• Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Picos

22 de junho de 2016

Prefeitura lança programação do São João e concurso de quadrilhas

Prefeitura de Picos lança programação do São João e concurso de quadrilhas

A Prefeitura de Picos, investindo na preservação das tradições culturais de nossa gente, vem se esforçando para manter vivas as manifestações em datas festivas importantes, como aconteceu no final do ano passado com o Natal, depois com o Carnaval e, agora, nesse mês de junho e julho, com o São João.

Um grande arraial será montado na Avenida Beira Rio nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, inteiramente pensado para a confraternização das famílias de Picos e da região, resgatando essa festa bonita do calendário brasileiro que tanta ênfase tem na nossa região nordestina.

“Mesmo diante das dificuldades que todas as prefeituras enfrentam hoje, nós resolvemos fazer o evento junino, resgatando essa festa que remonta às nossas raízes de infância, tradição que devemos preservar e passar de geração em geração. Investimos em cultura por entender que um povo precisa manter sua identidade e transmiti-la aos novos cidadãos para que não se perca” disse Padre Walmir, Prefeito de Picos.

O evento envolve, na sua organização, várias secretarias e apoiadores, e conta com concurso de quadrilhas, que se inscreveram na Secretaria de Cultura e já ensaiam em ritmo acelerado para fazer bonito na primeira noite na Avenida Beira Rio.

Confira a Programação:

Dia 30 de junho: 

Concurso de Quadrilhas

  Cristiano Pipow

   Forró To na Farra

Dia 01 de Julho: 

Damara e Dina

    Osvando Barros

   Romin Matta

Dia 02 de julho: 

Robério Costa

                                Forró da Monarquia

   Chambinho do Acorden

20 de junho de 2016

Bairro Boa Vista é contemplado com o projeto “Educação para o Trânsito”

Bairro Boa Vista é contemplado com o projeto “Educação para o Trânsito”

Com a participação expressiva da população, o projeto “Educação para o Trânsito” contemplou, na manhã deste sábado (18), o bairro Boa Vista. A ação foi realizada na creche municipal Doroteia Cristo de Oliveira.

Projeto Educação para Trânsito no bairro Boa Vista - Foto: Romário Mendes

Projeto Educação para Trânsito no bairro Boa Vista – Foto: Romário Mendes

O projeto é uma idealização do 3º Batalhão de Engenharia e Construção, em parceria com o SEST SENAT, UFPI, UESPI, SESI, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, SAMU, SENAC e a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e a Secretaria de Educação.

DSCN0699

Durante toda manhã foram realizadas oficinas e palestras educacionais, com o intuito de ensinar as crianças e reeducar os adultos ao comportamento adequado no trânsito, além de alertar quanto à prevenção de acidentes e punições.

DSCN0712

No final da ação, foi realizada uma peça teatral, simulando um acidente, cujo objetivo foi mostrar a realidade do dia a dia no trânsito picoense.

DSCN0761

O prefeito Padre Walmir Lima esteve presente na ação e reiterou a importância da educação no trânsito. “Nós estamos tendo a oportunidade nos últimos meses de estar realizando esse projeto. E eu fiquei feliz em ver as crianças sendo educadas nas oficinas e palestras. Estamos semeando para que amanhã possamos estar colhendo os bons resultados de uma boa educação no trânsito”, disse.

DSCN0735

O comandante do 3º BEC, coronel Emerson Bezerra de Lima, afirmou que a proposta é visitar os bairros da cidade, trazendo o tema trânsito por meio de brincadeiras, teatro, palestras e oficinas. “´É uma manhã muito agradável. As crianças estão aprendendo a atravessar uma rua no semáforo, os sinais de trânsito, sobre o uso do capacete e do cinto de segurança, ou seja, elas saem daqui sabendo muita coisa sobre o trânsito e levam esses ensinamentos para os seus pais”, pontuou.

DSCN0730

O policial rodoviário federal, Jorge Madeira, informou que a PRF realizou aulas com auxílio de vídeo infantis dando noções o que pode fazer no trânsito e o que não pode. “Essas crianças no futuro terão a noção exata de trânsito e que venham se tornar condutores de veículos conscientes “, frisou.

DSCN0715

Segundo a comandante do Corpo de Bombeiros, capitã Ana Cleia, a expectativa é que essas ações venham colher frutos. “Tem a participação de crianças e isso é importante, mas o que a gente quer é que os adultos compreendam isso, que os adultos coloquem nas cabeças que isso daqui é para vida, é questão de segurança e de saúde. Os números de acidentes são alarmantes na cidade e queremos que as pessoas se respeitam no trânsito e andem com cuidado”, concluiu.

DSCN0708

DSCN0725

DSCN0732

15 de junho de 2016

SEMAM faz encaminhamento de pneus inservíveis de aterro

SEMAM faz novo encaminhamento de pneus inservíveis do Aterro Controlado às usinas de reciclagem

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, solicitou a retirada de pneus inservíveis do Aterro Controlado, localizado nas proximidades das BR´s 316 e 020. A ação faz parte de uma parceria da SEMAM com a Associação RECICLANIP que fora pactuada ainda em 2014 com o objetivo de dar destinação correta aos pneus que atualmente geram transtornos ao meio ambiente.

Essa etapa da execução do serviço aconteceu durante toda essa sexta-feira 10/06. Foram retirados aproximadamente 242 m² de pneus inservíveis do Aterro Controlado de Picos. Os pneus fazem parte dos chamados resíduos sólidos, que, além de causarem dano ao meio ambiente, ainda servem de criatório para o mosquito transmissor da dengue.

20160610_075917

Retirada dos pneus do Aterro Controlado. Foto: Ascom

Os pneus serão encaminhados a usinas de reciclagem, de asfalto e incineração dando assim uma destinação ambientalmente correta de acordo com a Lei nº 12.305/2010 da Politica Nacional de Resíduos Sólidos, Resolução CONAMA nº 416/2009 e o Decreto Municipal da Coleta Seletiva.

De acordo com Gláuber Silva a SEMAM vem há dois anos estimulando o reaproveitamento dos pneus por entender a sua capacidade de reutilização e os benefícios dessa ação ao meio ambiente. “Nós inclusive lançamos uma Resolução que disciplina o acondicionamento desses pneus na cidade. Essa é a quarta vez que nós trazemos a carreta da RECICLANIP a Picos e ao todo mais de 200 toneladas de pneus já foram encaminhadas para reciclagem”, acrescentou o secretário.

20160610_075928

Retirada dos pneus do Aterro Controlado. Foto: Ascom

A destinação adequada dos pneus é fundamental para o aumento da vida útil do Aterro Controlado de Picos, pois além do recolhimento destes resíduos promover a saúde pública, não permitindo o acúmulo de água e combatendo a proliferação do mosquito da dengue, também evita que estes materiais sejam levados para rios e córregos ou sejam queimados.

08 de junho de 2016

Picos sedia 2º Fórum Comunitário em busca do prêmio Selo UNICEF

Picos sedia 2º Fórum Comunitário em busca do prêmio Selo UNICEF

Na manhã desta terça-feira, 07/06, o município de Picos sediou um importante evento sobre a garantia dos direitos da criança e do adolescente: o 2° Fórum Comunitário Selo Unicef. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, e reuniu várias autoridades, como o prefeito de municipal, Padre Walmir, a secretária de governo, Maria Santana, o presidente da câmara de vereadores, Hugo Victor, e a articuladora do Selo Unicef em Picos, a Assistente Social, Maria Claudeia. O evento teve como objetivo reunir representantes dos diversos segmentos da comunidade que – juntamente com um mediador do Selo UNICEF avaliaram as ações realizadas no município para a garantia e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes da cidade.

alunos Escola Municipal Timóteo Borges de Aguiar (bairro Boa Vista)

alunos Escola Municipal Timóteo Borges de Aguiar (bairro Boa Vista)

Durante a ação foram apresentados e discutidos os resultados das ações de Saúde, da Assistência Social, Educação e cultura voltadas para as crianças e adolescentes. No encontro, a Articuladora Municipal, apresentou um breve histórico, explicando o surgimento do Selo, qual o valor representativo para cidade e também a forma de trabalho e as ações que estão sendo desenvolvidas. “Cada secretaria tem um papel fundamental nas ações desenvolvidas pras crianças e adolescentes, várias foram as ações informadas na plataforma, da secretaria de saúde foram selecionadas três ações: A semana do bebê; as ações de combate ao Aedes aegypti e as ações do Centro de Testagem e Aconselhamento”, disse a coordenadora de ações de saúde da criança e do adolescente de Picos, Sanya Elayne.

IMG_0082

O fórum contou com apresentações culturais protagonizadas pelos alunos Escola Municipal Timóteo Borges de Aguiar (bairro Boa Vista), vinculados a Secretaria Municipal de Educação. A coordenadora de ações de saúde da criança e do adolescente de Picos, Sanya Elayne, ressaltou que esta é uma etapa obrigatória para que o município possa ser certificado com o “Selo Unicef Município Aprovado”. “Hoje nós estamos recebendo o mediador do Selo Unicef,  Francisco José, que vai avaliou todas as ações que foram informadas na plataforma, envolvendo as quatro secretarias, então ele vai sair com o pontapé inicial da avaliação de Picos se estar apta ou não a receber a certificação do selo UNICEF, disse.

Stand da secretaria municipal de saúde.

Stand da secretaria municipal de saúde.

Estiveram presentes e debateram ideias durante o evento o secretário municipal de saúde, José Venâncio, a secretaria municipal de educação, Rosilene Monteiro, secretária de Trabalho e Assistência Social, Glória Saunders, secretário de Cultura, Leonardo Frota, a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Conceição Portela.

02 de junho de 2016

Casamento comunitário realiza o sonho de 70 casais em Picos

Casamento comunitário realiza o sonho de 70 casais em Picos

O sonho do matrimônio de vários picoenses foi concretizado na noite dessa terça-feira (31). Cerca de 70 casais oficializaram a união em uma cerimônia realizada no Estádio Municipal Helvídio Nunes.

Casamento comunitário - Foto: Romário Mendes

Casamento comunitário – Foto: Romário Mendes

O casamento comunitário foi realizado pelo juiz Expedito Costa Júnior e lideranças religiosas em uma cerimônia civil e religiosa ecumênica.

DSCN0411

Os casais foram abençoados pelo pastor Lindomar Borges e mãe de santo Jandira de Iemanjá. O prefeito Padre Walmir Lima também esteve presente no evento e abençoou os casais.

DSCN0418

O projeto foi uma realização da Prefeitura de Picos, através da Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual e da Procuradoria Geral do Município, em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí, por meio da Justiça Itinerante.

DSCN0401

A coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, Jovana Cardoso, lembrou que muitos casais vivem juntos há 20,30, 40 anos e agora concretizaram o sonho de casar. “Hoje foi um dia especial para esses casais que estão em um lugar bonito e bem decorado, patrocinado pela Prefeitura de Picos, propiciando para essas pessoas um dia feliz”, disse.

DSCN0426

O prefeito Padre Walmir afirmou que é uma felicidade estar realizando o sonho do casamento de muitos casais. “Hoje é um dia feliz para muitos casais picoenses e toda organização, ornamentação e suporte aos casais é a prefeitura que está propiciando esse momento”, frisou.

01 de junho de 2016

Salão do livro de 2016 homenageará a escritora Maria de Jesus Martins

Salão do livro de 2016 homenageará a escritora Maria de Jesus Martins

O Salão do Livro do Vale do Guaribas (Salivag) deste ano homenageará a escritora Maria de Jesus Martins pela atuação expressiva em relação à cultura do município de Picos. A poetisa deixou como legado três livros, que foram publicados recentemente.

IMG-20160527-WA0008 (640x360)

De acordo com a secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, o nome surgiu a partir de uma avaliação sobre a contribuição que deu à educação e à cultura. “Este ano, foi unânime a escolha de Maria Jesus Martins. É uma honra e um orgulho para nós homenagearmos, no 4º salão do livro, uma mulher, escritora, poetisa que deu grande contribuição para a cultura do Município”, destaca a secretária.

Para o irmão da homenageada, Adelmar Martins, a escolha da Prefeitura de Picos soa como reconhecimento. “Recebemos esse convite com muita alegria, pois nossa irmã ganhará homenagem nesse evento de grande importância. Estamos agradecidos e cientes de que essa homenagem é mais do que justa. Felicitamos afetivamente a administração por essa iniciativa”, enfatiza.

IMG-20160527-WA0011 (477x640)

Idealizado pelo então secretário de Educação Pe. Walmir Lima, o primeiro salão do livro homenageou o escritor Fontes Ibiapina, em 2013. Já no segundo ano, o tributo foi para o professor Ozildo Albano; enquanto no salão do ano passado foi ao professor José Bispo.

Pe. Walmir Lima, hoje prefeito de Picos, ressalta que a proposta do evento é valorizar as pessoas que contribuíram como o fomento da cultura picoense. “Nomes que apresentamos como riqueza da nossa história, do nosso município e, ao mesmo tempo, como incentivo a outros escritores e à cultura da cidade de Picos”, ressalta.

IMG-20160527-WA0006 (640x360)

O Salão do Livro do Vale do Guaribas é realizado anualmente em Picos, com feira de livros, palestras, apresentações culturais, Circo das Letras e exposições. O evento literário deste ano está previsto para acontecer no início do segundo semestre.

Salão do livro de 2016 homenageará a escritora Maria de Jesus Martins

Salão do livro de 2016 homenageará a escritora Maria de Jesus Martins

O Salão do Livro do Vale do Guaribas (Salivag) deste ano homenageará a escritora Maria de Jesus Martins pela atuação expressiva em relação à cultura do município de Picos. A poetisa deixou como legado três livros, que foram publicados recentemente.

IMG-20160527-WA0008 (640x360)

De acordo com a secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, o nome surgiu a partir de uma avaliação sobre a contribuição que deu à educação e à cultura. “Este ano, foi unânime a escolha de Maria Jesus Martins. É uma honra e um orgulho para nós homenagearmos, no 4º salão do livro, uma mulher, escritora, poetisa que deu grande contribuição para a cultura do Município”, destaca a secretária.

Para o irmão da homenageada, Adelmar Martins, a escolha da Prefeitura de Picos soa como reconhecimento. “Recebemos esse convite com muita alegria, pois nossa irmã ganhará homenagem nesse evento de grande importância. Estamos agradecidos e cientes de que essa homenagem é mais do que justa. Felicitamos afetivamente a administração por essa iniciativa”, enfatiza.

IMG-20160527-WA0011 (477x640)

Idealizado pelo então secretário de Educação Pe. Walmir Lima, o primeiro salão do livro homenageou o escritor Fontes Ibiapina, em 2013. Já no segundo ano, o tributo foi para o professor Ozildo Albano; enquanto no salão do ano passado foi ao professor José Bispo.

Pe. Walmir Lima, hoje prefeito de Picos, ressalta que a proposta do evento é valorizar as pessoas que contribuíram como o fomento da cultura picoense. “Nomes que apresentamos como riqueza da nossa história, do nosso município e, ao mesmo tempo, como incentivo a outros escritores e à cultura da cidade de Picos”, ressalta.

IMG-20160527-WA0006 (640x360)

O Salão do Livro do Vale do Guaribas é realizado anualmente em Picos, com feira de livros, palestras, apresentações culturais, Circo das Letras e exposições. O evento literário deste ano está previsto para acontecer no início do segundo semestre.

31 de maio de 2016

Avenida principal do povoado Torrões recebe nova camada de asfalto

Avenida principal do povoado Torrões recebe nova camada de asfalto

A avenida principal do povoado Torrões está sendo revitalizada com a aplicação de uma nova camada de asfalto.  A via está estava bastante deteriorada e praticamente intrafegável.

Asfaltamento na avenida principal do povoado Torrões -Foto: Romário Mendes

Asfaltamento na avenida principal do povoado Torrões -Foto: Romário Mendes

Há algum tempo convivendo com a lama e poeira no trecho,  os moradores comemoram a chegada do asfalto, que agora irá melhorar a circulação dos veículos e pedestres.

DSCN0306

A empresa Santa Inês é a responsável pela obra. Máquinas e caçambas estão sendo usadas para realizar o serviço.

DSCN0304

O prefeito Padre Walmir Lima esteve visitando a obra e destacou a importância do serviço. “Esse asfalto é muito bem-vindo aqui para os moradores dos Torrões, é uma obra de grande beneficio para comunidade uma vez que esse trecho já estava ruim”, pontuou.

DSCN0303

O povoado Torrões recebeu também, durante dois dias, o projeto “Bairro em Ação”. Os moradores da comunidade foram beneficiados com serviços de iluminação pública; limpeza; capinação; pintura no meio fio; orientação nutricional e jurídica; fonoaudiólogo; psicopedagogo; testagem rápida para o HIV; retirada da carteira do idoso, embelezamento, manicure e outros serviços.

A ação contemplou as áreas da Saúde, Educação, Direitos Humanos, Assistência Social e Esportes. Além de palestras, oficinas e apresentações culturais.

A programação do projeto encerrou neste sábado (28) com apresentações dos cantores Osvando Barros e Isaías dos Teclados.

25 de maio de 2016

Abertura da 2ª Expo Picos Ambiental reúne centenas de pessoas

Abertura da 2ª Expo Picos Ambiental reúne centenas de pessoas

A abertura oficial da 2ª Expo Picos Ambiental reuniu centenas de pessoas no Estádio Helvínio Nunes na noite dessa segunda-feira (23). O evento segue até quarta-feira (25) com a realização de palestras, exposição científica, concursos de fotografia e reportagem e apresentações culturais.

Abertura da 2ª Expo Picos Ambiental reúne centenas de pessoas - Foto: Romário Mendes

Abertura da 2ª Expo Picos Ambiental reúne centenas de pessoas – Foto: Romário Mendes

O evento faz parte das comemorações em alusão à Semana do Meio Ambiente 2016 e é uma iniciativa da Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O presidente da OAB de Picos, Franck Bezerra; o superintendente de Recursos Hidricos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado; Romildo Mafra; o diretor do IFPI de Picos, Elisberto Francisco Luz; representante do 3º BEC, tenente Breno Tawares e o ambientalista e presidente estadual da Rede Sustentabilidade, Dionísio Carvalho, estiveram presentes na solenidade de abertura. Além de estudantes, professores e autoridades do município e região.

DSCN0178

A palestra de abertura ficou por conta do secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima. Ele palestrou sobre o “Direito Ambiental: Origem, desafios e perspectivas”. Em seguida aconteceu o show da banda Paradoxos e depois o humorista Amaury Jucá animou o público com o show de humor.

DSCN0194

Para o prefeito Padre Walmir Lima, a realização da Expo Picos tem a proposta de conscientizar as pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente, principalmente com relação aos resíduos sólidos, queimadas e o desmatamento. “A nossa ideia é que esses eventos educativos levam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente”, pontuou.

DSCN0186

O secretário de Meio Ambiente, Glauber Silva, destacou o aumento do público na 2ª Expo Picos. “O número de inscritos para as palestras é quase o dobro do ano passado e isso nos empolga muito. Espero que esse evento seja concretizado no calendário de eventos da cidade”, frisou.

DSCN0180

A programação do evento prossegue nesta terça-feira (24) com Mesa Redonda: “Os desafios e perspectivas da gestão ambiental”, às 16h; Exposição Sustentável e Científica ma partir das 18h; Palestra sobre a Fauna, Flora e o tráfico de animais silvestres, às 19h e encerrando a segunda noite as apresentações culturais com Osvando Barros e a dupla Waldo e Felipe.

23 de maio de 2016

Cuidados com a Saúde tem sido tema de palestras nas escolas

Cuidados com a Saúde tem sido tema de palestras nas escolas de Picos

Dando Continuidade às ações da Fundação Delta do Parnaíba – FUNDELTA, através do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF 1B) e equipe de Saúde da Família da UBS Ipueiras II em Picos, os profissionais de saúde realizaram Palestras, debates, oficinas e dinâmicas sobre temas como DST´s, alimentação saudável, drogas e gravidez na adolescência foram realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela e na Escola Integral Marcos Parente.

Escola Integral Marcos Parente

Escola Integral Marcos Parente

Segundo a coordenadora do curso técnico de enfermagem do Petrônio Portela, Franciane Araújo, atividades dessa natureza tipo visam alertar os jovens sobre os cuidados que devem ter com a saúde. Durante a palestra foram repassadas orientações importantes acerca dos temas abordados e houve uma demonstração de como se utiliza corretamente os preservativos masculino e feminino.

Cerca de 180 alunos participaram das palestras

Cerca de 180 alunos participaram das palestras

“É de fundamental importância, uma vez que a adolescência é uma fase de descobertas, é uma fase de muitas dúvidas e toda informação ela é bem vinda, então é uma fase que se faz necessário essa passagem de informação de forma clara, objetiva e que prenda a atenção dos adolescentes e a participação da equipe de saúde foi de extrema relevância, uma vez que saúde e educação caminham juntas”, disse.

Fotos: Marcos Valerio

Fotos: Marcos Valerio

Para o aluno do curso técnico de enfermagem, Josafá Santos, o momento também foi importante para que os alunos vivenciassem de perto como realmente se trabalha na promoção da saúde e na prevenção de doenças junto às comunidades. “As palestras aqui proferidas pela os profissionais de saúde foram muito esclarecedora, muitos alunos tinham dúvidas sobre os assuntos aqui abordados e hoje foi o momento de estarmo aprendendo um pouco mais”, ressaltou.

As atividades que traz como tema “Ações de cuidados com a Saúde de Jovens e tem o apoio do Governo do Piauí, Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI e a Prefeitura municipal de Picos e da Secretaria Municipal de Saúde.

20 de maio de 2016

Novo equipamento ajudará no tratamento de pessoas com tuberculose

Novo equipamento ajudará no tratamento de pessoas com tuberculose

Mantido pela Prefeitura Municipal de Picos por meio da Secretaria da Saúde (SMS), o Programa Municipal de Controle da Tuberculose recebeu na manhã desta quinta – feira, 19/05, mais um equipamento que ajudará no controle e tratamento das pessoas com tuberculose. A estufa para cultura bacteriológica, modelo 502, foi doada pelo Ministério da Saúde em parceria com o LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí e já se encontra no Posto de Assistência Medica de Picos – PAM.

Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Layla Nascimento

Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Layla Nascimento

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Layla Nascimento, a aquisição desse equipamento para a realização do exame de CULTURA para microbactérias. “É de suma importância para o serviço, pois veio a somar no quadro de exames já realizados no PAM em busca do diagnóstico de casos suspeitos de tuberculose, bem como auxiliar no acompanhamento dos pacientes em tratamento, além de outras indicações pertinentes”, disse.

Fotos: Marcos Valerio

Fotos: Marcos Valerio

A secretaria Municipal de Saúde oferece tratamento gratuito para pacientes com sintomas da tuberculose, por meio de acompanhamento especializado e fornecimento de medicamentos. O período de tratamento varia de seis meses a um ano e garante a cura da doença se o paciente não abandonar a medicação e seguir as indicações médicas. A busca de casos de pessoas com sintomas da tuberculose, principalmente a tosse, é sempre através das 36 Unidades Básicas de Saúde da cidade ou mesmo na coordenação do programa, que estão aptas a atender a pessoa com suspeita da doença.

“Enfatizo que todas as pessoa que estiverem com tosse  por mais de 15 dias, febre, suor noturno, falta de apetite, cansaço, falta de ar e emagrecimento devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência ou o PAM. Tuberculose tem cura e o tratamento é Gratuito”

A TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa. Quando o doente tosse, fala ou espirra, ele espalha no ar gotas muito pequenas contendo o micróbio da tuberculose. A pessoa que respira este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão.

Os principais sintomas da tuberculose são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Entre os grupos mais vulneráveis estão portadores do vírus HIV, população carcerária, moradores de rua e dependentes químicos.

18 de maio de 2016

Estrada que liga Picos a Torrões recebe nova camada de asfalto

Estrada que liga Picos a Torrões recebe nova camada de asfalto

Há anos com o asfalto repleto de buracos e praticamente intrafegável, a estrada que liga Picos ao povoado Torrões está sendo revitalizada com a aplicação de um novo asfaltamento. O serviço irá beneficiar milhares de pessoas que trafegam pela rodovia estadual.

DSCN0004

A empresa Santa Inês é a responsável pela obra. Máquinas e caçambas estão sendo usadas para realizar o serviço. A nova camada de asfalto irá passar também pela avenida principal do bairro Aroeiras do Matadouro e pela comunidade Tapera até chegar no povoado Torrões.

Prefeito acompanhando obra de asfaltamento - Foto: Romário Mendes

Prefeito acompanhando obra de asfaltamento – Foto: Romário Mendes

O prefeito Padre Walmir Lima juntamente com o proprietário da empresa Santa Inês, Getúlio Carvalho, esteve vistoriando o serviço na tarde desta terça-feira (17). Segundo o gestor, a estrada tem uma utilidade muito grande para a região de Torrões. “Estamos recapeando o asfalto aqui nessa estrada onde diariamente passa muitas pessoas de várias comunidades e não poderíamos deixar esse trecho da forma que estava”, pontuou.

DSCN0012

Além do recapeamento até os Torrões, o serviço irá prosseguir com a colocação do asfalto até o povoado Cajazeiras dos Gonçalves, que é uma obra esperada há anos por toda população que reside naquela região.

DSCN0010

Segundo o Pe. Walmir, o serviço será iniciado nos próximos dias. “Após o sofrimento com a poeira e a lama, em tempos de chuva, todos os moradores daquela região podem comemorar a melhoria naquela estrada, que é a colocação do asfalto”, disse.