Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SMS de Pedro II divulga calendário de atividades para 2019

Todos os meses serão realizadas campanhas preventivas nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município.

11/01/2019 17:48

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II já definiu o calendário com as principais ações previstas para este ano. Com o apoio da Coordenação de Atenção Básica em Saúde e setores da Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Sanitária, Controle de Endemias e Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, todos os meses serão realizadas campanhas preventivas, com ações voltadas principalmente para a população atendida nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município. “Sabemos que o atendimento nos postos de ESFs é a porta de entrada para o usuário do sistema de saúde pública. Por conta disso, estamos nos antecipando e planejando ações ainda mais abrangentes e resolutivas para todos os nossos 15 postos, existentes nas zonas rural e urbana de Pedro II. Estamos atendendo também a uma solicitação do prefeito Alvimar”, afirma a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão.

Ela ressalta que o calendário de atividades define apenas as principais campanhas de saúde do ano. “Além das campanhas temos uma série de ações realizadas nos postos de ESFs e no 100% SUS”, completa a secretária.

Neste mês, as campanhas têm como foco a saúde mental (Janeiro Branco) e o combate à hanseníase (Janeiro Roxo). Em fevereiro, as equipes vão reforçar o controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como o combate à dengue, através do Programa Saúde na Escola. Em março, é a vez de chamar a atenção para a tuberculose. Já em abril, os cuidados com a alimentação e o combate à hipertensão e diabetes vão ser os destaques das ações. No mês de maio acontece a campanha de multivacinação e em junho o município foca na Promoção da saúde ocular e auditiva e atualização da situação vacinal.

Em Julho prosseguem as ações, com atualização e importância da suplementação de ferro e vitamina A e controle e combate a leishmaniose (calazar). Agosto tem a Semana do Bebê , que trata, dentre outros temas, da importância da Amamentação e Prevenção e controle da obesidade (diabetes e hipertensão) e a importância da prática de atividade física. Setembro é o mês de combate e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Outubro é o mês de combate ao câncer de mama e de colo do útero.  A saúde do homem é o foco no Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata. Já em dezembro as ações são voltadas para o controle de HIV/Aids e outras ISTs.





Fotos: João Paulo Mourão

Fonte: SEMCOM

Por: Eudes Martins
Mais sobre: