Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A 13ª Festa de Reis e São Gonçalo será realizada em S. Rdo. Nonato

É uma Festa Popular que acontece anualmente em janeiro, desde o ano 2002, com objetivo de valorizar grupos e artistas de reisado e roda de são Gonçalo, revitalizando antigos elementos destas tradições da cultura imaterial.

03/01/2015 15:17

Todos os anos no mês de janeiro, é realizado na cidade de São Raimundo Nonato a Festa de Reis e São Gonçalo, organizada pelo Grupo Culturart. Nesse ano 2015 a 13ª Festa de Reis e São Gonçalo fará o resgade do reisado realizado nas residências, como era feito antigamente. 

Programação da 13ª FESTA DE REIS E S�ƒO GON�‡ALO
Dias 03 a 05  de janeiro de 2015 o reisado será realizado nas residências, concentração na sede do Culturart no bairro Gavião às 20h.
Dia 06 de janeiro de 2015, será realizada a 13ª Festa de Reis e São Gonçalo, na sede do Ponto de Cultura Culturart, localizado na rua Manoel Antonio da Silva ( conhecida popularmente como: rua das Pedras ), bairro Gavião, São Raimundo Nonato, às 20h.
Todos estão convidados, entrada franca.

Foto: Grupo Culturart

Histórico da Festa de Reis e São Gonçalo:

�‰ uma Festa Popular que acontece anualmente em janeiro,  desde o ano 2002, com objetivo de valorizar grupos e artistas de reisado e roda de são Gonçalo, revitalizando antigos elementos destas tradições da cultura imaterial como a dança de batuque que se faz nos reisados desta região do Piauí que estava quase se  perdendo e com a Festa de Reis e São Gonçalo convencemos os grupos a colocar novamente esta dança ao final da apresentação do reisado para enriquecer o folguedo e preservar a cultura. A Festa de Reis e São Gonçalo não acontece como um evento isolado em São Raimundo Nonato, todos os anos, os grupos que participam tem que realizar as apresentações de reisados nas suas comunidades ou cidade da microrregião, segundo a tradição e também ministrar oficinas para as gerações mais novas. No caso dos grupos de reisados. Já os grupos de roda de São Gonçalo, fazem oficinas nas comunidades e também tem que fazer uma apresentação na comunidade e segundo a tradição é sempre alguém da comunidade que faz uma promessa que é paga com a dança da roda de são Gonçalo. O evento geralmente acontece em dois ou três dias para as apresentações de reisado e roda de são Gonçalo, mas tem uma programação de cinco dias com a realização de oficinas de reisados e dança de são Gonçalo em escolas públicas da cidade de São Raimundo Nonato; oficinas de captação de recursos para projetos culturais e mesas redondas sobre temas voltados para a valorização da cultura popular e cultura negra, além de promover as duas manifestações em edição de livro de partitura das músicas desses folguedos e vários documentos em fotos e vídeos.

Fonte: Grupo Culturart

Mais sobre: