Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piripiri completa hoje 102 anos de história

Piripiri completa hoje 102 anos de história

04/07/2012 11:36

Sua origem vem das terras encravadas em um local denominado "Botica", concedida a Antônio Fernandes Macedo em 20 de janeiro de 1777.

A sua fundação remota-se a uma data desconhecida do ano de 1844, quando o seu proprietário, o Padre Domingos de Freitas e Silva, vindo buscar refugio após ter lutado pela independência do Piauí construiu uma casa em um local denominado Anajás, e depois, ao lado, uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, que é a atual padroeira da cidade. Ali o padre passou a viver com sua família da agricultura e da criação de gado.

No dia 4 de julho de 1910 a vila de Piripiri foi finalmente elevada à categoria de cidade.
A grafia primitiva era Peripery. Em 21 de novembro de 1944 uma resolução de IBGE passou a chamar a cidade de Piripiri.

Duas personalidades merecem destaque pelas contribuições que proporcionaram à cidade, ao Estado e à Nação. A primeira foi o Embaixador Expedito de Freitas Rezende. Homem culto e que serviu ao País nas Embaixadas da Argentina, Paraguai, Chile e Vaticano, onde veio a falecer. Sua maior contribuição para o País foi a negociação do Tratado da Itaipu Binacional, emprendimento que até hoje representa 19% de toda a energia consumida pela Nação.

A Segunda, não menos imporante, foi o Professor Omar de Andrade Rezende. Educador reconhecido Regionalmente, pioneiro na implantação do antigo Ginásio em Piripiri, e que teve como maior mérito, abdicar do direito de mantê-lo como instituição privada, estadualizando-a, a fim de que todos os Piripirienses que tivesem mérito pudessem cursá-la.

Lista de prefeitos de Piripiri

Alguns ex-prefeitos de Piripiri (lista a completar): Antono Alves de Oliveira Lopes, Onofre José de Melo, José Joaquim da Silva Rabelo, Estevão Rabelo de Araújo Silva, Francisco Gaudioso de Sousa Memória, Tomáz Rebelo de Olveira Castro, Nelson Francisco Carvalho, João Paulo da Silva Rabelo, Antonio Coelho de Resende, João de Freitas Silva, José Higino de Sousa, João de Freitas e Silva, Nelson Coelho de Resende, Francisco Justino de Sousa Medeiros, Licínio de Brito Melo, Aderson Alves Ferreira, Joaquim Canuto de Melo, João Coelho de Resende, João Bandeira de Resende, Isidoro machado Brito, Jeronimo Bezerra de Melo, Antonio Monteiro Alves, Cícero medeiros, Antonio de Andrade Poti, Jônatas de Melo(1970/1972), Antônio Ferreira Neto,Jônatas Melo (1976/1982) Luis Cavalcante de Menezes(1983/1988), José Arimatéia de Melo Rodrigues(1989/1992),José Pinto Mesquita(1993/1996),Luis Cavalcante de Menezes (1997/2004), Odival Andrade(2005/2008), Luis Cavalcante de Menezes (2009/atual).

Geografia

Piripiri é um município brasileiro do estado do Piauí. Piripiri vem de Peripery, que significa para uns, capim-capim ou capinzal e, para outros, junco, arbusto encon¬trado perto de lagoas. Batizada assim por haver muito desse capim na fazenda do funda¬dor, o Padre Domingos de Freitas e Silva.

Piripiri, cidade do interior do Piauí, pode ser classificada no momento como a quarta cidade do Estado em população, perdendo apenas por Teresina, Parnaiba e Picos. Situada entre a capital Teresina e a cidade litorânea de Parnaíba possuí um clima Tropical quente, chegando a registrar uma temperatura média entre 26°C e 38°C. Esta é uma região em que se pedromina a caatinga.

No passado, Piripiri tinha como principal economia a criação de gado e a cera de Carnaúba, produto abundante do município. Esta teve espetacular valorização durante a Segunda Guerra Mundial. No período pós-guerra, devido à descoberta e fabricação em grande escala de produtos sintéticos incluindo cera sintética, houve queda maciça do preço da cera de Carnaúba, ao ponto de não mais despertar interesse comercial.

A cidade se destaca, economicamente, como o segundo maior pólo de Indústria de Confecções, possuindo cerca de 300 unidades fabris, todas elas micro e pequenas empresas, e destaca-se ainda pelo Comércio. Além disso, Piripiri se destaca no turismo com várias atrações, que entre a mais conhecida está o "Açude Caldeirão".

Atualmente Piripiri possuí uma economia baseada no turismo, agricultura, extrativismo e pecuária.

Atrações Turísticas

A cidade de Piripiri desenvolve seu potencial turístico com os seguintes atrativos:

Açude Caldeirão - Está localizado a 9 km da cidade e conta com uma capacidade de 54.600.000 metros cúbicos de água. Bastante utilizado como fonte de lazer, principalmente durante o mês de março quando chega a sangrar.

Museu Perypery - Museu que funciona em um prédio que funcionava uma agência bancária e uma casa de festas. Conta com várias peças que resgatam a história de Piripiri.

Parque Municipal Cachoeira da Conceição - Com 28 hectáres de floresta nativa, está localizado distante do centro. Possui uma piscina natural e áreas para lazer.

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios - Construída pelos franciscanos na década de 1950 com base na Catedral de St. Paulus, em Münster, na Alemanha. È o local onde é realizado a festa religiosa da padroeira da região, atraindo centenas de turistas.

Memorial Expedito Resende - Erguido em 1985 e é mantido pelo Governo do Estado. Possui peças em exposição do Embaixador Expedito Resende, um auditório com capacidade para 200 pessoas, e ainda uma biblioteca com cerca de 2 mil obras.

Biblioteca Municipal Casa das Letras''' - Funciona onde era uma antiga Usina de Energia. Recebe vários estudantes e professores por dia. Atualmente conta com uma biblioteca com cerca de 5 mil livros.

Praça de Eventos Arimatéa Sousa - Funciona em um local onde se encontrava a antiga Estação Ferroviária da cidade, e conta com um grandioso espaço que recebe eventos de muito público.
Cachoeira do Bota-Fora - Também conhecida como Cachoeira Grande é um local de lazer que possuí um centro de visitantes e uma cachoeira para os banhistas.

Açude Anajás - Local que é pouco utilizado como lazer, e principalmente é utilizado por pescadores por ter grande quantidade de peixes.

Praça da bandeira - Principal praça em frente à igreja matriz de Nossa Senhora dos Remédios.
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios - Localizado no Morro da Saudade, possui uma grande estátua da santa padroeira do município.

Fonte: Wikipédia (Mais informações sobre Piripiri acesse http://pt.wikipedia.org

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 102 ANOS DE PIRIPIRI

Dia 01/07
08h00 - Regata de Canoas no Açude Caldeirão
11h00 - Show com as Bandas Xé Pop e Swing Samba no Bar do Onofre

Dia 03/07
19h00 - Encontro com as Comunidades da Zona Rural, celebração religiosa, apresentação cultural com a Banda Los PETI e musicalidade de Joel e Banda na praça de eventos

DIa 04/07
08h00 - Solenidade Cívica na Praça da Bandeira
15h00 - Inauguração do Centro Educativo Municipal Desmbargador Antonio de Freitas Resende, no Campo das Palmas

17h00 - Comenda Juncal no Auditório Ozires Neves de Melo
19h00 - Apresentação da Cantata Gonzaguiana com João Cláudio Moreno na praça de eventos

Dia 05/07
19h00 - Sessão Solene Medalha Mérito Legislativo, na Chácara Vivi

Dia 06/07
18h00 - Decisão do Copão Rural, no estádio Ytacoatiara

Dia 07/07
18h00 - Decisão do Campeonato Pé de Chulé, no estádio Ytacoatiara
19h00 - I Prêmio ACALPI de Cultura, no Auditório Ozires Neves de Melo. (fonte: facebook)

Fonte: Wikipédia
Por: Sílvio Vieira