Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Salão do Livro de Valença acontecerá de 04 a 07 de novembro

De 4 a 7 de novembro Valença será a capital regional da literatura e da cultura

11/10/2015 23:30

Depois do sucesso de seis edições consecutivas, no período de 2005 a 2010, o Salão do Livro de Valença do Piauí ficou quatro anos de fora do calendário cultural da cidade sorriso. O evento que já havia se consagrado junto a público da microrregião valenciana teve de ser interrompido por falta de apoio, sobretudo institucional. Kássio Gomes, um dos principais articuladores do SaLiVaPi, assumiu a Presidência da Fundação Quixote e desde então vem lutando para reativar o evento no município.

Esse ano, graças a uma parceria entre a Fundação Quixote, o Governo do Estado, através da SECULT (Secretaria Estadual da Cultura) e a Prefeitura de Valença, o SaLiVaPi voltará a ser realizado no município.

Entre os nomes já confirmados para o evento está o do escritor e roteirista premiado Paulo Lins, autor do best-seller Cidade de Deus, que gerou o filme homônimo e chegou a ser indicado ao Oscar. Paulo Lins é ainda autor de séries de TV como Subúrbia e roteirista de Filmes como Faroeste Caboclo.

Além do carioca Paulo Lins, a organização do evento já confirmou as presenças de outros autores nacionais como Salgado Maranhão (RJ) poeta traduzido e estudado em diversos países, autor entre outros de A Cor da Palavra – considerado o melhor livro de poesias de 2010, segundo a Academia Brasileira de Letras; Luiz Alberto Mendes – autor do famoso livro Memória de um sobrevivente e do escritor e humorista da série Casseta e Planeta, Beto Silva. Esse último autor da comédia “Júlio sumiu” que tem no elenco nomes consagrados da teledramaturgia e do cinema brasileiro como Lília Cabral, Fiuk, Carolina Dickman e Stepan Nercessian(assista ao trailer do filme: http://globofilmes.globo.com/video/julio-sumiu).

O SaLiVa acontece no Colégio Santo Antônio, no período de 4 a 7 de novembro de 2015, com oficinas de teatro, oficinas de minilivros, oficinas de desenho, exposições de arte e cultura, cinema e cineminha, espaço criança, palestras e comercialização de livros e outros produtos ligados à leitura.

O patrono da 7ª edição do Salão do Livro de Valença do Piauí é o maestro valenciano Luís Santos, fundador da banda de música da antiga Escola Técnica Federal do Piauí, hoje IFPI. Além do maestro, serão homenageados os mestres educadores Professor Eulino Silva, a Professora Maria dos Prazeres (in memoriam) e o Desembargador Juraci Nunes Santos, fundador e primeiro presidente da Academia de Letras da Confederação Valenciana – ALCV.

As atrações musicais também são bastante convidativas. Entre os artistas estão Vavá Ribeiro, Jó Oliveira, Banda In the Clouds, Beth Moreno e Banda, Vozes valencianas (diversos artistas da música valenciana), entre outros.

O evento é aberto a público, portanto gratuito. Apenas o círculo de palestras que gera certificado de 40 horas/aula para quem cumprir 70% da carga horária, é necessário efetuaruma inscrição prévia através do site www.salivapi.com.br , e pagar o boleto no valor de R$ 26,00. As demais atividades do evento, incluindo os shows são gratuitas. Muitos pimenteirenses devem participar do SALIVA 2015.

Mais sobre: