Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fundação de Saúde de Piripiri registra aumento de 162% em atendimentos

Fundação de Saúde de Piripiri registra aumento de 162% no número de atendimentos

05/05/2015 10:56

A Prefeitura Municipal de Piripiri vem fazendo uma série de investimentos no âmbito da saúde, contemplando a construção de novas unidades de saúde, bem como a compra de equipamentos e disponibilização de novas especialidades nos hospitais. Somente nos últimos dois anos, o número de atendimentos realizados pela Centro de Saúde Adauto Coelho de Resende cresceu em 162%, tendo em vista que a população passou a ser assistida nos turnos manhã, tarde e noite.

De acordo com Saul Neris, coordenador do Samu de Piripiri e ex-superintendente do Centro de Saúde Adauto Coelho de Resende, o crescimento no número de atendimentos é resultado da política de expansão das especialidades nas unidades de saúde de Piripiri, que passou de cinco para 20 nos últimos dois anos. A institucionalização do terceiro turno na rede de atendimento, conhecida como “turno do trabalhador”, passou a contemplar pessoas que passam o dia trabalhando.

“Vários são os fatores que justificam o aumento no número de atendimentos de saúde à população, mas o principal deles é a política de valorização e melhoria da rede pública de saúde. Tudo está funcionando bem e de forma acessível para todos os moradores da cidade. Antigamente, um paciente esperava por até seis meses por uma consulta com o neurologista, hoje esse tempo de espera reduziu para no máximo um mês”, exemplifica Saul Neris.

Segundo o prefeito Odival Andrade, os investimentos no âmbito da saúde são prioridade na gestão, que nos últimos dois anos vem dando continuidade ao processo de expansão da rede pública de atendimento em saúde. “Já entregamos a ampliação da unidade básica de saúde da comunidade Caldeirão, assim como inauguramos o posto de saúde na comunidade Quebrada e na comunidade Banda. Outras unidades também já estão sendo viabilizadas pela Prefeitura e assim vamos levando atendimento de qualidade a quem precisa”, ressalta o prefeito.

Atualmente, Centro de Saúde Adauto Coelho de Resende disponibiliza atendimento em 20 especialidades de saúde, contemplando desde atendimentos clínicos, realização de exames, além da realização de cirurgias de pequeno porte. 

Reforma de postos e centros de saúde

Entre as melhorias no âmbito da saúde em Piripiri, também constam a inauguração de obras de reforma nas unidades de saúde do município. Os locais foram ampliados e adaptados para acomodar com maior conforto os usuários do serviço.

No início deste ano foram inauguradas as reformas do Posto de Saúde do bairro Floresta, do Posto de Saúde do bairro Matadouro, do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que passou pela segunda reforma desde que o prefeito Odival Andrade assumiu a gestão do município.

Novas UTIs no Hospital de Piripiri

O Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, passará por reforma e ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A partir de então contará com dez leitos. Por conta disso, o local ficará fechado por algumas semanas. Os pacientes de média e alta complexidade serão realocados na unidade semi-intensiva e, se necessário, encaminhados para Teresina.

Atualmente, o HRCR possui sete leitos. No intuito de credenciar a Unidade junto ao Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde está promovendo a ampliação dos leitos. Para continuar dando suporte aos pacientes da urgência, o Hospital está readequando a sala de estabilização com equipamentos e mais dois leitos de terapia semi-intensiva, como também equipar e reformar a radiologia e o Centro Cirúrgico daquela unidade.

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: