Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SETRE se reúne com empresa de energia solar para ofertar qualificação

SETRE se reúne com empresa de energia solar de São João do Piauí para ofertar qualificação na área

17/01/2017 15:16

Na última sexta-feira (13) o Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo Gessivaldo Isaías visitou a cidade de São João do Piauí. Na oportunidade o secretário esteve representando o Governado Wellington Dias em uma reunião com representantes de uma empresa de energia eólica que está em processo de instalação no município. A intenção do Governo do Estado é qualificar mão e obra local para que seja aproveitada pela empresa.

De acordo com Gessivaldo Isaías a empresa se mostrou receptiva a ideia e ficou muito satisfeita com a atitude do governo em qualificar os moradores da região, “O Governador pediu que eu viesse até aqui conversar com os dirigentes da empresa, na conversa ficamos sabendo da demanda de qualificação que a empresa necessita. A partir dessa conversa a SETRE irá elaborar um plano de ação para região para que em breve seja atendida a necessidade de qualificação que a empresa exige, firmamos o compromisso com a empresa para que essa mão de obra seja aproveitada tão logo conclua os cursos.”

A ideia do Governo do Estado e da SETRE é que a secretaria ofereça a formação necessária para atuar especificamente na área de energia solar, oferecendo os cursos específicos que a empresa exige para a contratação, e após essa etapa o SINE-PI faça a seleção dos candidatos para a contratação desses por parte da empresa.

A usina que será instalada no município de São João do Piauí, localizado a 516 quilômetros de Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé. Depois de instalado, o empreendimento será capaz de gerar 450 GWh por ano, o suficiente para atender as necessidades de consumo de energia anual de 220.000 lares brasileiros. A unidade de produção, no semiárido piauiense, será construída em uma área com altos níveis de radiação solar e contribuirá para atender à crescente demanda do país por energia.

A transformação da energia solar em energia elétrica é com certeza uma das melhores opções de geração de energia no que diz respeito a impactos ambientais, pois esta causa baixo impacto ao meio ambiente. O potencial energético via raios solares é também o mais abundante, pois o Sol irradia sobre a Terra anualmente algo equivalente a 10 mil vezes a energia consumida pela população mundial no mesmo período.

A instalação deste tipo de usina normalmente é feita em regiões com baixa taxa de nebulosidade, onde na maior parte do ano, os dias são ensolarados. É interessante também fazer a instalações em regiões com baixa umidade relativa do ar e clima mais seco, pois assim, não há também um grande índice de pluviosidade, obtendo melhores resultados na geração.

Fonte: Ascom
Mais sobre: