Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estrutura para Ópera é montada no anfiteatro da Pedra Furada

Estrutura para Ópera da Serra da Capivara é montada no anfiteatro da Pedra Furada

11/07/2017 10:02

A equipe de organização da Ópera da Serra da Capivara esteve, nessa segunda-feira (10), no anfiteatro da Pedra Furada, local onde o evento será realizado, para acompanhar de perto a montagem da estrutura da ópera.

Segundo a coordenadora do evento, Sádia Castro, é uma preocupação de toda a produção, acompanhar tudo de perto.  “O teatro sem lona da Pedra Furada é um palco ao ar livre, com local reservado para arquibancadas e cadeiras, montado em frente ao mais belo cenário do parque, que é o boqueirão da Pedra Furada. Nesse espaço, estão sendo montados dois palcos, um para o balé, e outro para as bandas, além de arquibancadas, camarins, sala de imprensa, etc”, explica a organizadora.

O Parque Nacional da Serra da Capivara é de um imenso valor histórico e arqueológico por guardar em suas entranhas um dos mais importantes patrimônios arqueológico das Américas formado por resquícios de fogueira, artefatos e pinturas rupestres que datam de mais de trinta mil anos a.C. Além de tratar-se de uma das Unidade de Conservação mais bem estruturadas do país: conta trilhas com sinalização biligues, sítios arqueológico prontos para visitação, áreas de acessibilidade, espaço de estacionamento, guias bem formados e centro de visitantes

A Ópera da Serra da  Capivara é a primeira edição do evento que põe em  sintonia o diálogo entre música, dança, teatro, imagem, luz e cor,  na atmosfera mágica do anfiteatro da Pedra Furada, coração do Parque Nacional da Serra da Capivara,  sertão do Piauí.

Serão três noites de espetáculos abertos em um local de beleza arrebatadora, formada pelo cenário natural da imponente cortina de pedra em contraste com as cores intensas da vegetação da Caatinga. É um ambiente encantador, abençoado pelos deuses e escolhido pelos ancestrais  como  berço do homem americano,  onde natureza e cultura, arte e técnica, passado e presente, história e pré-história firmaram um pacto com o belo. No local, paira uma atmosfera inspiradora das boas energias que somente a natureza preservada pode oferecer.

A produtora Soraya Guimarães, que também compõe a equipe de organização do evento, falou sobre as expectativas para a realização da ópera. “A nossa expectativa é a mais positiva possível, tem uma programação vasta para o público exigente do Brasil, do nosso Piauí, e como não dizer do mundo?! O Nosso estado tem a fama de ter qualidade e organização nos seus eventos. Nessa primeira edição, temos a capacidade de receber no anfiteatro da Pedra Furada 700 pessoas por noite e, com certeza, esse número será atingido”, afirma a produtora.

A  Ópera da Serra da Capivara será uma bela viagem musical e arqueológica e está inserida na ideia que se multiplica pelo país de abrir novos espaços para produções artísticas e culturais de boa qualidade, em locais fora dos grandes circuitos produtores de cultura de massa.

Fonte: Ascom
Mais sobre: