Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

São João do Piauí: Fossas negras se espalham por toda a cidade

O esgoto produzido pela população de São João do Piauí não é tratado e vai parar no rio

05/06/2015 09:26

O esgoto produzido pela população de São João do Piauí não é tratado e vai parar no rio, isso todos da cidade têm conhecimento.

Porém, na verdade a cidade esta cheia de esgotos a céu aberto, trata-se das conhecidas "fossas negras”, que promovem infiltração do esgoto no solo, com risco constante de contaminação da área e do lençol freático, existem diversas ruas que sofre com a situação.

A contaminação do solo é apontada como uma agressão ao meio ambiente e traz riscos à saúde do homem, flora e fauna. Tão grave ou mais, é a devolução do esgoto "in natura” ao rio, que em São João virou também um verdadeiro esgoto a céu aberto.

Para a população o contato com a água contaminada pode provocar doenças, como Hepatite A e gastroenterites, que ocasionam diarreias, desidratação, entre outras. Dependendo do paciente, a enfermidade pode levar a morte.

Além dos problemas ocasionados à saúde, a falta de rede de esgoto é apontada como uma triste realidade por quem convive diretamente com esse problema, a exemplo da dona de casa que reside próximo a Rodoviária em São João, próximo a sua residência o esgoto escorre pela rua. "É muito incômodo. Quando chove o cheiro fica insuportável. E quando está sol é ruim também. Não fica bom de jeito nenhum”.

E a água suja nas ruas fazem parte da estrutura de diversos bairros, onde moram dezenas de crianças. Não existe uma preocupação por parte da administração municipal com esgotos, a prova disso é o famoso esgoto próximo ao polo da UESPI, que a cada dia fica pior.

O Prédio da UESPI fica localizado no alto sertanejo, na Travessa Raimundo Porto, para se ter acesso a entrada do prédio os alunos, professores e visitantes tem que passar por um dos esgotos mais fedidos e podres da cidade, também já foi matéria deste portal.

O Bairro Jurema que fica próximo ao Instituto Federal de Educação e a Facesp, tem sido abandonado. Além da falta de saneamento e de infraestrutura básica de calçamento, o bairro parece não constar do mapa do planejamento da atual gestão do prefeito Gil Carlos (PT). Um barreiro de esgoto a céu aberto dificulta a vida de todos nesse local.

Um simples problema, que poderia ser resolvido com o uso de uma das máquinas que a prefeitura do município recebeu do PAC, através do MDA, não tem tido solução.

Poderíamos aqui anumerar diversas ruas e travessas pelo qual a população passa por esse mesmo problema em São João do Piauí, ao denunciarmos ajudamos a prefeitura, que caso não tenham conhecimento desses esgotos, poderiam agora solucionar esses problemas. 

Fonte: Pé de Figueira
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: