Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TCE realiza Seminário de Controladores Sociais e Qualificação de Gestores

TCE realiza Seminário de Controladores Sociais e Qualificação de Gestores em Piripiri

31/05/2017 10:06

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realiza nesta quarta, quinta e sexta-feira, em Piripiri, o XXXII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante e I Qualificação de Gestores. O evento será aberto às 18 horas desta quarta-feira (31), no auditório Germayron Brito, pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e outras autoridades e convidados.

O seminário consta de palestras e minicursos sobre temas relacionados à administração municipal, e é destinado a prefeitos, vereadores, secretários e conselheiros municipais, contadores, advogados, servidores públicos, profissionais liberais e representantes de sindicatos e outras entidades da sociedade civil. O objetivo é qualificar os gestores e capacitar os representantes da sociedade civil para o exercício do controle social da gestão pública.

A palestra de abertura será ministrada pelo conselheiro-substituto Delano Câmara, sobre “Cidadania, Desenvolvimento e Controle no Estado Moderno de Direito”. O primeiro dia do evento terá ainda as palestras “Gestão e Governança – O que é ser um bom governante”, do auditor de controle externo José Inaldo Oliveira e Silva, e “A Importância do Controle Interno para uma Gestão Eficiente: Evitando Irregularidades e Melhorando Desempenho”, do auditor governamental Márcio Rodrigues Araújo, gerente de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado (CGE-PI), seguida de debate com os participantes.

Nos dias 1º e 2 de junho serão ministrados minicursos sobre IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), Controle na Administração Pública, Cuidados com a Lei das Terceirização, Administração Tributária Eficiente, Contratos Administrativos, dentre outros assuntos diretamente relacionados à gestão municipal. Os minicursos serão realizados no Centro Educativo Municipal Des. Dr. Antonio de Freitas Rezende. 

O seminário é realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), com apoio da Prefeitura de Piripiri e outras entidades e parceiras, e faz parte das iniciativas do TCE-PI para melhorar a eficiência dos serviços municipais a partir da qualificação técnica dos gestores e do estímulo do cidadão à fiscalização e controle da gestão pública.  

Fonte: Ascom
Mais sobre: