Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura Municipal realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Prefeitura Municipal realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social

08/08/2015 07:38

 A Prefeitura Municipal de Redenção do Gurguéia-PI, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 05 e 06 de agosto de 2015. A conferência aconteceu no Prédio do CRAS localizado no Bairro Santo Antônio. O CRAS que passou por uma reforma em estrutura física. Um espaço mais amplo, moderno e aconchegante.

O evento contou com a participação do Secretário de Assistência Social, Junivaldo Pereira (Juca do Barracão), do Coordenador do CRAS José Ivo do Lago, das Assistentes sociais que comandaram os trabalhos Ana Neri Nogueira e Gilvaneri Nogueira, da vereadora Adriana Sousa, Secretário de Educação Antônio Carlos, Secretário de Administração Danilo Parente representando o prefeito municipal e outros. Além da participação de pessoas da comunidade.

Na oportunidade o grupo de capoeira da Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins, fizeram apresentação no evento. A garotada, fizeram uma apresentação espetacular e impressionaram a todos os presentes com a habilidade da capoeira.

A Conferência Municipal de Assistência Social teve como objetivo geral avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios como também eleger delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.

Os trabalhos da Conferência Municipal teve como base a avaliação do SUAS, através de reflexões e debates nas cincos dimensões do tema central " Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026". As cinco dimensões foram:

DIMENSÃO 1 - Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo;

DIMENSÃO 2 - Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS;

DIMENSÃO 3 - Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público, Universal, Republicano e Federativo;

DIMENSÃO 4 - Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo;

DIMENSÃO 5 - Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

O andamento dos trabalhos da IX Conferência Municipal foram a formação de cinco grupos de trabalho, com os participantes no evento, e a discussão dos temas. Cada grupo teve um facilitador para orientar os trabalhos e as discussões, e após isso, cada grupo elegeu cinco prioridades na área da Assistência Social nas três esferas do Poder Público, federal, estadual e municipal.

No final, os grupos de trabalho, apresentaram na plenária da Conferência as prioridades que foram eleitas por cada grupo, a plenária aprovou todas as prioridades por unanimidade.

Foram escolhidos ainda, os delegados que representarão Redenção do Guguéia, na Conferência Estadual.

Por Gedilson Carvalho

Fonte: www.redencaodogurgueia.com.pi.gov.br
Edição: Gedilson Carvalho
Por: Gedilson Carvalho
Mais sobre: