Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia "œD" da vacinação é realizado em Pio IX.

Evento cultural da cidade foi resgatado, meta 80% ainda não foi atingida, tempo prorrogado até dia 1

29/04/2013 13:00

O "Dia D" de vacinação contra a gripe - que aconteceu nacionalmente no dia 20 - foi transferido para o dia 27 em Pio IX, ultimo fim de semana - e ainda assim o ministério prorrogou o final da campanha - . O evento foi realizado na Unidade escolar Francisco Suassuna de Melo ( Ginásio ). Foi realizado no mesmo dia a Festa do Idoso, o evento que foi criado em 2002 e já era tradição no município foi esquecido desde 2010.
O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde de Pio IX juntamente com a Prefeitura com objetivo de proporcionar uma oportunidade de lazer ao público da terceira idade e uma forma diferente de se ofertar a vacina e mostrar a sua importância. É resultado da integração dos diversos setores da administração municipal - Saúde, Educação. Assistência Social, Obras e Urbanismo, demonstrando intersetorialidade dessa ação.
Apresentações.
Durante o dia foram feitas várias apresentações como Desfile da Miss e Mister, Concurso de Forró, Valsa todas apresentadas por idosos. E ainda um apresentação especial de um grupo de capoeira de Campos Sales - CE.
Metas
Vacinar 80% da população por grupo prioritário: ? Crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade; ?Gestantes;
?Puérperas; ?Povos indígenas ( PI não tem meta para indígena por não possuir aldeados); ?Pessoas com 60 anos de idade e mais; ?Profissionais de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza; ?População privada de liberdade
Para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.
O Ministério da Saúde enviou para o estado do Piauí esse ano apenas 32% do total de vacinas previstas na meta, Pio IX recebeu 50% do total previsto para o município.
Prevenção.
Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir: ? 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias;
? 39% a 75% da mortalidade global; ?Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%; ?Reduzir o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente;
? Referem ainda a redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.
Vacinação é todo dia
Estamos no período de campanha onde é registrado maior parte das doses aplicadas na cidade. Porém as unidades da Saúde da Família recebem nos dias normais um quantidade muito inferior do que extipulado. Durante o acompanhamento do Bolsa Família as equipes de PSF só realizaram o acompanhamento diante da atualização do cartão de vacina. A quantidade de doses aplicadas no período aumentou cerca de 1000% em 2 meses.

Fonte: Portal Pio IX
Por: Patrick Acioli
Mais sobre: