Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alunos do CEMMP participam da 5ª Edição da Olimpíada de portuguesa

Santa Cruz dos Milagres

08/07/2016 16:26

Aconteceu nesta sexta-feira, oito de julho no Colégio Centro de Educação Municipal Manoel Portela- CEMMP, a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa, "Escrevendo o Futuro", em Santa Cruz dos Milagres. Esta é a primeira vez que a escola do nosso município participa do evento.

O concurso Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma competição de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema desta edição é: O lugar onde vivo, que propicia o participante a estreitar vínculo com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.


Em nossa escola da Rede Municipal, participaram Direção Escolar e professores de Língua Portuguesa: Pe. Valdiano responsável pelo projeto desde abril, Profª Ivonete Moura, Maria José e Profª  Ellen Caroline, e alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nas categorias:

- Poema no 5º e 6º anos EF;

- Memórias Literárias  no 7º e 8º anos EF;

- Crônica no 9º ano EF.

Todos os textos seguem o tema geral: "O lugar onde Vivo". Portanto os alunos devem escrever sobre a nossa cidade: Santa Cruz dos Milagres. 

A avaliação dos textos começa pela comissão escolar, que faz a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida, acontecem as etapas municipal, onde está acontecendo com os alunos da Rede Municipal de Ensino,depois estadual, Regional e Nacional. Deste processo, são escolhidos os 500 trabalhos que seguirão para a semifinal, 125 de cada gênero. As comissões julgadoras são compostas por professores, representantes dos pais e alunos, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e da Fundação Itaú Social.

Para melhor incentivar os alunos a  escola teve a iniciativa de fazer um evento para premiar o melhor texto de cada gênero, acontecerá dia 12 de agosto, em comemoração ao dia do estudante.

Turmas da tarde.


Fonte: Vu Moura-Direto de Santa Cruz dos Milagres-PI
Edição: Vu Moura
Por: Vu Moura
Mais sobre: