Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procissão da santa Cruz atrai milhares de fieis.

Santa Cruz dos Milagres

15/09/2016 11:44

Romeiros de diversos lugares do Piauí e de outros estados e comunidade local, participaram ontem dia 14 de setembro da linda procissão da Divina Santa cruz, a mesma iniciou as 16hs, com uma pequena mudança, ao invés de descer pela rota de sempre av. do Santuário, ela desceu pela primeira escadaria, por onde ela costumava chegar. Ou seja, o início ficou sendo o final e vice verso. Finalizando assim pela primeira vez com a Santa Missa no Novo Santuário.

Pe. Raniery Reitor do santuário e Valdiano, vice Reitor, juntamente com equipe organizadora,conduziram muito bem o festejo.

Várias missas e terço da Santa Cruz e da Misericórdia  foram feitos durante todo o dia, além do percurso do peregrino ao Olho d'Água, com a renovação do Batismo por aspersão.

 Ruas e Avenidas ficaram pequenas com a multidão cantando e louvando a Deus as maravilhas alcançadas. Pela primeira vez Dom Jacinto Arcebispo de Teresina, participa da linda Procissão, em uma temperatura de 40 graus. confira a beleza dos raios

solares. Pe. Raniery, finalizou agradecendo a todos pelo o apoio e principalmente a comunidade que assumiu alimentação dos padres.

 

Descendo a escadaria e seguindo pela rua Sebastião Moura.

Rua Manoel Venção.

Praça de Eventos.

Parada Olho d'Água Santo.

 Como já é do conhecimento de muitos fiéis que por aqui passam, em data imprecisa do século passado chegou nesta região, um “beato” que naquele tempo andavam de lugar em lugar, falando de penitência e outras devoções particulares, impressionando a mente do povo simples de então. Levou o vaqueiro da fazenda ao alto de um morro próximo, e ali, entregando a ele um cavador de madeira, mandou que abrisse um buraco na pedra bruta, que cobre quase todo o monte. Ele mesmo foi ao mato próximo trazendo logo depois uma cruz de madeira. O vaqueiro não havia cavado nada, naturalmente. O velho, beato, abaixou-se, traçou com o dedo um circulo na pedra, e com a mão toda, sacou um extrato da mesma, ficando aberto o buraco um tanto profundo e circular, como se pode ver ainda hoje ao lado da Igreja. Ali fincou a cruz e disse ao vaqueiro que, por aquele sinal, um dia aconteceriam maravilhas. Em seguida desceu o morro e já próximo ao rio São Nicolau, mostrou-lhe uma nascente de Água (Olho D’água) que o vaqueiro não conhecia, apesar de tantos anos campeando naquela região. Também falou que, por aquelas águas, até milagres ali haveria de acontecer.


É assim lendária a origem deste santuário, com a devoção especifica a “Divina Santa Cruz”. Contam que o velho depois seguiu viagem, ou que teria simplesmente desaparecido. Tempos depois adoece a filha do vaqueiro . Piorando cada vez mais, apesar das “meizinhas”, rezas e promessas. Lembrou-se o vaqueiro da cruz que ficara lá no morro. Levou a criança até lá, rezou com ela e depois, no olho d’água, deu-lhe um banho e a fez beber daquelas água. Voltou para casa com a filha...completamente curada. A partir do acontecimento, surgiu uma devoção que já se espalha por quase todo o País, um sinal da providência pode explicar a irresistível atração que leva milhares e milhares de pessoas a Santa Cruz todos os anos, apenas para rezar junto a uma cruz de madeira.




Fonte: Vu Moura-Direto de Santa Cruz dos Milagres-PI
Edição: Vu Moura
Por: Vu Moura
Mais sobre: