• TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Picos

09 de maio de 2016

Ruas de Picos recebem rampas de acessibilidade

Ruas de Picos recebem rampas de acessibilidade

Após o prefeito Pe. José Walmir de Lima firmar parceria com a empresa BlinkBoard para a instalação e manutenção de mobiliário urbano, as ruas de Picos receberam neste sábado (7), rampas de acesso, incluindo placas verticais de sinalização. As rampas foram instaladas em vários pontos da cidade.

Prefeito vistando uns dos locais que  receberam a rampa de acessibilidade - Foto: CCOM

Prefeito vistando uns dos locais que receberam a rampa de acessibilidade – Foto: CCOM

Na manhã de hoje o gestor municipal visitou uns dos locais que receberam a rampa de acessibilidade e aprovou a ideia. “Foi uma ótima iniciativa. Essas rampas são bastante importantes e vão permitir o direito e a autonomia de movimentação aos cadeirantes”, disse.

Pe. Walmir afirmou ainda que ser cadeirante é um desafio, em Picos a situação é bastante complicada, no qual as ruas e calçadas não têm acessibilidade. “O exercício pleno do ir e vir das pessoas com deficiência quase sempre depende da remoção de algumas barreiras e estamos trabalhando para remove-las e garantir esse direito”, pontuou.

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, informou que a instalação das rampas dar autonomia as pessoas com deficiência. “Faz com que as pessoas com deficiência saiam de casa e transitem livremente pelas ruas de Picos. É uma inciativa importantíssima e a cidade só tem a ganhar”, destacou.

As rampas possuem sinalização tátil de alerta já incorporada.

02 de maio de 2016

Prefeitura de Picos inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Prefeitura de Picos inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Com o intuito de reduzir os riscos das complicações das doenças respiratórias, reduzindo a mortalidade dos diferentes tipos de gripes, a Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesse sábado (30) o “Dia D” de mobilização da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B A abertura oficial da campanha foi às 8h, na sede da Secretaria.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Imunização, é distribuir 17.126 doses, ao grupo prioritário, nessa 18ª Campanha que irá encerrar no dia 20 de maio. “A meta estabelecida pelo Ministério corresponde a 80% do público-alvo total, o município de Picos sempre superou esse percentual, então é importante que as pessoas procurem uma unidade de saúde para fazer a imunização. A vacina é segura, não apresenta reações adversas”,  declarou o secretário José Venâncio (Dudé).

Fotos: Joel Fotografias

Fotos: Joel Fotografias

Esse ano, as doses serão destinadas a nove grupos prioritários, divididos em: pessoas idosas (com 60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a população privada de liberdade, e os funcionários do sistema prisional.

Joselita de Moura - Profissional de saúde

Joselita de Moura – Profissional de saúde

Uma das primeiras pessoas a tomar a vacina foi a profissional de saúde, Joselita de Moura. A dona de casa ressalta que é muito importante estar imunizado contra o vírus. “Desde quando comecei a trabalhar na saúde que eu toma a dose da vacina, isso tem uns 3 anos,  estou aqui com o objetivo de ficar protegida das complicações da gripe e eu recomendo a todos que fazem parte do grupo prioritário buscar a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, defendeu.

Sede da Secretaria Municipal de Saúde

Sede da Secretaria Municipal de Saúde

De acordo com a coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco, o município recebeu até o momento apenas 45% da vacina. Até o dia 04 de maio, o município deve receber as demais doses para atingir 100% da meta de vacinação “Estamos sempre em contato com o Ministério da Saúde e a equipe garantiu na próxima quarta-feira estaremos recebendo o restante das doses e assim daremos inicio a campanha na zona rural e logo em seguida o sistema prisional”, disse.

Coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco

Coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco

Participaram da abertura oficial da campanha o prefeito municipal, Padre Walmir, o secretário municipal de saúde José Venâncio, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cláudio Galeno, o Secretarii de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo de Sousa, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Ana Paula Silva, o O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo.

Prefeito Padre Walmir de Lima

Prefeito Padre Walmir de Lima

29 de abril de 2016

Prefeitura apoia e Projeto Cuca Periférica será inaugurado

Prefeitura de Picos apoia e Projeto Cuca Periférica será inaugurado

Ted Rap é Coordenador e sócio-fundador do Movimento Hip Hop de Picos, além de ativista social e cultural, que por mais de 20 anos tem buscado concretizar projetos que possam transformar a vida da comunidade do bairro Parque de Exposições onde reside desde os 8 anos.

Ele se emociona quando fala do mais novo projeto: “Me dói muito ver nossas crianças e nossos jovens, sem perspectiva e encontrando o caminho das drogas, por isso luto por políticas transformadoras. E o projeto Cuca Periférica é exatamente para dar uma direção a essa galera.”

O projeto, que tem o apoio do Prefeito Padre Walmir, deverá atender a 60 alunos em cada turma, em cursos de informática de três meses de duração.

Mas não apenas as crianças serão contempladas com a inclusão digital: “Nosso projeto atenderá de 8 a 80 anos. Nós desejamos estender a possibilidade de aprender informática a todos os que tenham interesse em desbravar esse novo mundo” diz Ted Rap.

As aulas serão ministradas por professores do Curso de Bacharelado em Sistema de Informações da Universidade Federal do Piauí-Campus de Picos, através de cursos de extensão, oferecendo conhecimentos nas áreas de web e informática básica e arduino.

A sala de aula funciona em um espaço cedido pelo prefeito Padre Walmir, dentro da Escola Municipal Maria Gil, antigo Caic, no bairro Parque de Exposições: “Nós percebemos a dimensão e a importância do Projeto Cuca Periférica enquanto um caminho novo para crianças e idosos trilharem e alcançarem conhecimentos e mudarem o seu jeito de ver o mundo, ampliar horizontes e intervir, quem sabe, futuramente, dentro da própria comunidade para melhorá-la cada vez mais. Nós estamos entregando uma sala reformada, climatizada e com computadores para que as aulas possam acontecer com maior produtividade e conforto” disse o Prefeito.

Sobre o apoio, Ted Rap disse ser essencial: “Essa gestão, através do Padre Walmir, tem estado aberta ao diálogo, o que é fundamental para realizarmos o projeto, porque o Padre entendeu que a contribuição para nossa comunidade é muito grande e que nós, sozinhos, jamais teríamos condições de tirar esse projeto do papel. Essa proximidade do Prefeito, que vem até a gente e conversa de igual pra igual mostra que não estamos sozinhos, que ele tem boa intenção em apoiar bons projetos. Eu acredito na vontade do padre de transformar a vida das pessoas para melhor” declarou Ted Rap.

A inauguração do espaço Cuca Periférica será realizada dia 02 de maio, segunda-feira, às 16 horas.