Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Obras de uma Escola no Povoado Currais, estão atrasadas há mais de 2 anos

A nova Escola, vem para resolver os problemas que essa Comunidade vem passando há anos

31/05/2015 23:08

Neste último sábado (30/05/2015), fomos visitar a obra da nova Escola, localizada na Comunidade Currais, Zona Rural de São Raimundo Nonato - PI,  que por sinal, está muito atrasada. Há mais de 2 anos de atraso, uma obra que é muito importante para a Comunidade Currais, pois, a maioria dos alunos com os profissionais da Escola convivem com o perigo todos os dias. A Unidade Escolar José Ribeiro Américo está localizada a poucos metros da pista, com o fluxo de veículos constante.

Além desse problema, existem outros: a Unidade Escolar José Ribeiro Américo não comporta a quantidade total de alunos e nem dispõe de espaços necessários para armazenar a merenda escolar, produtos de limpeza, equipamentos utilizados na Escola, pois tudo está guardado no mesmo espaço que é a sala da Diretoria. Sendo assim, os alunos foram divididos e colocados em três locais diferentes. Na Unidade Escolar Mariano Francisco de Araújo, localizada na Comunidade Pau Ferro, Zona Rural do município de São Raimundo Nonato, está com as turmas de 4º e 5º ano, com o total de 57 alunos, sendo 26 meninas e 32 meninos, o detalhe a ser mencionado é que nessa Escola existe apenas um banheiro para todos os alunos, sem falar que a mesma está a 6km da Escola sede, que está localizada na Comunidade Currais.

Segundo informações do Sr. Diretor da Unidade Escolar José Ribeiro Américo Carlos Antonio B. dos Santos, conhecido como Professor Carlinhos, que, desde que o mesmo assumiu a função de Diretor da Escola em janeiro de 2009, já existiam as salas alugadas para acomodar os alunos. O fato interessante a ser citado, é que, as salas alugadas são apenas adaptações rústicas para os alunos, na verdade um absurdo que presenciamos neste século, com tantos investimentos na Educação, mas é bom ressaltar que nesse ano de 2015 não temos tantos investimentos assim, mas não justifica uma situação dessas que vem se arrastando durante anos.

Esta nova Escola, vem para resolver os problemas que essa Comunidade vem passando há anos, com esta obra entregue a Comunidade, todos os alunos ficariam no mesmo local de ensino, pois a mesma tem uma estrutura preparada para atender toda a demanda da Comunidade, além de ser afastada da pista.

 A nova Escola vai contar com: 6 salas de aula, 01 sala de informática, 01 sala para a biblioteca, banheiros para alunos e funcionários ( feminino e masculino ), 01 Cantina com banheiro,  um setor administrativo (01 sala de Professores, 01 sala para Diretoria, 01 sala para Secretaria), 01 sala para o Almoxarifado e um Pátio coberto. Além da estrutura que estava prevista na obra, a Direção da Unidade Escolar Ribeiro Américo já começou a investir na nova Escola antes de recebe - lá. Já foi  construído uma cisterna para armazenar água, um poço foi aberto dentro da escola que já está funcionando e também segundo informações do Professor Carlinhos, todo o piso emborrachado já está comprado e pronto para ser instalado na nova Escola. O que falta mesmo, é a obra ser entregue.

Unidade Escolar Mariano Francisco de Araújo, localizada na Comunidade Pau Ferro, Zona Rural do município de São Raimundo Nonato - PI

 A Unidade Escolar José Ribeiro Américo está localizada a poucos metros da pista, abaixo fotos dos banheiros e a sala da Diretoria

Uma das salas alugadas, onde os alunos estão acomodados 

Outra sala alugada, ambas dessas salas estão localizadas próximas a Escola Sede

Obra da nova Escola com 2 anos de atraso

Investimentos da Direção da Escola antes de receber a obra, um poço com a casa de bomba e uma cisterna 


Mais sobre: