Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington inaugura UPA de São Raimundo Nonato

Wellington inaugura UPA de São Raimundo Nonato

06/01/2017 16:16

O governador Wellington Dias inaugurou nesta sexta-feira (6), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato, a segunda do estado do Piauí. A unidade tem capacidade para atender uma população de 100 mil habitantes, cobrindo os 18 municípios que integram o território da Serra da Capivara.

A UPA começa a funcionar plenamente a partir das 19h deste sábado (7) e poderá atender até 150 pacientes por dia. “Antes, a única alternativa era levar o paciente de ambulância para Floriano, Picos ou Teresina. Agora, todos serão atendidos aqui, com uma boa estrutura física e de profissionais, além de equipamentos adequados. Vamos trabalhar para ampliar a alta complexidade da região. O objetivo é salvar vidas”, pontuou o governador.


A perspectiva é que quase 5 mil pacientes sejam atendidos por mês. Teremos dois profissionais de plantão por 24 horas, com toda a equipe de enfermagem, de modo que possamos, nos casos de urgência e emergência, atender e estabilizar o paciente a dar um direcionamento. A unidade também realizará atendimentos clínicos, pediátricos e traumatológicos”, destacou o secretário de Saúde, Francisco Costa.

Para o deputado federal Marcelo Castro, a descentralização da saúde do Piauí é algo planejado e está acontecendo. “Hoje é o primeiro passo significativo para qualificar e melhorar o nosso atendimento na região. Além da UPA, coloquei mais R$ 7 milhões para uma reforma completa no hospital regional, com 10 leitos de UTI, 70 leitos gerais e casa de parto humanizado. A saúde dessa região irá dar um grande salto”, atentou.

Em São Raimundo Nonato Wellington Dias ainda visitou o anel viário, que encontra-se com 80% da obra concluídos, as obras de construção do centro de Parto Normal (CPN), que contará com cinco salas pré-parto, parto e pós-parto, além dos dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Comuns (Ucinco) do Hospital regional Senador Cândido Ferraz.

Para garantir um atendimento melhor e mais seguro, o governador autorizou a realização de concurso para áreas específicas da saúde. “Com isso estamos diversificando e ampliando os serviços já existentes. Em março, o Centro de Parto será inaugurado, incentivando e facilitando o parto humanizado, que será o diferencial a região e salvará muitas vidas. O que queremos é qualidade de vida para a população”, ressaltou o chefe do executivo estadual.

Durante a visita ao município, Wellington Dias autorizou ainda a aquisição de equipamentos hospitalares e de uma ambulância, construção de um matadouro público e construção de um estágio de futebol. 

Fonte: Ccom
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: