Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo implanta Programa de Assistência Técnica em São Pedro

Governo implanta Programa de Assistência Técnica em São Pedro do Piauí

05/07/2018 10:46

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e a Associação dos Municípios da Microregião do Médio Parnaíba realizam, na sexta-feira (06), em São Pedro do Piauí, reunião para implantação das bases para realização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no Território de Entre Rios. O evento será realizado de 8h às 13h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Pedro do Piauí.

A implantação do Sistema de Inspeção é um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

O Serviço de Inspeção Municipal regulamenta a prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, destinados à comercialização no município. Sem o SIM, os municípios não podem vender o que produzem por não terem uma certificação ou inspeção. Com a implantação do serviço, os agricultores familiares poderão vender até 100% da produção para as prefeituras, hospitais, quartéis e instituições.

A Seplan tem realizado reuniões nos territórios para firmar parcerias e adesão ao termo de cooperação técnica para a implantação do Sistema de Inspeção Municipal e Territorial nos 12 territórios do desenvolvimento. 

De acordo com o termo, a Seplan fica responsável pela articulação; a Adapi em qualificar técnicos que já atuam nos municípios, preparando-os para a inspeção no território; e os municípios terão a atribuição de indicar técnicos e garantir as despesas destinadas à manutenção dos técnicos em capacitação.

Para este ano, a implantação do SIM em sistema de cooperação técnica foi priorizada pela Seplan em três territórios: Territórios de Entre Rios, Cocais e Carnaubais. Em São Pedro do Piauí, serão trabalhados temas como nivelamento técnico, a assinatura do termo de cooperação técnica e aprovação do plano de trabalho da região.

Fonte: Ascom
Mais sobre: