 13 anos de idade.

Dona Socorro, como é chamada pelos clientes e amigos, aos 73 anos, monta sua barraca todos os sábados em Simões para comercializar suas variedades. Banca oferece ao cliente uma grande diversidade de produtos como baldes, panelas, talheres, dentre outros.

“Já são 15 anos de luta, começando todos os dias às 5 horas da manhã até às 3 da tarde”, disse.

DSC_0067Na feira livre do município, a diversidade de produtos é muito grande. Alimentos como o feijão, goma e milho, podemos encontrar na banca do senhor Francisco Alves Chico da Feituria, como é conhecido, de  55 anos.

Ele revelou que atualmente a maioria dos produtos vem de outras cidades, diferente dos tempos atrás, quando a população do próprio município vinha vender e comprar produtos da terra. “Eu mesmo vendo os produtos que cultivo na roça e na serra, apesar de que já passei por um tempo difícil, inclusive nos últimos dois anos que tive que comprar a mercadoria em outra cidade, devido a pouca produção”.

Segundo ele, a feira municipal de Simões ainda é uma das maiores da região. “Dá gosto de se ver a variedade de produtos aqui encontrado, e as pessoas que participam da feira”, disse.

DSC_0075O prefeito do município, Dogizete Pereira, destacou a importância da feira do município. “A feira tem uma grande importância para Simões, seja do ponto de vista econômico, como cultural. É um dia em que as pessoas compram e vendem seus produtos,mas, também, um espaço de confraternização. É na feira que muitas pessoas se encontram semanalmente”.

O gestor reafirmou sua disposição em contribuir com a melhoria da feira. “Estamos providenciando a solução do problema dos banheiros dos boxes da antiga casa da feira, garantindo condições para atender as necessidades de todos. Além disso, estamos concluindo a reforma da praça João XXIII, local onde alguns feirantes montam suas bancas. Enfim, estamos buscando o melhor para o município, buscando tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para conseguirmos o que for necessário para Simões”, pontuou.

Veja mais imagens:

Cópia de DSC_0023Cópia de DSC_0028DSC_0026DSC_0027DSC_0028DSC_0029DSC_0030DSC_0032DSC_0033DSC_0035DSC_0036DSC_0038DSC_0040DSC_0042DSC_0043DSC_0044DSC_0045DSC_0046DSC_0047DSC_0048DSC_0050DSC_0051DSC_0052DSC_0053DSC_0054DSC_0056DSC_0061DSC_0062DSC_0065DSC_0067DSC_0069DSC_0070DSC_0071DSC_0073DSC_0074DSC_0075

RELATED ARTICLES

DEIXE UM COMENTÁRIO


05 de fevereiro de 2016

Empresa de energia eólica vai beneficiar comunidade rural com várias obras

Empresa de energia eólica vai beneficiar comunidade rural com várias obras

Representantes da empresa Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, apresentou na manhã do último domingo (17), na Igreja da Serra do Jatobá, comunidade rural do município de Simões, o projeto social do Complexo Eólico Ventos do Araripe III, que começará a ser implantando ainda neste primeiro semestre do ano de 2016.

A reunião foi conduzida pela Dra. Silvana Araripe, que é coordenadora geral da empresa Centro da Terra, que presta serviços à empresa Casa dos Ventos. A ideia da empresa, numa primeira etapa do projeto, é a construção de um ginásio poliesportivo e um com playground, além da perfuração de poço tubular e implantação de um sistema simplificado para levar água até as residências. O projeto deverá beneficiar a 67 famílias.

Silvana ficou encantada com a acolhida e a alegria dos moradores da comunidade. “Nós estamos muito felizes pela recepção do povo desta localidade. É o reconhecimento de um trabalho social para todas as famílias que, de alguma forma, foram impactadas com o projeto eólico. E nós, agora, estamos conduzindo um grande projeto social pra atender as necessidades dessas pessoas. […] Pudemos ver aqui na igreja a presença de pessoas que tem interesse em trabalhar, em buscar o melhor para a localidade”, disse.

Ela sugeriu a criação de um grupo de pedreiros e serventes, que irão ser orientados por um engenheiro na próxima reunião.

A reunião contou com presença de autoridades do município, como o presidente da Câmara Municipal, Zezé Morais, o vereador Luciano Cesar, e lideranças da localidade, que puderam analisar as ideia propostas juntamente com os moradores.

Após a reunião, os moradores da comunidade reivindicaram dos vereadores uma solução em relação a melhoria da estrada que dá acesso à comunidade. Os vereadores Luciano César e Zezé Morais se comprometeram em cobrar do prefeito uma solução para tal situação. “Temos que agradecer a Deus por essas chuvas e pensar em um meio para resolver todo e qualquer problema, pois não podemos deixar a população sofrendo, se podemos solucionar o problema. E tenho certeza que o prefeito Doge e o secretário de Administração, Edilberto, vão dar um jeito para que possamos resolver isso, e garanto a vocês que eu e o amigo Zezé também vamos fazer o que for possível e necessário”, disse o vereador Luciano.

23 de janeiro de 2016

Simões intensifica o combate ao mosquito Aedes Aegypti

Simões intensifica o combate ao mosquito Aedes Aegypti

Na manhã da última segunda-feira, 18, representantes da Prefeitura, das Secretarias municipais de Saúde,  de Assistência Social e lideranças do município  estiveram reunidas no CRAS discutir estratégias e ações de  combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de pelo menos três tipos de doença: dengue, chikungunya, e o que vem preocupando cada vez mais a população: Zika Vírus, causador da Microcefalia.

DSC07790A enfermeira Ceilla  Karina, coordenadora da Atenção Básica no município e palestrante do evento, afirmou que o objetivo é alertar a população dos riscos causados pelo Aedes aegypti, pois com a chegada das chuvas aumenta a preocupação com o aparecimento do mosquito e consequentemente as doenças que agora são três. Ou seja, o perigo agora aumentou e o cuidado terá que aumentar também. “Prevenir é uma responsabilidade de todos”, disse.

DSC07798A secretária de Saúde do município, Claudeir Feitosa, está firme na batalha no combate ao Aedes Aegypti, mobilizando toda a comunidade e colocando em prática as medidas cabíveis.

Foi montado um amplo plano de ação, envolvendo diversos setores do poder público municipal. “Hoje vemos a real necessidade de combater esse mosquito, ainda mais agora, com a microcefalia, um mal que vem assustando toda a população brasileira. Nós vamos juntos combater o mosquito e deixar Simões livre dessa preocupação”, pontuou.

27 de novembro de 2015

Simões: Terço dos Homens reunirá 2 mil pessoas

Encontro dos Terço dos Homens acontece neste domingo em Simões e deve reunir 2 mil pessoas

A cidade de Simões, sede da Paróquia de São Simão, sedia no próximo domingo, 29, o 8º Encontro Diocesano do Terço dos Homens. O evento reunirá católicos de todas as cidades da Diocese de Picos, um público estimado em aproximadamente 2 mil pessoas.

Joel Marques Cardoso [foto acima], coordenador Diocesano do Terço dos Homens, divulgou a programação do evento, que este ano terá como tema central “No amor de Maria caminhamos unidos a Cristo”.

A programação tem início às 7h, com a acolhida das caravanas no Salão Paroquial, e se estende por todo o dia com momentos de oração e espiritualidade, ciclo de palestras abordando diversas temáticas que ajudarão aos homens e todos os participantes a se firmarem na fé, a ter autoestima e conhecimento de si, além de momentos de cuidado com a saúde do homem. Às 16h30 acontece uma procissão até a Igreja Matriz, onde será celebrada a missa campal.

Veja a programação:

7h – Recepção e café da manhã
7h30 – Oração inicial
8h – Palestra “Feridas, causas e efeitos da dependência química”
Palestrante: Dra. Graça Moura, psicóloga
9h – Palestra “Homens do Terço na caminhada pastoral”
Palestrante: Dr. Expedito Neiva, advogado
10h – Lanche
10h15 – Palestra “Se dores e dogmas de Maria”
Palestrante: Adeleni Milfont, leiga do Crato-CE
12h – Conversa sobre a estrutura do movimento do Terço dos Homens Mãe Rainha
12h30 – Almoço
13h10 – Palestra “Mude você, mude o mundo”
Palestrante: Mury Campos, professor
14h – Palestra “Saúde do homem”
Palestrante: Dr. Raimundo Reis, médico cardiologista
15h – Espaço de diálogo
16h – Procissão até a Igreja Matriz
16h30 – Santa Missa

http://www.folhaatual.com.br/userfiles/images/TER%C3%87O%203.jpgO objetivo do Encontro é promover a discussão sobre os tempos atuais à cerca da edificação do Reino de Deus, a troca de experiências e a animação da Paróquia que sedia o evento, além de promover a aproximação e a integração com os serviços, movimentos e pastorais da Igreja.

O Terço dos Homens é um movimento mariano que tem como finalidade reunir diversos homens, independente de idade, para juntos recitarem o Terço Mariano e para a vivência dos ensinamentos de Jesus Cristo através do aprofundamento do Evangelho, fazendo com que os homens estejam cada vez mais presentes e atuantes na Igreja, conscientes e motivados ao conhecimento espiritual, social e familiar perante a comunidade.

A cada ano, o evento é realizado numa Paróquia diferente, já tendo sido realizado nas Paróquias Nossa Senhora dos Remédios, São José Operário, São Francisco de Assis, localizadas em Picos, Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana, Imaculado Coração de Maria, em Francisco Santos, e na Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santa Cruz do Piauí. Em 2014, o evento aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, reunindo mais de mil homens.