• Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner
Pedro II

SMS de Pedro II divulga calendário de atividades para 2019

Todos os meses serão realizadas campanhas preventivas nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município.

11/01/2019 17:48h - Atualizado em 11/01/2019 17:54h

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II já definiu o calendário com as principais ações previstas para este ano. Com o apoio da Coordenação de Atenção Básica em Saúde e setores da Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Sanitária, Controle de Endemias e Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, todos os meses serão realizadas campanhas preventivas, com ações voltadas principalmente para a população atendida nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município. “Sabemos que o atendimento nos postos de ESFs é a porta de entrada para o usuário do sistema de saúde pública. Por conta disso, estamos nos antecipando e planejando ações ainda mais abrangentes e resolutivas para todos os nossos 15 postos, existentes nas zonas rural e urbana de Pedro II. Estamos atendendo também a uma solicitação do prefeito Alvimar”, afirma a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão.

Ela ressalta que o calendário de atividades define apenas as principais campanhas de saúde do ano. “Além das campanhas temos uma série de ações realizadas nos postos de ESFs e no 100% SUS”, completa a secretária.

Neste mês, as campanhas têm como foco a saúde mental (Janeiro Branco) e o combate à hanseníase (Janeiro Roxo). Em fevereiro, as equipes vão reforçar o controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como o combate à dengue, através do Programa Saúde na Escola. Em março, é a vez de chamar a atenção para a tuberculose. Já em abril, os cuidados com a alimentação e o combate à hipertensão e diabetes vão ser os destaques das ações. No mês de maio acontece a campanha de multivacinação e em junho o município foca na Promoção da saúde ocular e auditiva e atualização da situação vacinal.

Em Julho prosseguem as ações, com atualização e importância da suplementação de ferro e vitamina A e controle e combate a leishmaniose (calazar). Agosto tem a Semana do Bebê , que trata, dentre outros temas, da importância da Amamentação e Prevenção e controle da obesidade (diabetes e hipertensão) e a importância da prática de atividade física. Setembro é o mês de combate e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Outubro é o mês de combate ao câncer de mama e de colo do útero.  A saúde do homem é o foco no Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata. Já em dezembro as ações são voltadas para o controle de HIV/Aids e outras ISTs.





Fotos: João Paulo Mourão

Fonte: SEMCOM

Por: Eudes Martins

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas