Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pimenteirenses realizam cirurgias da catarata em Picos pelo Olhar Brasil

Olhar Brasil

05/12/2015 11:02

A Prefeitura de Pimenteiras continua desenvolvendo ações que buscam a melhoraria na qualidade de vida da população. Neste sábado (5), 30 pimenteirenses estão tendo uma nova oportunidade de voltar a enxergar por conta do programa Olhar Brasil, que está sendo realizado na UESPI de Picos, atendendo a pacientes acima de 60 anos de idade.  

Os pacientes, após se consultarem e sendo detectados problemas de cataratas são encaminhados ao centro cirúrgico para a realização das cirurgias que acontece em poucos minutos.

De acordo com a vice-prefeita Lucia Lacerda, que acompanha os pacientes, existe a possibilidade de cerca de 100 pimenteirenses passarem pelos procedimentos. “Temos 84 vagas, mais estamos trabalhando para esse numero chegar a 100 pacientes. Você não imagina a felicidade dessas pessoas ao voltarem a enxergar depois de muitos anos. Essa felicidade não tem preço” comemorou.

Os atendimentos continuam até a próxima quinta-feira (10) com expectativa de atender cerca de 5 mil pessoas e de realizar 1.800 cirurgias de catarata com pessoas da grande região de Picos, que abrange a região valenciana, onde Pimenteiras está inserida.

A equipe do HCOE da Bahia formada por dez oftalmologistas, um anestesista e trinta enfermeiros e auxiliares de enfermagem, são os responsáveis pelos procedimentos através do Programa Olhar Bem do governo federal e estadual. Os procedimentos são gratuitos e os custos com transporte e alimentação dos pacientes são custeados pela Prefeitura de Pimenteiras.  

Mais sobre: