• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias São Pedro

15 de fevereiro de 2019

11 de julho de 2018

05 de julho de 2018

Governo implanta Programa de Assistência Técnica em São Pedro

Governo implanta Programa de Assistência Técnica em São Pedro do Piauí

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e a Associação dos Municípios da Microregião do Médio Parnaíba realizam, na sexta-feira (06), em São Pedro do Piauí, reunião para implantação das bases para realização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no Território de Entre Rios. O evento será realizado de 8h às 13h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Pedro do Piauí.

A implantação do Sistema de Inspeção é um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

O Serviço de Inspeção Municipal regulamenta a prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, destinados à comercialização no município. Sem o SIM, os municípios não podem vender o que produzem por não terem uma certificação ou inspeção. Com a implantação do serviço, os agricultores familiares poderão vender até 100% da produção para as prefeituras, hospitais, quartéis e instituições.

A Seplan tem realizado reuniões nos territórios para firmar parcerias e adesão ao termo de cooperação técnica para a implantação do Sistema de Inspeção Municipal e Territorial nos 12 territórios do desenvolvimento. 

De acordo com o termo, a Seplan fica responsável pela articulação; a Adapi em qualificar técnicos que já atuam nos municípios, preparando-os para a inspeção no território; e os municípios terão a atribuição de indicar técnicos e garantir as despesas destinadas à manutenção dos técnicos em capacitação.

Para este ano, a implantação do SIM em sistema de cooperação técnica foi priorizada pela Seplan em três territórios: Territórios de Entre Rios, Cocais e Carnaubais. Em São Pedro do Piauí, serão trabalhados temas como nivelamento técnico, a assinatura do termo de cooperação técnica e aprovação do plano de trabalho da região.