• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias São Pedro

15 de outubro de 2019

Caminhada: Para uma boa educação, pais e escola devem caminhar juntos

Caminhada: Para uma boa educação, pais e escola devem caminhar juntos

A família e a escola devem ter responsabilidades divididas, e nenhuma pode sobrepor à outra.

A Unidade Escolar ‘Landrí Sales’ e escolas parceira da rede municipal de ensino do município de São Pedro do Piauí, realizaram na tarde dessa segunda-feira,14 de outubro, às 16h, caminhada pela principal rua da cidade do projeto ‘ESCOLA E FAMÍLIA, RESPONSABILIDADES DIVIDIDAS’ que tem como subtema ‘FAMÍLIA E ESCOLA, SÓ HÁ UM CAMINHO: CADA UM ASSUMIR O SEU PAPEL’.

O foco principal da caminhada é o diálogo permanente com a família dos estudantes pelo envolvimento, cooperação e união de todos, não se ensina e nem se educa sem corrigir, e esse é o papel da família, e não apenas da escola.

Nos últimos anos a escola vem sentindo o turbilhão, o peso do fardo que tanto’ os outros’ lhe responsabilizaram e isso não os exime como profissional da educação de exercer de formar cidadão preparados para vida social e profissional.

A comunidade docente do município busca através dessa caminhada a participação mais ativa das famílias na vida escolar dos seus filhos

A participação dos pais na vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem.

Os pais precisam entender, no entanto, que é primordial a parceria família/escola, afinal de contas, educar é um ato que ultrapassa os muros da escola. Em casa se aprende: cumprimentar, dizer obrigado, com licença, ser limpo, ser honesto, ser correto, ser pontual, falar bem, não xingar respeitar os semelhantes, ser solidário, não roubar, não mentir, cuidar das próprias coisas e das dos outros e ser organizado.

Na escola se aprende: matemática, geografia, biologia, inglês, geometria e onde são reforçados os valores que os pais ensinam os seus filhos.

A escola não pode e nem deve assumir a responsabilidade sozinha e a família não pode decretar o seu fim em si mesmo.

A família e a escola devem ter responsabilidades divididas, e nenhuma pode sobrepor à outra.

Imagens : Rede Social

11 de outubro de 2019

Escolas realizarão caminhada de abertura do projeto pedagógico em São Pedro

Escolas realizarão caminhada de abertura do projeto pedagógico em São Pedro

A caminhada será realizada pelas principais ruas da cidade na segunda-feira,14 de outubro, ás 16h.

A U. E. ‘Landrí Sales’ e escolas parceira da rede municipal de ensino do município de São Pedro do Piauí, realizara na próxima segunda-feira,14 de outubro, às 16h, caminhada pela principal rua da cidade do projeto ‘ESCOLA E FAMÍLIA, RESPONSABILIDADES DIVIDIDAS’ que tem como subtema ‘FAMÍLIA E ESCOLA, SÓ HÁ UM CAMINHO: CADA UM ASSUMIR O SEU PAPEL’.

O objetivo é sensibilizar as famílias quanto a seu papel de educar os filhos e acompanhar a evolução de sua aprendizagem como uma rotina diária em casa e na escola. Educar é um ato que ultrapassa os muros da escola e é uma via de mão dupla.

‘ O projeto está organizado em ações simples onde o foco principal é a família, onde a mesma terá oportunidade de visitar a escola para acompanhar o desempenho acadêmico de seu filho(a) através dos boletins de notas, frequência escolar, registro de ocorrência e visitas aos filhos na sala de aula’, disse a coordenadora pedagógica, Naiáde Nereida.

Naiáde, professora Rosa Amélia e o professor Elias Pires diretor a escola municipal ‘Davina Veloso’, foram entrevistados no programa REALIDADE 87 na rádio comunitária Progresso FM, apresentando o projeto para a comunidade.

A caminhada será realizada pelas principais ruas da cidade na segunda-feira,14 de outubro, ás 16h, concentração em frente à escola ‘Manoel Soares Teixeira’, bairro alto da cruz.

29 de agosto de 2019

Lixo é jogado às margens da BR que dá acesso a São Pedro do Piauí

Lixo é jogado às margens da BR que dá acesso a São Pedro do Piauí

O acostamento é bastante frequentado no final da tarde para prática de caminhadas

O péssimo hábito de jogar lixo às margens de estradas e em terrenos baldios acontece em vários locais no município, basta que alguém comece para que em pouco tempo o volume de lixo e entulho aumente cada vez mais, na maioria das vezes não são as pessoas que residem próximo ao local que jogam, mas principalmente outros, vindos de outros locais e que tentam encontrar um ‘jeitinho’ prático de se livrar do lixo sem ter que arcar com suas responsabilidades ambientais.

O acesso mais antigo a zona urbana da cidade é vítima constante desse péssimo hábito.

Animais mortos, resto de construções, lixo doméstico, e podas de árvores, são descartados às margens mesmo com uma placa afixada no local pela prefeitura informando que é proibido, à pratica continua.

A BR 343 no km 454, cruzamento que liga a cidade de são Pedro às cidades vizinhas é fácil encontrar lixo, como garrafas, latas, dentre outros objetos. As imagens mostram como o respeito ao meio ambiente têm sido esquecidos pelos munícipes, que além de polui deixa a paisagem desagradável de contemplar.

O local é bastante frequentado no final da tarde para prática de caminhadas 

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS

Papel: 3 a 6 meses 

Jornal: 6 meses

Palito de madeira: 6 meses

Ponta de cigarro: 20 meses

Nylon: mais de 30 anos

Chicletes: 5 anos

Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano

Fralda descartável biodegradável: 1 ano

Fralda descartável comum: 450 anos

Copos de plástico: 50 anos

Lata de aço: 10 anos

Tampas de garrafa: 150 anos

Isopor: 8 anos

Plástico: 100 anos

Garrafa plástica: 400 anos

Pneus: 600 anos

Vidro: 4.000 anos