Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

5ª e Última noite do II Circuito Cultura Viva Sta Cruz.

Santa Cruz dos Milagres

30/05/2016 10:36

Santa Cruz dos Milagres, foi contemplada pela primeira vez, ao programa Cultura Viva, criado em 2004 no âmbito federal. 

O projeto do governo federal com apoio do estadual e municipal, através do ministério da Cultura(Mic), do qual governo interino chegou a eliminar, graças a força do povo ele voltou atrás e fez com quer nossa cidade incendiasse este mega evento. Através do Pontinho de Cultura dos Milagres, Vale do Sambito e Associação local dos Barraqueiro.

O evento aconteceu de (25 à 29/05), com as oficinas de : Kit Multimídia, de dança, Teatro de boneca, Música, Teatro, de Hip Hop e Conserto de Brinquedos, chegando um total de oito oficinas.


 Último dia iniciou as 16hs saindo do Colégio Centro de Educação até a praça de Evento, onde continuou com as apresentações das oficinas. 

Oficina de Teatro de Bonecos, onde as crianças apresentaram a história de nossa cidade.

Aconteceram nos colégios e Centro de Convivência,a noite as apresentações na praça de Eventos, com a participação dos Pontos de Culturas de outras cidades como: Batalha, Jaicós, Lagoa do Sítio, Capim pubo mun. de Elesbão Veloso, etc. Última noite resultado das oficinas e entrega dos diplomas e um show com pequeno  Isaque da acordeon, músicas pé de serra.

A coordenadora Francivalda agradeceu a toda comunidade pela acolhida e a participação nas oficinas e nas apresentações culturais a noite,  e finalizou pedindo as escolas, poder público e comunidade que continuassem com o trabalho, pois a semente teria sido plantada e gostaria de voltar a cidade. Desejo do Forró continuou.

Praça lotada durante estes 5 dias de evento, prefeito Neto Minervino, esteve presente com demais autoridade local. Profº Nonatim chefe de Departamento de Cultura, responsável por este mega evento, está de parabéns...

Professor da oficina de dança deu um show com seu alunos.


O que é o Programa Cultura Viva?

Os Pontos de Cultura são o eixo principal do Programa Cultura Viva, implementado pelo Ministério da Cultura entre 2004 e 2005. A ideia do programa é valorizar e apoiar as iniciativas culturais da comunidade, reconhecendo o protagonismo dos cidadãos e cidadãs que produzem cultura em suas regiões. Entre 2004 e 2012, foram beneficiados 3.662 pontos de cultura em todo o país.

Os Pontos de Cultura são parceiros na relação entre o poder público e a sociedade, atuando em áreas e territórios da cidade em que a oferta de equipamentos e programas de inclusão cultural são insuficientes ou inexistentes. 

Oficina de música.

Oficina de grafite(lindas pinturas)Professor e alunos.

Oficina de Hip Hop


Teatro

Qual é o objetivo do programa?
Fortalecer a ação cultural dos grupos atuantes nas comunidades, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais. 

Multimídia

Vídeo feito pela equipe multimídia

Capim pubo a dança do boi.

Conserto de brinquedos.

Ducéu recebeu o certificado e foi homenageada, em nome da 3ª idade.

Reisado de nossa cidade.

O mais esperado Isaque da acordeon.

Todos cairam no forró.

Bonito Zefinha com seu filho Pepy




Fonte: Vu Moura-Direto de Santa Cruz dos Milagres-PI
Edição: Vu Moura
Por: Vu Moura
Mais sobre: