Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policia cumpre mandato de busca e apreensão na casa do Ex-prefeito Boião.

Polícia realiza mandado de busca e apreensão de documentos na casa do ex-prefeito Raimundo Boião.

30/01/2013 17:52

Operação realizada pela Polícia Militar, um oficial de justiça e o assessor especial da Prefeitura dr. Washington Gonçalves, cumpriram na tarde desta segunda-feira (29), mandados de busca e apreensão de documentos da prefeitura expedidos pelo Poder Judiciário, na residência do ex-prefeito de Pio IX, Raimundo Nonato do Nascimento "Boião"e de alguns ex-funcionários municipais do seu governo.

A representação pela busca e apreensão foi ajuizada pelo advogado da atual prefeita de Regina Coeli (PSB) , relatando a subtração e desvio de documentos públicos da Prefeitura que deveriam estar no acervo municipal e estariam na posse do ex-prefeito Boião e dos seus ex-secretários e funcionários municipais.

" A Drª Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, MMª, Juiza de direito desta comarca de Pio IX, Estado do Piauí, na forma da lei, etc.

MANDA a qualquer um dos oficiais de Justiça deste Juízo, ao qual for apresentado, que em seu comprimento, estando devidamente assinado, se dirija nesta cidade e Comarca de Pio IX/PI a sendo ai. CITEM-SE os requeridos.

Raimundo Nonato do nascimento e Maria Rita Ribeiro, Antonia Auzenir Arrais, Luiza Regineide Fernandes, do interuir da Ação Cautelar de Busca e Apreensão, ajuizada pelo município de Pio IX"

O Portal Pio IX acompanhou todo o desenrolar da ação.

Casa do Ex-prefeito

Os policias, o oficial e o advogado chegaram por volta das 14:15 da tarde na residência do ex-prefeito, chamando por incansáveis 10 minutos para que alguém se apresentasse , sem êxito, o oficial entrou na residência com o mandato em mãos, porém, a ex-primeira dama, Dona Maria Rita, se apresentou. Muito alterada, relatou que dentro da casa não teria documentos que fosse de interesse dos responsáveis pelo mandato. Logo foi necessário a intervenção policial já que cada documentos que era encontrado, era retirado das mãos do advogado assim a policia segurou que fosse comprido o que estava diante a lei.
Durante todo o tempo, Maria Rita, expressava insatisfação com a situação, referindo-se que abriria um processo judicial contra os ali presentes, por terem invadido a sua casa, também relatava com o Sr. Boião, estaria muito doente e que tinha medo do mesmo infartar e vir a óbito.

" Pensei que nunca passaria por isso na minha vida, é muita humilhação" disse o Ex-prefeito
" Vocês deveriam era pagar os professores, não sei por que essa justiça de Pio IX não ver isso, na época de Raimundo, as contas eram bloqueadas direto, deveriam era se preocupar com o povo" Disse Maria Rita, várias vezes.Foram encontrados na casa, documentos, balancetes, convênios e todos os outros de interesse do público e pertencentes a prefeitura.

Casa da Ex-coordenadora de educação

Não houve resistência, foram encontrado cerca de 45 volumes de documentos empilhados e entregues.Casa de Auzenir.

Na casa da ex-controladora do município foram encontrados também vários volumes de documentos de posse da Prefeitura Municipal de Pio IX, que nuca poderiam ter saído das dependências do órgão, todos entregues, sem transtornos.

" Sabe, dr. Washington, lá eu nunca tive voz, nunca mandei nem em uma agulha, eu apenas assinava os documentos, quem mandava em tudo e em todos era dona Maria. (Mulher do ex-prefeito).

Desvios de bens materiais.

Sabe-se que inúmeros bens da prefeitura foram desviados ou saqueados durante os mês de dezembro ou até mesmo durante os anos de 2009 a 2012, o pedido de um mandato de busca e apreensão já foi pedido pelo assessor especial da Prefeita, o Dr. Washington Gonçalves, e logo mais os bens como móveis, motores de automóveis, pneus, serão reconstituídos pela prefeitura e também erão aberto um processo contra os particulares que estão em posse de objetos que são de posse da Prefeitura de Pio IX

Dívidas

Durante uma rápida olhada nos documentos recuperados, foi constatado que existe inúmeras dividas do município, dentre elas uma com a prestadora de serviços Ticked Serviços que tem sua sede em Campinas - SP, essa conta veio expressa em uma documento extrajudicial, que é no valor de 45 mil reais e é referente a abastecimento dos veículos da prefeitura. Esse documento é de 2010 e nunca foi pago.

Documentos em Teresina

Uma ação similar foi executada em Teresina, com ajuda da policia militar o Dr. Jairo Andrade, foi com o mandato em buscas de documentos da prefeitura que estão em posse de Paulo Cezar, assessor de Raimundo Boião, durante a sua gestão. Não foi obtido êxito, o mesmo não foi encontrado em seus endereços.

Foram apreendidos cerca de 150 volumes de documentos ou 45 mil folhas.

Fotos

Fonte: PORTAL PIO IX
Por: PATRICK ACIOLI
Mais sobre: