Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trabalhadores rurais não receberão o Seguro Safra

Trabalhadores rurais não receberão o Seguro Safra

29/02/2016 22:36

 

Um assunto que gerou bastantes debates recentemente, foi o Seguro Garantia Safra dos trabalhadores rurais de Sigefredo Pacheco Piauí.

Entramos em contato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e obtivemos a resposta:

“Não foi comprovada perda para seu município por nenhum dos indicadores utilizados no procedimento de análise de perda. Portanto, o MDA ficou, legalmente, impedido de fazer pagamento aos agricultores/as do seu município.”

Em agosto do ano passado o Prefeito Oscar Bandeira, disse ao  Portal de Olho  que ”com esse repasse ( R$ 28 mil referente ao ano agrícola 2014-2015), a Prefeitura de Sigefredo Pacheco garante o acesso ao benefício aos agricultores cadastrados que aderiram ao Garantia-Safra.”

O Secretário de Agricultura, Douglas Pereira, também se manifestou à época explicando que “a ação é um compromisso da administração com os agricultores, pagando o aporte, para que seja assegurado o beneficio que auxiliará os agricultores familiares de Sigefredo Pacheco.”

Depois que o MDA publicou a relação dos municípios atendidos e Sigefredo Pacheco não constar da lista, o Secretário de Agricultura comentou em resposta à indagação de um agricultor: “os agricultores de Sigefredo Pacheco estão assegurados pelo garantia safra, mas o garantia safra só é liberado se tiver perda na produção, que atinja 51% . Vamos se informar para poder fazer críticas! “

A Controladora do Município, Genilda Gomes, destacou também na rede social que “não é o gestor/Secretário, quem define se o Município está dentro dos critérios do Garantia Safra. Quem repassa as informações é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o próprio agricultor.”

A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sigefredo Pacheco-Pi, Maria Barros, disse que quem pesquisa as informações é o IBGE, ouvindo a Secretaria de Agricultura do município, a EMATER, o STTR e os agricultores. O Sindicato é apenas uma das partes ouvidas pelo IBGE. Perca houve sim! Tanto que os reservatórios de água como açudes ficaram bem abaixo do nível normal para a época, praticamente secos. Um fator que pode ter prejudicado o município neste sentido, é que o Governo Federal não considera Sigefredo Pacheco como semiárido. Juazeiro do Piauí é semiárido, e Sigefredo Pacheco não é, na classificação do Governo, disse Maria Barros.

Campo Maior e Juazeiro do Piauí, cidades bem próximas a Sigefredo Pacheco, onde o clima e vegetação são praticamente os mesmos, foram contemplados com o seguro safra. A cidade de Campo Maior assim como Sigefredo Pacheco não faz parte do semiárido piauiense.

O certo é que mais uma vez o menos favorecido será o grande prejudicado.

O agricultor que enfrenta a vida apenas com a cara e a coragem.

Mas, assim cravou o grande escritor Elclides da Cunha: O sertanejo é, antes de tudo, um forte.


Edição: Erinaldo Camelo
Mais sobre: